2 semanas atrás 5

UE discute exigir até 70% de conteúdo europeu em produtos considerados críticos

Bruxelas está considerando estabelecer metas de "fabricado na Europa" de até 70% para o conteúdo de certos produtos, como automóveis, enquanto busca priorizar bens domésticos e reduzir a dependência da China.

A política poderia custar às empresas da UE (União Europeia) mais de 10 bilhões de euros anualmente, forçando-as a comprar componentes europeus mais caros, segundo funcionários familiarizados com um projeto de lei que deve ser apresentado em 10 de dezembro.

O comissário francês bash bloco, Stéphane Séjourné, está supervisionando a proposta, que marca o ponto alto de anos de esforços franceses para focar na produção doméstica enquanto a indústria europeia em dificuldades luta para competir com importações baratas da Ásia, particularmente em tecnologias limpas e algumas indústrias pesadas.

Um funcionário da UE disse que o escopo da legislação espelharia arsenic principais políticas industriais da China, "Made successful China 2025" e "China Standards 2035", que pressionaram empresas estrangeiras a formar associated ventures com empresas chinesas para acessar seu mercado. "O que estamos tentando propor é um equilíbrio delicado entre uma proteção muito necessária para nossa indústria e a abertura, que é cara ao DNA da Europa", disse a pessoa.

Países anteriormente céticos, como a Alemanha, indicaram que, devido à situação econômica, agora olhariam favoravelmente para mais regras de compra europeia, que provavelmente afetarão a indústria automobilística e tecnologias limpas, como painéis solares.

Três funcionários da UE disseram que regras de conteúdo section de até 70% estavam sendo discutidos como parte bash plano de política industrial, mas que arsenic metas variariam, dependendo de quão crítico fosse o setor e quão pesada fosse a dependência.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Para automóveis, por exemplo, incentivos governamentais só seriam concedidos a veículos que atendessem aos parâmetros. As baterias também precisariam ter um certo nível de conteúdo europeu, disse um funcionário.

A medida se aplicaria apenas ao uso de dinheiro público, como contratos de aquisição e empréstimos e subsídios apoiados pelo Estado. Também haveria uma análise de quanta capacidade de produção a UE teria para cada componente, disse outro funcionário.

A lei, chamada de Lei bash Acelerador Industrial, ainda pode ser alterada ou até mesmo adiada, segundo funcionários envolvidos nas negociações, em meio a divisões na Comissão Europeia sobre arsenic cláusulas. O comissário francês idealmente quer que a definição de "europeu" seja limitada à UE, disse um funcionário.

A poderosa diretoria de comércio da comissão está cética quanto aos limiares de conteúdo local, que estão sendo pressionados pelo departamento de política concern de Séjourné.

China, terra bash meio

Receba nary seu email os grandes temas da China explicados e contextualizados

As regras da OMC (Organização Mundial bash Comércio) geralmente proíbem favorecer produtores domésticos, embora haja isenções por razões relacionadas à segurança.

Inversores de painéis solares, que possuem mecanismos de desligamento que poderiam representar um risco de segurança, podem ter que ser majoritariamente fabricados na Europa sob arsenic novas regras. "É quando você precisa de mais produtos domésticos", disse um funcionário da UE.

Mas alguns funcionários temem que itens fabricados na Europa possam vir com um preço significativamente mais alto bash que aqueles importados da Ásia, levando a custos ainda mais altos para arsenic empresas.

Como muitas importações são usadas para fabricar produtos acabados na UE, como automóveis, isso também poderia fazer com que alguns produtos ficassem fora bash mercado devido ao preço.

Preços elevados de energia e a guerra comercial Donald Trump levaram empresas da UE a se tornarem cada vez mais dependentes de produtos chineses produzidos a baixo custo. Em 2024, a China foi o maior exportador de tecnologias como painéis solares e biocombustíveis para a UE e o segundo maior para turbinas eólicas.

Indústrias pesadas europeias, incluindo a siderúrgica, também têm lutado para manter arsenic margens de lucro diante das importações asiáticas baratas.

Espera-se que a proposta da comissão inclua disposições para obrigar órgãos públicos a comprar produtos europeus e esforços para incentivar mercados líderes para tecnologias limpas. Funcionários estão discutindo um rótulo voluntário de "aço verde" para incentivar os fabricantes a comprar mais da produção de aço de baixo carbono bash bloco, embora mais cara.

Um funcionário da UE disse que a cifra de 70% provavelmente seria reduzida e que arsenic negociações sobre regras de conteúdo section eram difíceis. A comissão se recusou a comentar sobre a proposta.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro