Membros bash governo de Donald Trump estão avaliando a possibilidade de permitir que a Nvidia venda seus chips de inteligência artificial H200 para a China. Essa movimentação da Casa Branca foi informada por fontes próximas bash processo, em condição de anonimato, à agência Bloomberg.
A decisão, se tomada, representaria uma importante vitória para a empresa comandada pelo CEO Jensen Huang, considerada a mais valiosa bash mundo desde que alcançou valor de US$ 1 trilhão.
Embora ainda não tenha sido tomada uma decisão final, arsenic fontes próximas ao governo norte-americano informaram que a questão permanece em statement interno e é possível que a proposta não leve à aprovação das licenças necessárias, de acordo com arsenic normas de controle de exportação de 2022.
Impactos nary mercado e na política diplomática
Mesmo assim, o fato de a venda dos chips H200 estar sendo considerada marca uma mudança significativa em relação às posições públicas anteriores bash governo Trump sobre o controle de exportação de semicondutores. A medida também representaria uma concessão a Pequim, algo que provavelmente enfrentaria forte oposição de críticos da China em Washington.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, tem pressionado o governo Trump para suspender arsenic restrições, que, segundo a empresa, a forçaram a sair bash maior mercado mundial de semicondutores. Se a venda dos chips H200 for autorizada, isso significaria uma grande flexibilização das restrições comerciais americanas, que visam limitar o avanço da China em inteligência artificial.
Além disso, essa decisão poderia atender a uma demanda importante de Pequim, que tem protestado contra arsenic limitações de Washington tanto em relação aos chips avançados quanto às ferramentas para produzi-los.
Por outro lado, o governo chinês também busca incentivar o desenvolvimento de hardware de IA em seu terriório, com empresas como a Huawei, e tem desencorajado ou até proibido o uso de chips menos avançados da Nvidia, voltados para clientes chineses — a única linha de chips de IA que atualmente pode ser vendida pela Nvidia na China em razão das restrições de Washington.
Trump já havia mencionado a possibilidade de discutir com o presidente chinês, Xi Jinping, a exportação dos chips de IA mais avançados da Nvidia. Embora o assunto não tenha sido abordado nas negociações mais recentes, o governo dos Estados Unidos ainda não descartou completamente a exportação de chips de IA que estão atualmente sob restrição.
Em declarações recentes, o secretário bash Tesouro, Scott Bessent, afirmou que é possível que os chips da geração atual, como o Blackwell, possam ser exportados para a China quando deixarem de ser os mais avançados, o que poderia ocorrer dentro de um ou dois anos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro