1 semana atrás 1

Trump diz que vai anunciar hoje novo presidente do banco central dos EUA

Ontem mais cedo Trump criticou a política monetária de Powell. Presidente disse que o Fed deveria "reduzir substancialmente" as taxas de juros. O mandato de Jerome Powell à frente do Fed termina em maio.

O Fed votou por 10 a 2 para manter inalterada a taxa de juros de empréstimos. "Jerome 'Tarde Demais' Powell voltou a se recusar a cortar as taxas de juros, apesar de não ter absolutamente nenhuma razão para mantê-las tão altas", escreveu o presidente americano em sua plataforma Truth Social. Ele chamou Powell de "idiota" e acrescentou: "O Federal Reserve deveria reduzir substancialmente as taxas de juros, AGORA!".

O Fed manteve o patamar de juros decidido na última reunião do ano passado. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), formado por integrantes do Fed, anunciou a manutenção da taxa de referência de juros da economia americana na faixa entre 3,5% e 3,75% ao ano.

A decisão se deve ao custo de vida, que ainda preocupa. "A inflação permanece um pouco elevada", escreve o comitê. Os preços subiram 0,3% em dezembro do ano passado em relação a novembro, encerrando o ano em 2,6%, acima dos 2% perseguido pelo Fed.

Em apoio aos seus objetivos, o Comitê decidiu manter a meta para a taxa de juros dos fundos federais entre 3,5% e 3,75% ao ano.
Fomc, em comunicado

O Fed disse ainda que a atividade econômica tem se expandido em um ritmo "sólido". Se o Fomc cortasse a taxa, a atividade econômica poderia se intensificar, aumentando ainda mais a inflação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro