9 meses atrás 13

Usa iPhone antigo? Veja 7 dicas que vão fazer ele parecer novo

Usuários de iPhone antigos podem melhorar o desempenho do celular com ajustes de armazenamento e processamento que tornam o aparelho mais rápido. Com o tempo, a falta de updates e o hardware menos potente podem tornar esses smartphones lentos e menos eficientes. Pensando nisso, o TechTudo reuniu funcionalidades que você precisar ativar hoje para melhorar a performance do telefone, como remover apps não atualizados, limpar dados do Safari e liberar o armazenamento movendo conteúdos para o iCloud. Confira, a seguir

Usa iPhone antigo? Veja 7 dicas que vão fazer ele parecer novo — Foto: Reprodução/Unsplash Usa iPhone antigo? Veja 7 dicas que vão fazer ele parecer novo — Foto: Reprodução/Unsplash

1. Remover apps e widgets não utilizados

Uma das primeiras ações para deixar o iPhone com aparência e desempenho de novo é remover aplicativos e widgets desnecessários. Mesmo que, em algum momento, esses aplicativos e atalhos tenham sido úteis, com o tempo eles se tornam um peso para o sistema, já que ocupam espaço no armazenamento, executam processos em segundo plano e diminuem o desempenho do celular. Por isso, vale dedicar um tempo para organizar seu dispositivo e remover o que não é mais essencial. Para isso, acesse "Ajustes", vá em "Geral" e selecione "Armazenamento do iPhone". A partir disso, identifique os aplicativos que não usa e desinstale-os.

 Reprodução/Diego Cataldo Remova app desnecessários — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Os dispositivos iPhone, por padrão, possuem um espaço de armazenamento limitado, sem opção de expansão com cartão de memória. Com o tempo, o acúmulo de arquivos pode comprometer o desempenho do aparelho. Para evitar esse problema, transfira seus arquivos para o iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Além de liberar espaço no celular, essa alternativa permite que você apague conteúdos do aparelho sem realmente perdê-los, já que estarão armazenados no iCloud.

Outra dica é habilitar o recurso Otimizar Armazenamento, que mentem versões menores dos conteúdos enquanto armazena arquivos de resolução máxima na nuvem. Para isso, entre em ajustes, toque no seu nome e depois em iCloud. Feito isso, selecione "fotos", "sincronizar em iPhone" e, por fim, "Otimizar no iPhone".

 Reprodução/Diego Cataldo Libere espaço no iPhone enviando dados para o iCloud — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Limpar dados do Safari

Limpar os dados do Safari também é uma dica valiosa para melhorar o desempenho do iPhone. O acúmulo de cache e cookies pode tornar o navegador mais lento e até dificultar a abertura de sites. Por isso, sempre que possível, é recomendado fazer uma limpeza no histórico de navegação. Para isso, vá até "Ajustes", selecione "Safari" e toque em "Limpar Histórico". Além de melhorar a velocidade do navegador, essa ação também ajuda a liberar espaço no armazenamento do dispositivo.

 Reprodução/Diego Cataldo Limpe o histórico de navegação do Safari — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Desabilitar animações e efeitos visuais

Aliviar a carga no processador do smartphone ao desabilitar animações e efeitos visuais pode melhorar o desempenho do aparelho. Embora deixe o celular menos atraente visualmente, executar essa ação fará com que os aplicativos abram e fechem mais rápido. Para isso, vá à seção "Acessibilidade" em "Ajustes". Depois, mova o botão para direita para habilitar a redução de movimento e transparência. Da mesma forma, habilite o recurso "Reduzir Transparência" em Tamanho de Tela e do Texto.

 Reprodução/Diego Cataldo Reduza movimentos e efeitos desnecessários — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

5. Desativar downloads automáticos de aplicativos

Baixar e atualizar aplicativos automaticamente pode ser conveniente, já que o sistema realiza todo o processo por você. No entanto, essa função consome bastante bateria e desempenho, pois as atualizações ocorrem em segundo plano. Para evitar que o iPhone fique sobrecarregado e mantenha um melhor desempenho, desative os downloads automáticos de apps. Para isso, vá em "Ajustes", acesse "App Store" e desabilite a opção "Downloads Automáticos".

 Reprodução/Diego Cataldo Desative a opção de downloads automáticos de apps — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

6. Desabilitar atualização em segundo plano

A atualização de aplicativos em segundo plano pode parecer útil à primeira vista, mas pode comprometer o desempenho do iPhone, especialmente em modelos antigos, tornando-o mais lento. Para melhorar a performance, desative essa função acessando "Ajustes", e depois "Geral". Em seguida, toque em "Atualização de Aplicativos em 2º Plano" e desative os apps que não precisam desse upgrade constante.

 Reprodução/Diego Cataldo Faça o mesmo com apps em segundo plano — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

7. Desativar o Modo Pouca Energia

O Modo Pouca Energia é útil para prolongar a bateria em momentos de necessidade, mas pode deixar o iPhone mais lento. Portanto, desativar esse recurso pode ajudar o aparelho a funcionar de forma mais fluida. Para isso, vá em "Ajustes", acesse "Bateria" e desative a opção "Modo de Baixo Consumo" ou "Modo Pouca Energia".

 Reprodução/Diego Cataldo Desative o modo de baixo consumo da bateria — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple

Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple

Como resetar um iPhone? Apague TUDO de qualquer celular Apple

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro