O Uber, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), possui recursos de segurança para proteger os usuários de situações perigosas durante as viagens. É possível adicionar, por exemplo, o código de verificação para saber se o carro que o espera é realmente aquele solicitado. Além disso, é possível gravar o áudio da corrida para comprovar uma situação desagradável no percurso. Pensando nisso, o TechTudo reuniu em uma lista quatro recursos de segurança do app que você deve usar agora. Confira, a seguir
Uber possui recursos como código de verificação e compartlhamento de viagem — Foto: Reprodução/Unsplash/Paul Hanaoka O "U-Código" é útil para confirmar a identidade do motorista e do passageiro, para além da identificação da placa do carro e do nome do parceiro. A ferramenta gera um código aleatório, exibido na interface do app e confirmado, posteriormente, antes da viagem ser iniciada. Para habilitar a senha, basta acessar a Central de Segurança do aplicativo. Depois, selecione "Conta", "Configurações e, por fim, "Verifique sua viagem".
Após a ativação do código, você deverá informar os números da tela aos motoristas do aplicativo — Foto: Reprodução/Mariana Tralback 2. Compartilhamento de viagem
O “U-Acompanha” possibilita que passageiros e motoristas compartilhem a localização do carro em tempo real com familiares e amigos. A ação garante ainda mais proteção, ao permitir saber a posição exata do veículo e a chegada no destino confirmado. Para isso, é necessário realizar o cadastro prévio de contatos de confiança, que automaticamente são notificados sobre viagens do usuário. Vale mencionar que a ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada com o escudo azul sobre o mapa da viagem.
Uber oferece recurso de compartilhamento de viagem para que usuários mantenham pessoas próximas alertas sobre deslocamento — Foto: Divulgação/Uber A ferramenta de gravação de áudio é estratégica para situações desagradáveis durante uma viagem no aplicativo. Disponível tanto para motoristas como usuários, o “U-Áudio” permite reportar o conteúdo ao suporte do app. A gravação criptografada só pode ser acessada pela plataforma e deve ser enviada junto a um relatório com informações do ocorrido. O arquivo permanece salvo no próprio dispositivo do passageiro, sem que ninguém, incluindo o próprio usuário, possa acessá-lo. Para gravar, basta acessar a funcionalidade "Recursos de Segurança" que aparece abaixo do mapa da viagem.
Ferramenta de gravação de áudio no app Uber registra situações desconfortáveis em corridas — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 4. Ligação automática para a polícia
Usuários ainda podem ter acesso a uma ligação automática para a polícia durante uma viagem com a Uber através do “U-Help”. A ferramenta deve ser utilizada em emergências nas quais a segurança do usuário pode estar em risco e pode ser acessada direto na Central de Segurança do app. Ao acionar o recurso por ligação, o usuário estará entrando em contato com o serviço oficial 190, que recebe sua localização em tempo real e informações da corrida. Vale mencionar que esses dados também são compartilhados com a polícia de forma automática.
Polícia pode ser acionada em corridas com a Uber para situações perigosas — Foto: Divulgação/Pexels Veja também: Carro com drone embutido faz sucesso na CES 2025: veja vídeo
Carro com drone embutido faz sucesso na CES 2025: veja vídeo

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
9

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro