A “Trend do Carregador” tem ganhado destaque nas redes sociais, principalmente no TikTok. Os vídeos virais envolvem usuários mostrando seus carregadores de celular, em maioria de iPhones. No entanto, o que parecia inofensivo chamou a atenção de autoridades. Segundo eles, as publicações podem ser utilizadas por criminosos como um código para trocar imagens impróprias, gerando preocupação quanto a segurança online de crianças e adolescentes, e aumento nas buscas sobre o tema, que, na última semana, cresceu 1.850% no Google Trends. A seguir, saiba mais sobre a polêmica que viralizou na Internet.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/3/b/ydwiR9SiiESz3B8RNNSQ/design-sem-nome-15-.png)
O que é “Trend do Carregador”? Entenda a polêmica
A “Trend do Carregador” consiste em vídeos em que usuários exibem seus carregadores de celular, principalmente de iPhones. Embora pareça uma brincadeira qualquer, o conteúdo gerou preocupação após viralizar uma publicação da deputada estadual Delegada Sheila (PL-MG) no Instagram. Segundo ela, usuários estariam utilizando os vídeos como códigos para trocar imagens pornográficas. Com isso, criminosos poderiam se aproveitar para se aproximar de crianças e adolescentes.
“Aliciadores e pedófilos podem usar esse material para chantagear e ameaçar, exigindo que crianças e adolescentes produzam mais e mais conteúdo para comércio ou satisfação pessoal”, alertou a delegada, recomendando que pais de crianças e adolescentes fiquem atentos. Porém, esta não é a primeira vez que trends são usadas indevidamente. Diversos virais, como o da Baleia Azul, da camisinha e do desodorante, vitimaram jovens, exigindo maior vigilância dos responsáveis sobre as redes sociais dos jovens.
O vídeo causou curiosidade na Internet, com as buscas por “trend do carregador”, no Google Trends, aumentando em 1.850% nas últimas semanas. Vale ressaltar que, embora os primeiros conteúdos tenham sido publicados em 2024, as pesquisas sobre o tema aumentaram após a denúncia de Sheila.
No TikTok, há a possibilidade de ativar o controle parental, que permite regular atividades de jovens no aplicativo, assim como em outras redes sociais. Além disso, é fundamental denunciar qualquer suspeita de exploração infantil. Plataformas famosas costumam reforçar suas diretrizes de segurança para evitar que conteúdos que parecem inofensivos sejam usados de forma ilícita.
Outra forma de proteção é orientar os menores sobre os riscos da Internet e a importância de não interagir com desconhecidos ou compartilhar informações pessoais. Os responsáveis podem acompanhar o uso das redes sociais e incentivar o diálogo sobre segurança digital. É ideal, também, manter os aplicativos sempre atualizados, pois plataformas costumam implementar novos recursos para a proteção dos usuários.
Veja também: Robô cirurgião' opera cérebro de criança em procedimento inédito; entenda
'Robô cirurgião' opera cérebro de criança em procedimento inédito; entenda #viral
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro