10 meses atrás 18

Usa Android? 7 dicas para manter o celular funcionando como se fosse novo

Celulares Android podem perder desempenho ao longo do tempo, seja por acúmulo de arquivos pesados no armazenamento do smartphone, ou até mesmo por uso prolongado. No entanto, algumas práticas de manutenção ajudam a manter o telefone como se fosse novo por mais tempo. Entre as ações recomendadas, está a reinicialização do dispositivo semanalmente e o teste de diagnóstico, que ajuda a verificar possíveis falhas no aparelho. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito dicas para manter o celular Android funcionando como se fosse novo. Confira, a seguir.

 Reprodução/Mariana Saguias Algumas dicas podem manter o Android funcionando como se fosse novo; confira — Foto: Reprodução/Mariana Saguias

1. Reinicie o telefone regularmente

Reiniciar o telefone semanalmente é uma das melhores formas de otimizar o desempenho do aparelho. Isso ocorre pelo fato do celular, quando ligado por um longo período, acumular processos em segundo plano que podem causar lentidão, superaquecimento e falhas recorrentes. Desse modo, usuários devem desligar o dispositivo recorrentemente para as funcionalidades serem ligadas novamente do zero, conservando o smartphone por mais tempo.

É possível ainda ativar a função de reinicialização automática em celulares Samsung. Para isso, acesse as "Configurações", toque em "Assistência do aparelho", depois em "Otimização automática" e, por fim, em "Reinício automático". Ative o recurso e defina um horário para a reinicialização.

 Reprodução/Diego Cataldo Ative o reinício automático do celular Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. Exclua arquivos e aplicativos inúteis

Outra dica importante é remover arquivos e aplicativos que não são mais utilizados. Mídias pesadas e aplicativos sem uso ocupam espaço desnecessário e comprometem o desempenho do telefone. Para evitar a sobrecarga no sistema, faça a remoção desse tipo de item a cada dois meses. Apague fotos e vídeos dispensáveis ​​e transfira os arquivos importantes para um backup na nuvem. Além disso, desinstale apps sem utilidade.

3. Realize testes de diagnóstico no Android

Executar o teste de diagnóstico do telefone pode fornecer informações valiosas sobre o funcionamento do dispositivo. A ferramenta gera um relatório detalhado com os resultados dos testes bem-sucedidos, indica possíveis problemas e informa se algum teste foi ignorado. Para manter o aparelho em boas condições, o recomendado é realizar o procedimento a cada três meses. Para isso, acesse "Configurações", toque em "Assistência do aparelho", role a tela até encontrar a seção "Diagnóstico" e selecione "Diagnóstico do telefone". Siga as instruções na tela para concluir o processo.

 Reprodução/Diego Cataldo Execute o diagnóstico do telefone para receber informações sobre o funcionamento — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Faça backup regularmente

Realizar backups regularmente é fundamental para manter o celular Android funcionando como se fosse novo. Além de preservar arquivos importantes na nuvem, a ação libera espaço de armazenamento e ajuda a evitar travamentos e lentidão. É possível ainda configurar o envio automático de arquivos para a nuvem do Google Drive. Para isso, vá às configurações do Android. Depois, entre em "Cópia de segurança" e ative a opção "Fazer backup no Google Drive".

5. Limpe o cache de aplicativos

Alguns aplicativos acumulam dados para otimizar o desempenho dos programas. No entanto, com o tempo, essas informações, chamadas de cache, podem resultar no oposto da ideia original, afinal, quanto mais cheio estiver o armazenamento, mais lento será o desempenho do aparelho. Portanto, limpar esse tipo de informação pode recuperar um espaço valioso no armazenamento do telefone, além de corrigir falhas e otimizar o tempo de carregamento de apps. Para isso, vá em "Configurações" e depois em "Aplicativos". Selecione o app desejado, role até a opção "Armazenamento" e, na tela seguinte, toque em "Limpar cache".

 Reprodução/Diego Cataldo Limpe o cache dos apps para liberar espaço de armazenamento — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

6. Mantenha o Android atualizado

Manter o Android atualizado é fundamental para corrigir bugs e garantir o download de recursos que otimizam o desempenho do telefone. Por isso, sempre que o sistema informar que há atualizações para serem feitas, faça-as. Para atualizar o Android, acesse as configurações do celular, deslize a tela até o fim e toque em “Sobre o telefone”. Por fim, clique em “Atualizações do sistema”. Caso haja algum update pendente, basta aceitar o download e seguir as etapas descritas na tela para instalar a atualização.

 Reprodução/Helito Bijora Acesse as configurações do Android para encontrar updates do sistema pendentes — Foto: Reprodução/Helito Bijora

7. Verifique as permissões dos aplicativos

Alguns apps solicitam permissões para acessar recursos do smartphone. No entanto, esse tipo de ação pode afetar o desempenho do aparelho. Um aplicativo que exige acesso constante à localização, por exemplo, pode drenar a bateria ao funcionar em segundo plano enquanto coleta dados de geolocalização. Desse modo, o ideal é revisar essas permissões a cada dois meses, para garantir que nada tenha passado despercebido. Para isso, acesse "Configurações", vá em "Aplicativos", selecione o app e toque em "Permissões".

 Reprodução/Diego Cataldo Revogue permissões que atrapalham o funcionamento do celular — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro