1 semana atrás 1

10 dicas para não sofrer tanto com a conta de luz no verão

O calor cada vez mais intenso e atípico do verão no Brasil tem desencadeado um aumento expressivo do consumo de energia elétrica. Isso porque, nesse período, usamos mais a máquina de lavar roupas, ajustamos a geladeira para temperaturas mais baixas para evitar que os alimentos estraguem e usamos ventiladores e aparelhos de ar-condicionado com mais frequência. Toda essa rotina tende a fazer um verdadeiro estrago na conta de luz e, por consequência, no bolso do consumidor.

Pensando em te ajudar a economizar na conta de luz durante o verão escaldante que atinge grande parte do país, o TechTudo preparou um guia com dicas importantes sobre pequenas mudanças no cotidiano para minimizar o impacto nos gastos com energia elétrica. Seja cortando totalmente, ou mudando o modo de uso, confira logo abaixo todas as dicas para diminuir o sofrimento no bolso.

 Reprodução/Freepik Algumas dicas podem evitar os sustos com a conta de luz — Foto: Reprodução/Freepik

Sem sustos: 10 dicas para economizar energia elétrica no verão

O verão é uma estação bastante aguardada e festejada por muitos, mas também pode trazer alguns prejuízos, incluindo um aumento substancial na conta de energia elétrica. Acompanhe, a seguir, 10 dicas para diminuir um pouco esse impacto no seu bolso.

  1. Prefira equipamentos com tecnologia inverter
  2. Escolha o tamanho correto do ar-condicionado
  3. Ajuste o termostato
  4. Mantenha a rotina de manutenção do ar-condicionado
  5. Use ventiladores
  6. Desligue equipamentos na tomada
  7. Feche as cortinas e vede as frestas
  8. Evite lavar roupas com água quente
  9. Escolha lâmpadas LED
  10. Use a lava-louças com consciência

1. Prefira equipamentos com tecnologia inverter

Eletrodomésticos com tecnologia inverter são uma aposta excelente para quem deseja economizar energia. Ao contrário do sistema convencional, que tende a forçar o motor do equipamento até alcançar sua potência máxima, o sistema inverter funciona de acordo com a necessidade identificada, promovendo o consumo consciente de energia. Com isso, você troca picos de energia e mais desgaste do aparelho, por maior durabilidade e eficiência no uso. Por isso, se for possível, prefira investir em eletrodomésticos com essa tecnologia.

 Reprodução/Freepik Investir em produtos com tecnologia inverter promove impactos positivos no consumo de energia elétrica — Foto: Reprodução/Freepik

2. Escolha o tamanho correto do ar-condicionado

Para poder aproveitar inteiramente os benefícios do ar-condicionado, é fundamental adquirir um modelo que seja adequado ao local, nem mais, nem menos. Para isso, o indicado é calcular a quantidade de BTUs, que mede a capacidade de resfriamento ou aquecimento dos aparelhos de climatização.

Por intermédio de variáveis como o número de pessoas que ocupam o ambiente e se existe exposição direta ou parcial ao calor, como a luz do sol, além, é claro, das medidas do espaço, é possível obter os resultados sobre o tipo ideal de ar-condicionado. Dessa maneira, você não força o funcionamento de um aparelho menor nem inviabiliza o funcionamento do maior de acordo com as suas necessidades.

 Reprodução/Foto de Everett Pachmann na Unsplash Pesquise o melhor modelo de acordo com as necessidades da sua família — Foto: Reprodução/Foto de Everett Pachmann na Unsplash

Por mais que muitos não saibam, regular a temperatura do seu aparelho de ar-condicionado vai ajudar a manter o ambiente refrigerado consumindo menos energia. Com o termostato ajustado para cerca de 24°C, seu aparelho não vai precisar trabalhar em excesso, o que evita desgastes e diminui o gasto de energia elétrica. Isso significa que, se você for da turma que prefere o ar-condicionado "fazendo nevar", certamente vai ter uma surpresa desagradável no momento de pagar a conta de luz.

 Reprodução/Freepik Ajuste a temperatura do seu aparelho para cerca de 24°C — Foto: Reprodução/Freepik

4. Mantenha a rotina de manutenção do ar-condicionado

A rotina de limpeza dos eletrodomésticos precisa ser seguida para mantê-los funcionando por mais tempo e evitar avarias, e isso também se aplica ao ar-condicionado. Em primeiro lugar, consulte sempre o manual de instruções do seu aparelho e veja as orientações a respeito da limpeza e da manutenção. Além de se informar a respeito do cronograma de manutenção do seu ar-condicionado, limpe os filtros periodicamente, pois isso vai melhorar seu funcionamento e exigir menos do motor.

 Reprodução/Freepik A manutenção do ar-condicionado é muito importante — Foto: Reprodução/Freepik

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais consome energia elétrica e quase sempre é responsável pelo aumento do valor da conta de luz, especialmente em períodos mais quentes. É aí que o ventilador pode colaborar, já que geralmente consome cerca de 70% menos energia elétrica se comparado ao ar-condicionado. Ao longo do dia, para não acabar exagerando no uso do ar-condicionado, os ventiladores, que podem ser de bancada, de pés ou de teto, ajudam a espantar um pouco do calor durante algumas horas do dia.

 Reprodução/Foto de Delaney Van na Unsplash Ventiladores podem ser usados para espantar um pouco do calor — Foto: Reprodução/Foto de Delaney Van na Unsplash

6. Desligue equipamentos na tomada

Outra medida importante para não castigar o seu bolso é retirar da tomada os aparelhos que não estiverem sendo usados. Eletros que funcionam em stand by e aqueles com visores e timer consomem energia elétrica, ainda que não estejam sendo usados naquele momento. A depender da quantidade de equipamentos ligados na tomada, pode haver um aumento de até 10% na sua conta de luz. Nesse sentido, computadores, carregadores de celulares, tablets e notebooks, micro-ondas, cafeteiras, entre outros, sempre devem ser desconectados da tomada.

 Reprodução/Clint Patterson/Unsplash Desconecte da tomada os aparelhos que não estiverem sendo usados — Foto: Reprodução/Clint Patterson/Unsplash

7. Feche as cortinas e vede as frestas

Os raios de sol que acessam a sua casa também aquecem o ambiente. Além disso, se o local não estiver bem fechado, o ar climatizado do ar-condicionado vai escapar, dando lugar ao ar quente de fora. Isso é ruim, principalmente porque seu aparelho vai precisar trabalhar mais para ajustar a temperatura do cômodo. Portanto, feche bem as janelas, portas e cortinas, assim como vede qualquer fresta que possa comprometer a eficiência do seu eletrodoméstico.

 Reprodução/Freepik Não deixe que o ar climatizado escape do ambiente; para isso, mantenha-o fechado — Foto: Reprodução/Freepik

8. Evite lavar roupas com água quente

No verão, é praticamente impossível usar uma peça de roupa mais de uma vez, o que faz com que a rotina de lavanderia fique mais frequente. Para economizar nesse período, alguns hábitos podem ser revistos. Por exemplo, em vez de utilizar o recurso de secagem da máquina, aproveite os dias de sol e coloque as roupas para secar no varal. Ainda, se sua máquina de lavar tiver a opção de lavagem com água quente, evite usar essa opção para não consumir mais energia elétrica durante o processo.

 Reprodução/Freepik Coloque suas roupas para secar no varal em vez de usar a secadora — Foto: Reprodução/Freepik

Outra dica, que não chega a ser uma novidade, é trocar as lâmpadas incandescentes da casa por lâmpadas de LED. Modelos desse tipo consome até 90% menos energia que as antigas incandescentes e até 30% menos do que as fluorescentes. Além de mais econômicas, elas são mais seguras, resistentes, eficientes e duráveis, podendo ter uma vida útil até 25 vezes maior que outras opções. Com isso, trocar todas as lâmpadas da sua casa por essas versões pode ser mais econômico do que você imagina.

 Reprodução/Freepik Troque suas lâmpadas pelas de LED — Foto: Reprodução/Freepik

10. Use a lava-louças com consciência

Com o aumento dos custos com energia elétrica no período do verão, avalie dar um descanso para sua lava-louças, até que você consiga equilibrar os gastos com a luz. Apesar de economizar água, o aparelho pode gastar uma quantidade considerável de energia durante o uso, por conta do aquecimento da água utilizada. Por isso, a menos que esteja diante de uma pilha de louças gigantesca, prefira lavar seus utensílios à mão.

 Reprodução/Freepik Uma louça com poucos itens pode ser lavada à mão, em vez de usar a lava-louças — Foto: Reprodução/Freepik

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro