10 meses atrás 22

Usa iPhone? 5 hábitos que você deve abandonar para usar melhor o celular

Alguns hábitos podem prejudicar o iPhone (iOS) sem que o usuário se dê conta. Ações como deixar de atualizar o sistema operacional e não otimizar o armazenamento do celular, por exemplo, estão entre os comportamentos que atrapalham o desempenho do produto e até deixá-lo mais suscetível a malwares. Já práticas como manter a tela inicial do iPhone cheia e não alterar os aplicativos padrões do iOS podem atrapalhar o uso do dispositivo, dificultando a navegação. Pensando nisso, o TechTudo montou uma lista com cinco hábitos que você deve abandonar hoje para usar melhor o seu celular da Apple. Confira, a seguir.

 Mariana Saguias/TechTudo Ações rotineiras podem prejudicar o seu iPhone; confira quais devem ser evitadas — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. Ignorar atualizações do iOS

As atualizações do iOS podem ocupar espaço de armazenamento, mas são importantes para manter o bom funcionamento do dispositivo. O update, normalmente, corrige possíveis erros, travamentos e vulnerabilidades de segurança detectados pela empresa ao longo do período de testes. Desse modo, ao manter uma versão antiga do sistema no smartphone, criminosos podem explorar as vulnerabilidades com mais facilidade para invadir o dispositivo.

Portanto, verifique sempre se há alguma nova versão disponível para download. Para isso, acesse os "Ajustes". Em seguida, vá até "Geral" e clique em "Atualização de Software". Por fim, aguarde para o sistema informar se há uma atualização pendente ou não.

 Reprodução/Gisele Souza É importante não ignorar atualizações disponíveis no iOS — Foto: Reprodução/Gisele Souza

2. Não otimizar o armazenamento de fotos

Outro recurso que deve não deve ser esquecido é o “Otimizar armazenamento do iPhone”. O serviço é pago, e está incluso na assinatura do iCloud+, com valores a partir de R$ 4,90. Com ele, é possível diminuir o espaço usado na memória do dispositivo pelo aplicativo Fotos, por exemplo, ajudando a manter o smartphone com um melhor desempenho. Desse modo, a função substitui arquivos grandes por mídias de tamanho menor, com menor qualidade. No entanto, a versão original é armazenada no próprio iCloud com na melhor propriedade possível. Assim, usuários não precisam decidir qual grupo de imagens devem apagar para poder garantir o funcionamento devido do aparelho.

 Reprodução/Gisele Souza Otimização do armazenamento de fotos do iPhone pelo app Ajustes — Foto: Reprodução/Gisele Souza

3. Prejudicar o carregamento do iPhone

Usar o iPhone quando a carga estiver abaixo de 20%, ou esperar descarregar completamente para só então conectá-lo a fonte de energia estão entre os comportamentos que estragam a bateria do dispositivo. Pensando nisso, a Apple disponibiliza, desde o iOS 13, o carregamento otimizado, recurso que ajuda a aumentar a vida útil da bateria do celular.

A vida útil das baterias de íon de lítio está diretamente ligada à sua idade química. No entanto, o desgaste pode ser acelerado com hábitos ruins de carregamento. A frequência com que o celular permanece com 100% de carga é um deles, o que ocorre principalmente em momentos em que se deixa o aparelho carregando durante o sono. Desse modo, o carregamento otimizado atua na identificação do hábito de sono do usuário e deixa para alcançar 100% da carga quando a pessoa está perto de despertar. Assim, o aparelho carrega até 80% e somente completa o valor restante próximo ao horário em que começará a ser usado.

 Reprodução/Gisele Souza Ativação do recurso de carregamento otimizado no iPhone evita problemas com a bateria — Foto: Reprodução/Gisele Souza

4. Lotar a tela inicial do iPhone com apps

O iPhone tem uma configuração de fábrica que adiciona aplicativos instalados diretamente na tela inicial do celular. A longo prazo, esse hábito pode ocasionar numa desorganização do sistema, e até dificultar na localização de apps essenciais. Assim, usuários podem desabilitar a função, ao ir aos Ajustes do iPhone e clicar em Tela de Início e Biblioteca de Apps. Em seguida, opte pela opção “Somente biblioteca de aplicativos” em “Tela inicial”.

 Reprodução/Gisele Souza Remoção de apps da tela inicial do iPhone melhora a experiência de uso — Foto: Reprodução/Gisele Souza

5. Não ajustar os aplicativos padrões do iPhone

Ao clicar em um link no iPhone, o iOS encaminha o usuário diretamente para o Safari, aplicativo padrão do sistema, já ao abrir um mapa, o sistema direciona automaticamente para o Mapas, da Apple. No entanto, existem aplicativos concorrentes preferidos por boa parte dos usuários, como o Google Chrome e o Google Maps, para essas funções. Para facilitar a navegação, é possível configurar o iPhone para abri-los de forma automática quando necessário. Para isso, vá aos "Ajustes" e role a tela até encontrar a aba de "Apps". Em seguida, clique em "Apps Padrão" e altere as configurações.

 Reprodução/Gisele Souza Troca de aplicativos padrão no iPhone pode melhorar a navegabilidade do usuário — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Veja também: Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis

Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis

Novidade no iPhone! Testamos função da Apple Intelligence que cria emojis

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro