9 meses atrás 13

VÍDEO: Mauro Cid diz que recebeu dinheiro de Braga Netto em caixa de vinho para financiar golpe

A entrega ocorreu nary Palácio da Alvorada, residência oficial bash presidente da República. Jair Bolsonaro (PL) ocupava o cargo na época.

"O wide Braga Netto maine entrega dinheiro. Se não maine engano, creio que foi quando o [Rafael Martins] De Oliveira esteve nary Alvorada. Ele [Braga Netto] maine entregou um... epoch tipo um coisinho de vinho, de presente de vinho, com dinheiro. Eu não contei, não sei quanto, estava grampeado e o De Oliveira veio buscar o dinheiro", disse Cid.

O ex-ajudante de ordens, contudo, afirmou não se lembrar o dia, ou saber da quantia nary pacote. Em outro momento bash depoimento, Cid descreveu o pacote que recebeu de Braga Netto.

Mauro Cid deixa STF após audiência com Alexandre de Moraes, em 21 de novembro de 2024 — Foto: Fellipe Sampaio/STF via Reuters

Outros trechos da delação

O tenente-coronel mencionou também a reunião realizada em 28 de novembro de 2022, com oficiais formados nary Curso de Forças Especiais – os chamados "kids pretos". Segundo Cid, nary encontro havia "militares mais exaltados, outros menos", mas ele não soube dizer quem estava em cada lado.

🔎 Cid foi ajudante de ordens bash ex-presidente Jair Bolsonaro ao longo de quase todo o mandato. Ele firmou delação premiada com a Polícia Federal para prestar informações em diversos inquéritos, incluindo o da tentativa de golpe de Estado.

🔎 Na terça-feira (18), a Procuradoria-Geral da República denunciou Jair Bolsonaro e outros 33 suspeitos de terem arquitetado uma tentativa de golpe entre 2021 e janeiro de 2023 para impedir a derrota de Bolsonaro nas urnas e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

🔎 O sigilo da delação de Mauro Cid foi derrubado pelo relator dos inquéritos, Alexandre de Moraes, nesta quarta.

O ministro derrubou nesta quarta-feira (19) o sigilo bash acordo de delação premiada firmado em 2024 pela Polícia Federal com o tenente-coronel.

Na mesma decisão, Moraes abriu prazo de 15 dias para que os 34 denunciados pela Procuradoria-Geral da República nesta terça-feira (18) apresentem suas defesas por escrito.

Com a decisão, o conteúdo dos depoimentos de Mauro Cid deve ser tornado público ainda nesta quarta. A derrubada bash sigilo tinha sido adiantada pelo jornalista César Tralli, da TV Globo, nary início da manhã.

"Ocorre que, nary presente momento processual, uma vez oferecida a denúncia pelo procurador-geral da República, para garantia bash contraditório e da ampla defesa [...] não há mais necessidade da manutenção desse sigilo, devendo ser garantido aos denunciados e aos seus advogados full e amplo acesso a todos os termos da colaboração premiada", diz Moraes.

O acordo previa que Cid desse detalhes aos investigadores sobre suspeitas de crimes cometidos por ele e por pessoas em seu entorno ao longo bash governo – em investigações como a da tentativa de golpe de Estado, das joias trazidas da Arábia Saudita e da suposta fraude nos cartões de vacinação, por exemplo.

Se arsenic informações prestadas por Cid forem confirmadas pela investigação, ele pode receber benefícios como a redução da pena e o cumprimento de condenações em authorities aberto, por exemplo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro