3 dias atrás 5

10 animações com sequências tão boas quanto a primeira

Algumas animações conseguem repetir o próprio impacto e entregar continuações tão marcantes quanto o filme original. Disponíveis em plataformas como Netflix, Telecine e HBO Max, esses títulos provam que uma boa sequência pode ampliar o universo, aprofundar personagens e emocionar o público com a mesma força do início. Seja por trazer histórias mais complexas e emocionantes, ou por brincar com novos traços do universo que foi construído, algumas animações mostram que parar no primeiro filme pode ser um erro.

Da expansão épica de Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014) ao humor afiado de Shrek 2 (2004), passando pela força emocional de se despedir dos seus brinquedos em Toy Story 3 (2010) e pela inovação visual de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023), o TechTudo reuniu uma lista com 10 produções que elevaram o nível do gênero. Sejam produções antigas ou recentes, esses títulos mostram que algumas franquias evoluem com qualidade equivalente, ou até superior, ao filme original.

 Reprodução/IMDb Shrek lida com desaprovação dos sogros em Shrek 2 — Foto: Reprodução/IMDb

A seguir, você verá a sinopse, elenco e repercussão das seguintes produções:

  1. Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014): Soluço encara nova ameaça enquanto descobre segredos da própria família. Animação, Aventura
  2. Shrek 2 (2004): Shrek e Fiona visitam os sogros e enfrentam a Fada Madrinha. Animação, Comédia
  3. Toy Story 3 (2010):Brinquedos lidam com a partida de Andy e o futuro incerto no berçário. Animação, Aventura
  4. Carros 3 (2017): Relâmpago McQueen tenta provar que ainda pode competir entre os mais novos. Animação, Aventura
  5. Homem-aranha Através do Aranhaverso (2023): Miles enfrenta novos universos e conflitos com outros Aranhas. Animação, Super-herói
  6. Divertida Mente 2 (2024): Riley lida com emoções inéditas enquanto cresce e enfrenta mudanças. Animação, Comédia
  7. Os Incríveis 2 (2018): Helena assume liderança enquanto Roberto cuida da casa e do Zezé. Animação, Ação
  8. Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022): Gato busca restaurar suas vidas ao encarar a própria mortalidade. Animação, Aventura
  9. Kung Fu Panda 2 (2011): Po descobre suas origens enquanto enfrenta vilão que ameaça a China. Animação, Ação
  10. Meu Malvado Favorito 2 (2013): Gru entra para a Liga Antivilões e encara novo inimigo misterioso. Animação, Comédia

1. Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014)

O longa escrito e dirigido por Dean DeBlois (Robô Selvagem) adapta a obra literária de Cressida Cowell. A sequência continua a história iniciada no primeiro filme ao mostrar Soluço (Jay Baruchel) cinco anos após unir humanos e dragões na ilha de Berk. A nova aventura apresenta a descoberta de uma caverna secreta repleta de criaturas selvagens e revela Valka (Cate Blanchett), mãe do protagonista, que vive isolada e dedica a vida à proteção dos animais e que, até então, era dada como morta por um dragão. O reencontro, no entanto, é interrompido pela chegada de Drago Sanguebravo (Djimon Hounsou), que deseja controlar todos os dragões através da força.

Estrelado por Jay Baruchel (Ela É Demais pra Mim), Cate Blanchett (Oito Mulheres e Um Segredo), Djimon Hounsou (Diamante de Sangue), Gerard Butler (300), America Ferrera (Barbie), Jonah Hill (Anjos da Lei), Christopher Mintz-Plasse (Superbad - É Hoje), T.J. Miller (Deadpool) e Kit Harington (Game Of Thrones), o longa conseguiu ampliar a franquia e entregar uma trama densa que agradou público e crítica. Enquanto o filme de 2010 soma 99% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 8,1 no IMDb, o segundo filme mantém a alta nota com 92% de aprovação e nota 7,8. O longa está disponível na Telecine.

 Reprodução/DreamWorks Como Treinar o Seu Dragão 2 foi nomeado para a categoria de Melhor Filme de Animação na cerimônia do Oscar 2015 — Foto: Reprodução/DreamWorks

Dirigido por Andrew Adamson (As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), Kelly Asbury (Spirit: O Corcel Indomável) e Conrad Vernon (A Família Addams), o longa acompanha Shrek (Mike Myers) e Fiona (Cameron Diaz) após o casamento, quando viajam para o reino de Tão Tão Distante a pedido dos pais da princesa. O casal enfrenta tensão familiar porque os reis não sabem que Fiona permanece ogra e acreditam que ela teria se casado com o Príncipe Encantado (Rupert Everett), filho da vilanesca Fada Madrinha (Jennifer Saunders). Para se encaixar neste novo mundo e nos padrões esperados pelo rei, Shrek vai atrás de ajuda para achar um jeito de dar a Fiona o “felizes para sempre” como humana.

 Reprodução/DreamWorks Shrek 2 foi indicado para os prêmios de Melhor Animação e Melhor Canção Original (com "Accidentally in Love") no Oscar 2005 — Foto: Reprodução/DreamWorks

Dirigido por Lee Unkrich (Viva - A Vida é uma Festa), o longa acompanha Woody (Tom Hanks), Buzz (Tim Allen) e os demais brinquedos quando Andy (John Morris) completa 17 anos e se prepara para ir à faculdade. A mudança fará com que o decida levar o cowboy como lembrança para a nova fase e, os demais brinquedos são levados para uma creche como doação por engano. Entretanto, o local revela ser um espaço hostil, marcado por brincadeiras destrutivas e pela liderança autoritária de Lotso (Ned Beatty). Woody tenta resgatar os amigos e articula um plano de fuga para que possam voltar para a casa de Andy em segurança.

 Reprodução/IMDb Toy Story 3 (2010) finaliza a história dos brinquedos com Andy — Foto: Reprodução/IMDb

Dirigido por Brian Fee (Motori Ruggenti), o longa acompanha Relâmpago McQueen (Owen Wilson) quando o veterano das pistas enfrenta a ascensão de uma nova geração de competidores mais velozes e tecnológicos, liderada por Jackson Storm (Armie Hammer). Após um acidente, McQueen inicia um processo de reinvenção com o apoio da treinadora Cruz Ramirez (Cristela Alonzo), que tem uma visão inovadora sobre preparo e estratégia, mas que não tem a experiência real das corridas. Entretanto, ele tem apenas uma chance para que não seja obrigado a se aposentar.

Escrito por Brian Fee, Ben Queen (Powerless) e Eyal Podell (Um Amor Que Acaba em Pizza), o longa tinha a tarefa de trazer a franquia de volta a temática de corrida após o fracasso de Carros 2 (2011), que colocou Mate como protagonista e envolvido em um esquema de espionagem. O filme conta com Owen Wilson (Marley & Eu), Cristela Alonzo (Ginny & Georgia), Chris Cooper (Os Muppets), Nathan Fillion (The Rookie), Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome) e Tony Shalhoub (Maravilhosa Sra. Maisel) no elenco. Com nota 6,7 no IMDb e 70% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção está disponível para os assinantes da Disney+.

 IMDb O trailer de Carros 3 (2017) chocou ao mostrar Relampago McQueen capotando durante uma corrida — Foto: IMDb

5. Homem-aranha Através do Aranhaverso (2023)

O longa dirigido por Joaquim Dos Santos (DC Showcase: Espectro), Kemp Powers (Soul) e Justin K. Thompson (Tá Chovendo Hambúrguer) é a continuação da produção vencedora do Oscar lançada em 2018 e acompanha Miles Morales (Shameik Moore) em uma nova missão pelo multiverso. Após um conflito com o vilão Mancha (Jason Schwartzman), Miles acaba se juntando a um time formado por pessoas-aranhas incluindo Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) e Peter B. Parker (Jake Johnson). Entretanto, o grupo discorda sobre a estratégia ideal para conter o novo vilão, o que coloca Miles em conflito direto com os demais Aranhas. Miles percebe que precisa seguir caminho próprio para proteger quem ama e para entender o verdadeiro significado de ser Homem-Aranha.

Escrito Phil Lord (A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas), Christopher Miller (Uma Aventura LEGO) e Dave Callaham (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), o filme conta com um elenco estrelado por Shameik Moore (Um Deslize Perigoso), Jason Schwartzman (Viagem a Darjeeling), Hailee Steinfeld (Dickinson), Jake Johnson (New Girl), Oscar Isaac (Duna), Daniel Kaluuya (Corra!), Karan Soni (Noivo à Indiana), Andy Samberg (Palm Springs), Jack Quaid (The Boys) e Mahershala Ali (Green Book: O Guia). Com diferentes estilos de animação e traços, o filme termina com nota 8,5 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, deixando o final aberto para uma continuação. Ele está disponível na Amazon Prime Video.

 Reprodução/IMDb Homem-Aranha no Aranhaverso ganhou uma sequência, chamada Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, que estreou nos cinemas em abril de 2023 — Foto: Reprodução/IMDb

6. Divertida Mente 2 (2024)

O longa dirigido por Kelsey Mann (O Bom Dinossauro) volta a mente de Riley (Kensington Tallman), agora com 13 anos e em plena pré-adolescência. A produção apresenta novas emoções que surgem na mente da personagem, como Ansiedade (Maya Hawke), Inveja (Ayo Edebiri), Tédio (Adèle Exarchopoulos) e Vergonha (Paul Walter Hauser). Diante de novas mudanças na rotina da jovem, com a saída das amigas da escola e a possibilidade de entrar para o time de hóquei, a Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Medo (Tony Hale), Raiva (Lewis Black) e Nojinho (Liza Lapira) são encapsuladas e perdem o controle de Riley, que passa a ser comandada pela Ansiedade em meio a puberdade.

Escrito em parceria por Kelsey Mann, Meg LeFauve (Capitã Marvel) e Dave Holstein (A Sangue Frio), o longa conta com um elenco estrelado por Maya Hawke (Stranger Things), Ayo Edebiri (O Urso), Adèle Exarchopoulos (Azul é a Cor Mais Quente), Paul Walter Hauser (Cruella), Amy Poehler (Parks and Recreation), Phyllis Smith (The Office), Tony Hale (Veep), Lewis Black (Aprovados) e Liza Lapira (Quebrando a Banca). O filme vinha com a dura missão de superar o vencedor do Oscar de Melhor Animação, e conseguiu chegar perto, somando nota 7,5 IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Disney+.

 Divulgação/Disney Uma nova emoção: meme inspirado em Divertida Mente 2 diverte as redes sociais — Foto: Divulgação/Disney

Escrito e dirigido por Brad Bird (O Gigante de Ferro), o longa retoma a história da família Pêra quando Helena (Holly Hunter) volta à ativa como Mulher-Elástica para liderar uma campanha que tenta restaurar a imagem dos super-heróis, agora sob a ameaça do super-vilão Hipnotizador. A produção acompanha a divisão de tarefas quando Roberto (Craig T. Nelson) assume a rotina doméstica e enfrenta o desafio de cuidar de Violeta (Sarah Vowell), Flecha (Huck Milner) e do bebê Zezé (Eli Fucile), cujos poderes começam a se manifestar sem controle.

O longa conta com Holly Hunter (O Piano), Craig T. Nelson (Coach), Sarah Vowell (Filhos Do Divórcio), Huck Milner (A Baleia), Catherine Keener (O Virgem de 40 Anos), Eli Fucile (Flutuar) Bob Odenkirk (Better Call Saul) e Samuel L. Jackson (Pulp Fiction: Tempo de Violência) no elenco. O filme lançado 14 anos após o primeiro longa conseguiu agradar aos fãs da obra original, com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,5 no IMDb. Ele está disponível na Disney+.

 Divulgação/Disney Os Incríveis 2 foca nas aventuras da Mulher Elástica — Foto: Divulgação/Disney

8. Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)

O longa dirigido por Joel Crawford (Os Croods 2: Uma Nova Era) e Januel Mercado (Bye-Bye Bin Laden) é uma continuação do spin off do universo de Shrek (2001). Na trama, Gato (Antonio Banderas) descobre que queimou oito de suas nove vidas e corre risco real de morte. A produção acompanha a busca do felino pela Estrela dos Desejos, artefato capaz de restaurar vidas perdidas. Para isso, o Gato enfrenta a Floresta Negra ao lado da antiga parceira Kitty Pata Mansa (Salma Hayek) e do otimista cão Perro (Harvey Guillén), com o trio enfrentando rivais como Cachinhos Dourados (Florence Pugh) com a família dos Ursos, Jack Horner (John Mulaney) e o Lobo Mau (Wagner Moura).

Escrito por Paul Fisher (Lego Ninjago: O Filme), Tommy Swerdlow (Brinquedo Assassino) e Tom Wheeler (Dora e a Cidade Perdida), o longa conta com um elenco estrelado por Antonio Banderas (A Máscara do Zorro), Salma Hayek (Frida), Harvey Guillén (What We Do in the Shadows), Florence Pugh (Thunderbolts*), John Mulaney (Tico e Teco: Defensores da Lei), Wagner Moura (O Agente Secreto), Olivia Colman (A Favorita) e Da'Vine Joy Randolph (Os Rejeitados). A animação foi aclamada pela crítica, somando nota 7,8 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Universal+.

 IMDb Wagner Moura dubla o Lobo na versão estadunidense de Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022) — Foto: IMDb

9. Kung Fu Panda 2 (2011)

Dirigido por Jennifer Yuh Nelson (Mentes Sombrias), o longa continua a trajetória de Po (Jack Black), agora reconhecido como o Guerreiro Dragão. A produção acompanha o herói enquanto tenta impedir o lorde Chen (Gary Oldman), vilão que planeja conquistar a China com uma arma capaz de destruir o kung fu. Durante o confronto, no entanto, Po precisa revisitar memórias de infância e descobrir que o pavão branco estaria mais ligado a sua história do que imaginava.

O longa escrito por Jonathan Aibel (Trolls), Glenn Berger (Monster Trucks) e Ethan Reiff (Os Demônios da Noite) conta com um elenco estrelado por Jack Black (Escola de Rock), Gary Oldman (O Destino de Uma Nação), Angelina Jolie (Malévola), Jackie Chan (Karate Kid), Dustin Hoffman (Kramer vs. Kramer), Seth Rogen (O Estúdio) e Lucy Liu (Operação Natal). O filme consegue aprofundar a história de Po, ampliar o universo com novos mestres e trazer um vilão sádico que está disposto a fazer de tudo para conquistar o que deseja. Com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,3 no IMDb, ele está disponível na Amazon Prime Video.

 IMDb Lord Shen é o grande responsável pelo genocídio dos pandas em Kung Fu Panda 2 (2011) — Foto: IMDb

10. Meu Malvado Favorito 2 (2013)

Dirigido por Pierre Coffin (Minions) e Chris Renaud (Pets: A Vida Secreta dos Bichos), o segundo longa da franquia de sucesso mostra Gru (Steve Carell) abandonando a vida criminosa para cuidar de Agnes (Elsie Fisher), Edith (Dana Gaier) e Margo (Miranda Cosgrove). A produção acompanha a mudança de trajetória do ex-vilão, recrutado pela Liga Anti-Vilões para localizar o responsável pelo roubo da fórmula PX41, um componente que faz com que até o animal mais fofinho se torne um monstro feroz roxo indestrutível. Para essa nova missão, ele se juntará com a otimista Lucy (Kristen Wiig), uma agente da AVL, que deverá o ensinar como ser um herói e, por quê não, como amar.

 IMDb Em Meu Malvado Favorito 2 (2013), Gru se aventura como agente secreto contra super-vilões — Foto: IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10), Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e JustWatch (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10).

📽️Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro