10 meses atrás 26

Uber se junta à 99, ignora prefeitura e lança mototáxi em São Paulo

Decisão para lançamento tem relação com decisão na Justiça a favor da 99. A Uber cita uma decisão de ontem (21) que nega "liminar do município solicitando a suspensão do serviço". Além disso, é citado que o serviço de transporte de pessoas por moto está presente em diversas cidades pelo país.

Viagens de motocicleta são até 40% mais baratas comparadas com o carro. Para pedir um Uber Moto, basta solicitar pelo aplicativo. Nos testes da reportagem, ainda não apareceu a opção, apesar de a empresa citar que já está operante.

O processo é parecido com o de chamar um carro por aplicativo. A diferença é que o motociclista carrega um capacete para emprestar para o garupa (ou o garupa pode usar o próprio capacete, caso tenha).

Categoria de transporte de passageiros por moto é alvo de disputa. De um lado, a Prefeitura tem um decreto que proíbe a modalidade. Na época, a administração argumentou que poderia causar um colapso nos hospitais da cidade devido ao alto número de acidentes com motociclistas. Por outro lado, tem as plataformas alegando que há uma legislação federal que permite o funcionamento da modalidade — esse regramento, inclusive, é o que possibilita tanto 99 como Uber atuarem em centenas de cidades Brasil à fora.

Mototáxi x transporte por moto via aplicativo

Ainda que no fim sejam modalidades parecidas, são coisas distintas. Mototáxi é literalmente uma versão de táxi em moto e é regulado por lei municipal. Então, veículos podem ter placa vermelha, devem seguir uma série de itens de segurança e os condutores são submetidos a treinamentos e podem ter ponto fixo para apanhar passageiros.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro