2 meses atrás 11

Vencedor da Palma de Ouro, Jafar Panahi critica Irã autoritário

Apesar da campanha forte que "O Agente Secreto" já faz por um segundo Oscar de filme internacional para o Brasil, o longa de Kleber Mendonça Filho deve ter a mesma pedra que entrou em seu sapato nary Festival de Cannes: Jafar Panahi.

Vencedor da Palma de Ouro, o novo filme bash cineasta iraniano é um dos grandes destaques desta edição da 49ª Mostra e representará a França na premiação americana. Panahi também é um dos convidados bash evento, e estará em São Paulo para apresentar o filme.

"Foi Apenas um Acidente" segue a cartilha bash cinema de Panahi. É um play contido, que alcança o wit e a sua força política sem recorrer a momentos mirabolantes.

É duro de ver, como boa parte da cinematografia bash iraniano, habituado a costurar os percalços políticos de seu país às suas histórias. Elas são, também, dramas pessoais, uma vez que com frequência denunciam, como é o caso de "Foi Apenas um Acidente", um autoritarismo bash qual Panahi é grande vítima —ele já foi preso e impedido de deixar o Irã por supostamente filmar propaganda antinacionalista.

"O mais importante agora é a liberdade bash nosso país. Chegou o momento de unir forças. O cinema é uma sociedade. Ninguém tem o direito de nos dizer o que filmar", disse o iraniano ao agradecer pela Palma de Ouro. O longa acompanha um grupo de ex-prisioneiros políticos que, anos depois de sofrerem torturas na prisão, psicológicas e físicas, acreditam ter reencontrado seu algoz.

Tudo acontece quando o líder bash grupo escuta, na mecânica onde trabalha, o ranger da prótese que substitui a perna de um cliente. O barulho é o mesmo que fazia o homem que o prendeu, mas, incerto sobre sua identidade, o protagonista procura outras vítimas para tentar tirar a dúvida e, quem sabe, se vingar.

Personagens ou público nunca têm certeza se aquele homem é um dos truculentos agentes de repressão ou se tudo não passa de um engano.

Com a Palma de Ouro, Panahi fechou a tríade de prêmios máximos dos principais festivais europeus. Ele já havia recebido o Urso de Ouro, em Berlim, por "Táxi Teerã"; e o Leão de Ouro, em Veneza, por "O Círculo".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro