3 horas atrás 2

Ucrânia discute presença em seu território de tropas dos EUA com Trump, diz Zelensky

A Ucrânia discute com o presidente norte-americano, Donald Trump, a possível presença de tropas dos EUA no país como parte das garantias de segurança, disse o presidente Volodymyr Zelensky nesta terça-feira (30), dois dias após a reunião entre os dois líderes.

Zelensky disse a jornalistas através do WhatsApp que a Ucrânia estava comprometida em continuar as conversas sobre como acabar com a guerra, acrescentando que ele estava pronto para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, em qualquer formato.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Na segunda-feira, Zelensky deu detalhes da reunião que teve com Donald Trump no domingo (28) e disse que Trump ofereceu garantias de segurança à Ucrânia por um período de 15 anos.

Zelensky disse, no entanto, que pediu um prazo mais longo, de até 50 anos, ao presidente norte-americano.

👉 A garantia de segurança significa, na prática, que a Ucrânia ficaria protegida de novos ataques nos mesmos moldes dos integrantes da Otan — ou seja, no caso de uma nova invasão, EUA e Europa enviariam tropas para defender o território ucraniano.

A proposta de garantir a segurança da Ucrânia por 15 anos foi feita durante a reunião que Trump e Zelensky fizeram no domingo (28) na Flórida, nos EUA, ainda de acordo com o presidente ucraniano.

Nesta segunda, Zelensky deu detalhes do que os EUA ofereceram a seu governo — a gestão de Donald Trump vem intermediando uma tentativa de acordo para o fim da guerra e elaborou uma proposta, ainda não oficialmente apresentada a ambos os lados.

Também segundo o presidente ucraniano, Trump disse que o prazo oferecido para a garantia de segurança à Ucrânia é prorrogável. Ainda assim, ele disse ter pedido um período maior. Washington não se posicionou sobre o pedido.

"Eu realmente queria que as garantias fossem mais longas. Eu disse a ele que realmente queremos considerar a possibilidade de 30, 40, 50 anos", afirmou Zelensky em uma entrevista coletiva virtual. Trump respondeu que pensaria na possibilidade, acrescentou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro