10 meses atrás 15

Vilões de Casa: 7 eletrodomésticos que dão muito defeito e doem no bolso

Defeitos nos aparelhos de casa é uma das maiores dores de cabeça que podem surgir no orçamento. E pensando em quem quer mobiliar ou reformular algum espaço da casa, esse processo sempre envolve uma tarefa fundamental: investir em eletrodomésticos. Seja a escolha entre uma geladeira mais barata ou mais robusta, um fogão que dê conta da demanda rotineira, ou uma máquina de lavar que seja eficiente para evitar problemas com as roupas. Entretanto, simplistas em funcionalidade ou não, certos aparelhos podem sair mais caros do que o esperado.

Com intuito de auxiliar na compra acertada daquele eletrodoméstico tão sonhado, o TechTudo levantou uma lista com sete aparelhos que podem apresentar problemas para além da comodidade que provém ao dia a dia e dos seus valores no mercado. Entre trocas de placas que custam o valor do equipamento inteiro, como são os casos de algumas geladeiras, até manchas escuras em bocas de cooktop, confira quais são os produtos que devem ser adquiridos com a devida cautela.

 Reprodução/Pexels Saiba quais são as falhas mais comuns desses setes eletrodomésticos e como se precaver contra possíveis inconvenientes — Foto: Foto: Reprodução/Pexels

Eletrodomésticos: quais mais param de funcionar?

Alguns aparelhos podem apresentar várias falhas ao longo do tempo por diferentes razões. No índice abaixo, veja quais são eles e as principais causas de dor de cabeça e gastos extras:

  1. Geladeira
  2. Fogões e cooktops
  3. Máquina de lavar
  4. Micro-ondas
  5. Ar-condicionado
  6. Televisão
  7. Aspirador de pó

A funcionalidade principal de uma geladeira é que o aparelho consiga refrigerar alimentos e mantê-los numa temperatura adequada. Mas o que fazer quando o eletrodoméstico não dá conta do recado? Em muitos casos, quando há falha no resfriamento, o defeito está associado à placa de potência. Responsável pelo gerenciamento da temperatura, além da função freezer, a dica para mantê-la sempre em plena função está nos cuidados. Evite locais úmidos que facilitam a corrosão e também invista em disjuntores para prevenir danos causados por sobretensão e sobrecorrente.

Notou que houve degelo completo de certos alimentos? Pode ser sinal de vazamento de gás no gabinete, componente associado ao freezer da geladeira. Nestes casos, é recomendável entrar em contato com o fabricante para sanar o inconveniente. Embora a fuga seja imperceptível, para este tipo de defeito o prazo de garantia se enquadra em 12 meses, a partir da emissão da nota fiscal.

 Reprodução/Brastemp Defeitos na geladeira podem afetar todos os alimentos e a rotina da casa — Foto: Foto: Reprodução/Brastemp

Barulhos indesejados e regulares também fazem parte das queixas de clientes. Nem sempre é o caso de acionar a assistência técnica, uma vez que no próprio manual de instruções do fabricante consta a informação que diferenças de temperatura entre o refrigerador e o ambiente externo podem causar sons estranhos. Agora, se persistir, vale acionar a autorizada da marca para diagnóstico.

Entre os defeitos de fogões, problemas com gás são os mais comuns. Por isso, a vedação é um fator crucial que deve ser levado em consideração na hora de escolher um fogão ou cooktop. Em casos específicos, mesmo com as bocas desligadas existe a possibilidade de ocorrer o vazamento, o que pode ocasionar em problemas de saúde. A intoxicação, mesmo que leve, pode provocar falta de ar, sonolência e até vômitos. Em todo caso, é recomendado se atentar aos ruídos e ao cheiro proveniente da substância, geralmente um odor sulfuroso. Se for o caso, é aconselhado contatar à assistência técnica para o conserto do eletrodoméstico.

A mesa de vidro ou piso do cooktop é outro componente que ocasionalmente apresenta defeito, seja por trincas internas provenientes da fabricação ou pelo rompimento da base por completo. Segundo os fabricantes, que não descartam a possibilidade deste tipo de incidente, as causas podem ter relação com o uso inadequado de panelas maiores que as recomendadas, ou por impactos em excesso na superfície. Caso o problema ocorra, a garantia segue no mesmo padrão informado no parágrafo acima.

 Reprodução/Electrolux Impactos em excesso na mesa de vidro e panelas acima do tamanho especificado podem ocasionar dano no eletrodoméstico — Foto: Foto: Reprodução/Electrolux

Curto circuito também é um defeito que ocorre ocasionalmente em cooktops. Além do cheiro de queimado, é frequente a aparição de manchas escuras pelo queimador e, em casos extremos, o disjuntor pode desarmar constantemente. Se o aparelho estiver conectado em uma única tomada com demais outros componentes, vale conectá-lo sozinho e ver se o inconveniente ainda persiste. Se sim, contate uma assistência técnica autorizada para demais soluções e ajuda especializada.

Imagina colocar algumas roupas na máquina de lavar e, durante o processo, o cesto soltar? Essa é uma falha comum de muitos eletrodomésticos do gênero. Entretanto, para evitar problemas similares, o segredo está mais no bom senso na hora de utilizar a máquina, e não exatamente em algum tipo de defeito. O que sustenta a peça são as molas e, com sobrecarga de roupas, esse volume pode acarretar em barulhos excessivos. Em situações intensas e, principalmente com má distribuição de itens, é possível acontecer o deslocamento do cesto.

O posicionamento da mangueira da máquina de lavar é outro problema, que nesse caso pode gerar vazamento de água se não posicionado corretamente, mesmo com a marcação para inserção da componente presente no modelo. Fora a metragem referente ao comprimento e altura da mangueira, presentes no manual, muitos usuários reclamam da aparição de poças de água sujas após realizarem uma lavagem na máquina. A solução é colocá-la na altura recomendada, entre 60 e 90cm do chão, pelo menos, e em um tanque que suporte o volume de água depositado.

 Reprodução/LG Excesso de produtos como amaciante podem deixar resíduos e até mesmo gerar manchas nas roupas — Foto: Foto: Reprodução/LG

Manchas em camisetas e tapetes após a lavagem também podem ser frequentes. Para escapar desse tipo de situação, existem algumas alternativas que podem ser levadas em consideração, e sem envolver nenhum tipo de ajuda técnica. Diminuir a quantidade de roupas é uma delas, já que são poucos itens para utilização do amaciante ou sabão em pó e ambos, em excesso, formam impureza no tecido. A instalação de um filtro de água, na área externa, é recomendada para reter impurezas e gerar mais contato entre a água e elementos filtrantes.

O aquecimento e o descongelamento são funções presentes em qualquer micro-ondas. Porém, impeditivos como painel sem funcionamento são constantes nesses eletrodomésticos. Em casos assim, é indicado contatar à assistência técnica para diagnóstico e análise. Entretanto, boa parte das situações envolvem a troca de placa do display. Se estiver dentro do prazo de um ano, entra como garantia e não causa nenhum tipo de encargo ao cliente.

O botão iniciar e cancelar também figura com frequência na lista de defeitos encontrados em micro-ondas, sempre atribuído a algum tipo de falha no comando da membrana. Responsável por enviar à placa o comando de acionamento das duas funções, o fabricante alerta que pressão excessiva na região pode afetar o funcionamento. Portanto, recomenda-se o manuseio moderado do aparelho.

 Reprodução/LG Pintura do acabamento externo com avaria e soltando após determinado tempo de uso são queixas padrões nos microondas — Foto: Foto: Reprodução/LG

Certos modelos de micro-ondas são afetados por mau acabamento na pintura. Há queixas de que a tinta se descola com facilidade e em excesso, principalmente depois de um ano de uso, o que pode comprometer o alimento esquentado. Condensação em volta de copos e canecas que estão no interior do aparelho são esperados, mas não provocam o descascamento. Entretanto, vale se atentar à umidade do ambiente interno e a região que o micro-ondas está depositado. Em excesso, pode, sim, corroer a pintura e partes metálicas do aparelho.

A função principal do ar condicionado é controlar a temperatura e também refrigerar ambientes fechados, mas podem ocorrer certas falhas no resfriamento. Os vilões podem ser não só o filtro sujo, mas também o evaporador obstruído ou até mesmo vazamento de gás. A primeira saída para driblar o inconveniente é manter a manutenção do aparelho em dia, checando e higienizando peças como filtros de ar, bandeja e umidificadores, em prol da performance completa do dispositivo.

Os ruídos excessivos, como zumbidos ou chiados, são outras reclamações contínuas de clientes insatisfeitos com o seu aparelho. No mais, podem ser indício de ventilador interno defeituoso, desgaste nos rolamentos e acúmulo de poeira. Nessas situações, apenas a manutenção semestral ou anual do eletrodoméstico, a depender do uso, não é o ideal para resolver o inconveniente. Por isso, é recomendado entrar em contato com a assistência autorizada da marca.

 Reprodução/Samsung Efetuar a manutenção semestral ou anual do aparelho é recomendado para mantê-lo higienizado e evita má ventilação — Foto: Foto: Reprodução/Samsung

Nos televisores, a tela preta ou imagem distorcida podem ser indicativos que algo não vai bem na placa de vídeo. Esse problema pode surgir com pequenas falhas, que tomam o visor pouco a pouco, sem gerar tanta preocupação no início e, de repente, estão ali para ficar. Quando for o caso, teste outros dispositivos de mídia conectados à TV via HDMI, como um aparelho de DVD ou videogame. Se persistir, tente também com um cabo de força diferente. Em modelos mais recentes, a causa pode estar atrelada à placa de vídeo, que a garantia cobre dentro do período de um ano da compra.

Quando é o áudio que apresenta falhas, vale checar todas as alternativas possíveis, como fios ou conectores de áudio mal encaixados, se existe algum sistema de som externo com problema, e se o cabo HDMI está danificado ou não. Se tudo isso estiver certo, tente reconfigurar os tipos de áudio presentes no software da televisão ou resete-os para a versão padrão. Em último caso, cogite entrar em contato com alguma autorizada para analisar a integridade dos alto-falantes.

 Reprodução/Samsung Pixel com falha, manchas no display e áudio distorcido são falhas comuns em televisões — Foto: Foto: Reprodução/Samsung

Manchas repentinas e pixels estourados, que não progridem para o restante do display, são preocupantes também. Tente não pressioná-las, já que o contato pode prejudicar ainda mais a tela e a possível garantia. Sua causa está associada ao calor excessivo de algum componente interno e também à falha de fabricação, mediante aos reparos técnicos de uma autorizada da marca.

Antes de investir em um aspirador de pó, preste atenção se o eletrodoméstico possui bateria recarregável e, se sim, as especificações técnicas quanto a capacidade de recarregamento. Problemas relacionados à retenção da carga são comuns e demoram mais de um ano para apresentar os primeiros sinais de defeito. Para manter uma vida útil do aparelho, sempre dê a carga completa e evite tirar da tomada antes disso.

Modelos verticais e vendidos como dois em um, para uso de mão e convencional, também devem ser adquiridos com cuidado. Reclamações de acabamento frágil e falta de pressão na hora de montá-lo para uso, dificultando o manuseio, são comuns e mais frequentes do que se espera. Antes de mais nada, avalie as opiniões de clientes que possuem determinado modelo antes mesmo de realizar a compra. Ou então, dentro de um prazo de um ano de garantia, não se atenha apenas a um método de funcionamento. Desta forma, se algum problema aparecer logo cedo, já é possível entrar em contato com uma assistência técnica para o reparo.

 Reprodução/Electrolux Vida útil da bateria são coisas que devem ser consideradas na hora da compra de um aspirador de pó — Foto: Foto: Reprodução/Electrolux

🎥 Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro