A air fryer pode parecer inofensiva à primeira vista, mas seu uso inadequado pode trazer riscos muito sérios. Queimaduras, contaminação cruzada e até incêndios estão entre os perigos que o eletrodoméstico pode oferecer, exigindo atenção redobrada na hora de preparar qualquer prato. Pensando nisso, o TechTudo listou as sete principais ameaças ao usar uma fritadeira de ar e como evitá-las, garantindo a sua segurança e a da sua família. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Cuidado! A Air Fryer também pode apresentar riscos. Saiba como evitar acidentes e usar seu eletrodoméstico de forma segura — Foto: Reprodução/Freepick - imagem gerada por IA Como usar Air Fryer? Veja principais riscos
- Queimaduras na pele
- Choque elétrico
- Danos a superfícies
- Incêndios e explosões
- Fumaça tóxica
- Contaminação cruzada
- Perigo de quedas
A air fryer alcança altas temperaturas, geralmente superiores a 200°C, o que pode causar queimaduras graves se não for manuseada com cuidado. O contato direto com o cesto, as laterais quentes ou o vapor liberado ao abrir o aparelho pode resultar em lesões sérias na pele. Inclusive, essas queimaduras são especialmente perigosas para crianças ou pessoas que não estão familiarizadas com o equipamento.
Para não se preocupar com isso, é importante adotar algumas medidas de proteção. Assim, use luvas térmicas para manusear o cesto e espere alguns minutos antes de tocar em qualquer parte do aparelho após o uso. Além disso, posicione a air fryer fora do alcance de crianças e evite abri-la de maneira abrupta, prevenindo a exposição ao vapor quente. Com cuidado, é possível minimizar os riscos e aproveitar os benefícios desse eletrodoméstico.
Utilizar luvas térmicas e os utensílios corretos para manusear o cesto da air fryer pode reduzir o risco de acidentes — Foto: Reprodução/Freepik A air fryer, como qualquer aparelho que utiliza eletricidade, apresenta o risco de choques elétricos se não for utilizada do jeito certo. Um dos principais fatores de risco é o uso da fritadeira em áreas úmidas ou em contato com líquidos, que podem causar curtos-circuitos e até mesmo descargas perigosas. Além disso, cabos danificados ou tomadas inadequadas são pontos de atenção que podem aumentar o perigo.
Para garantir a segurança, é preciso inspecionar regularmente o cabo e a tomada da air fryer, certificando-se de que não há fios expostos ou outros danos. Além disso, evite conectar o aparelho a extensões sobrecarregadas e jamais manuseie a fritadeira com as mãos molhadas. Outra recomendação importante é posicionar o eletrodoméstico longe de pias ou fontes de água, reduzindo o risco de acidentes.
A manutenção preventiva, como verificar cabos e conectores, deve ser feita regularmente, — Foto: Letícia Rosa/TechTudo A base da air fryer pode atingir temperaturas extremamente altas durante o funcionamento, o que representa um risco significativo para superfícies sensíveis, como bancadas de madeira, móveis laminados ou até pedras com revestimentos delicados. O contato direto pode causar marcas permanentes, deformações ou queimaduras nessas superfícies, comprometendo sua aparência e funcionalidade.
Assim, use suportes térmicos resistentes ao calor, como bases de silicone ou metal, sob a air fryer. Além disso, posicione o aparelho em uma área bem ventilada, garantindo que o calor gerado possa ser dissipado de forma segura.
Utilize suportes térmicos resistentes ao calor para apoiar sua air fryer — Foto: Reprodução/Freepik Embora sejam eventos raros, incêndios e explosões podem ocorrer quando a air fryer é utilizada da maneira errada. Resíduos de gordura ou pedaços de alimentos acumulados no interior do aparelho podem superaquecer e inflamar, especialmente em altas temperaturas. Ainda, o uso de óleos em excesso ou a presença de materiais inflamáveis próximos ao aparelho aumentam ainda mais os riscos.
Logo, é muito importante manter o aparelho limpo, removendo restos de comida e gorduras após cada uso. Para mais, não deixe o equipamento funcionando sem supervisão e certifique-se de que está posicionado longe de cortinas, toalhas ou outros itens inflamáveis. Seguir as recomendações do fabricante quanto ao uso adequado também é importante para prevenir situações perigosas.
Resíduos de gordura ou pedaços de alimentos acumulados no interior do aparelho podem superaquecer e inflamar — Foto: Reprodução/Freepik A operação da air fryer em altas temperaturas pode, em algumas situações, gerar fumaça tóxica. Isso acontece, por exemplo, quando alimentos extremamente gordurosos queimam ou quando utensílios de plástico não resistentes ao calor são colocados no interior do aparelho. Além de prejudicar a qualidade do ar, essa fumaça pode causar irritação nos olhos, garganta e vias respiratórias.
Para minimizar esse risco, evite cozinhar alimentos muito gordurosos em temperaturas altas e use apenas acessórios e recipientes compatíveis com a air fryer. Caso perceba fumaça ou odores fortes durante o uso, desligue o aparelho imediatamente e ventile bem o ambiente. Assim, você protege sua saúde e impede danos ao equipamento.
A falta de higienização adequada após cada uso da air fryer pode levar à contaminação cruzada, um problema que ocorre quando bactérias de alimentos crus, como carnes, entram em contato com outros alimentos. Essa negligência pode resultar em intoxicações alimentares graves, colocando em risco a saúde de toda a família.
Não limpar o cesto corretamente após o uso pode causar contaminação cruzada — Foto: Reprodução/WEB Por isso, limpe cuidadosamente o cesto e os demais componentes da fritadeira com água morna e sabão após cada uso. Dê atenção especial a resíduos de alimentos grudados, que podem ser um foco de proliferação bacteriana. Além disso, não reutilize utensílios sem higienizá-los previamente, garantindo uma preparação segura dos alimentos.
Por ser um aparelho relativamente pesado, a air fryer pode representar um risco de quedas quando posicionada de forma inadequada. Superfícies instáveis ou muito próximas às bordas de bancadas podem facilitar tombamentos, especialmente se o equipamento estiver em funcionamento ou com alimentos quentes, aumentando as chances de queimaduras ou danos ao aparelho.
Nesse sentido, sempre posicione a fritadeira de ar em uma superfície plana, estável e com espaço suficiente ao seu redor. Certifique-se de que o local escolhido suporta o peso do aparelho, evite movimentá-lo durante o uso e sempre confira se a alça de suporte do cesto está bem firme. Por fim, manter a área de preparo organizada e segura é muito importante para prevenir quedas e outros incidentes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
19
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/f/gfaVLRQD6lUE3m2Kwuew/1ece32964be68fdaa1bdd12c4f41e55f3a68ff6b66860be05af47d4b53449efb.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/C/B/NrCVoHRL2LwYwSaNclBw/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/2/1/0v9FzuQWKVE0aT0lDAIg/mega-sena.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro