10 meses atrás 23

10 filmes brasileiros que mereciam ser indicados ao Oscar, mas não foram

Alguns filmes brasileiros deveriam ter sido indicados ao Melhor Filme no Oscar, mas não conseguiram a nomeação. Após a indicação de Ainda Estou Aqui (2024) ao Oscar 2025, muitos cinéfilos brasileiros acabaram pensando em outros longas que não tiveram a mesma honra — apesar de não deixarem a desejar em técnica, roteiro e elenco. Cidade de Deus (2003), além de Que Horas Ela Volta (2015) e Bacurau (2019), são alguns exemplos. Esses e outros longas do tipo estão disponíveis em streamings como Globoplay e Netflix.

Pensando nisso, o TechTudo separou 10 filmes brasileiro, que tinham tudo para ser indicados à principal categoria do Oscar, mas não foram. Confira, a seguir, enredo, elenco e repercussão de cada um deles, além de onde assistir aos títulos.

 Divulgação/IMDb Cidade de Deus foi indicado a Melhor Direção e Roteiro Adaptado, mas não conseguiu Oscar de Melhor Filme — Foto: Divulgação/IMDb

Na lista do TechTudo com filmes brasileiros que mereciam ser indicados ao Oscar de Melhor Filme, estão:

Bacurau é um povoado no sertão, que não está no mapa do Brasil. Aos poucos, os moradores da região começam a notar coisas estranhas, como drones misteriosos e chegadas de estrangeiros. Quando cadáveres começam a aparecer na cidadezinha, um grupo de locais percebe que é hora de lutar contra essa ameaça invisível. O filme fez muito sucesso no Brasil e tem direção dupla de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.

Sônia Braga (Gabriela, Cravo e Canela), Thomas Aquino (Vidas Bandidas) e Silvero Pereira (O Maníaco do Parque) estão no elenco como Domingas, Pacote e Lunga. Disponível no Globoplay, Bacurau é avaliado em 7.3 pontos no IMDb e tem 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Bacurau é sucesso nacional, dirigido por Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho — Foto: Reprodução/IMDb

2. Retratos Fantasmas (2023)

Retratos Fantasmas é um documentário escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme se passa no centro de Recife e conta a história da região ao longo do século XX, por meio de registros e imagens de arquivo. O foco se dá nas salas de cinema que eram pontos de encontro de muitos moradores da cidade. Disponível na Netflix e no Amazon Prime Video, o título tem 7.7 pontos no IMDb e 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Vitrine Filmes Retratos Fantasmas é documentário dirigido e escrito por Kleber Mendonça Filho — Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Dadinho e Buscapé são dois amigos que cresceram na favela da Cidade de Deus, rodeados de violência e conflitos. Enquanto o primeiro se tornou um grande chefe do tráfico, o outro escapou da vida do crime ao investir no seu talento na fotografia. A dupla é interpretada por Douglas Silva (Todas as Flores) e Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir).

A direção é assinada por Fernando Meirelles e Kátia Lund. O filme fez sucesso e está disponível no Telecine, na Netflix, no Globoplay e na Max (antiga HBO Max). Cidade de Deus não concorreu ao Melhor Filme Internacional no Oscar, mas conseguiu indicações à Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Cinematografia e Melhor Edição. No IMDb possui 8.6 pontos, enquanto tem 91% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/O2 Filmes Cidade de Deus fez história no Oscar, mas não concorreu a Melhor Filme — Foto: Divulgação/O2 Filmes

4. Que Horas Ela Volta? (2015)

Val se muda de Pernambuco para São Paulo para trabalhar como empregada doméstica. Anos depois, a sua filha Jéssica está prestes a prestar o vestibular e pede para morar com a mãe, junto aos patrões. Ela é bem recebida, mas não demora muito para as relações de classe começarem a se sobressair. Que Horas Ela Volta? está disponível na Netflix.

Regina Casé (Amor de Mãe), Camila Márdila (Senna) e Michel Joelsas (13 Sentimentos) estão no elenco como Val, a filha Jéssica e o filho dos patrões, Fabinho. O longa é dirigido e escrito por Anna Muylaert, com 7.8 pontos no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Pandora Filmes Que Horas Ela Volta é estrelado por Regina Casé — Foto: Divulgação/Pandora Filmes

Tropa de Elite se foca em Capitão Nascimento, chefe do BOPE, que está prestes a deixar a corporação. Na busca de seu sucessor, ele encontra vários profissionais de caráter duvidoso. Enquanto isso, dois amigos de infância se tornam policiais, com a esperança de serem honestos no meio da organização. O longa é dirigido por José Padilha.

O elenco traz Wagner Moura (Guerra Civil) como Capitão Nascimento, além de André Ramiro (Inexplicável) e Caio Junqueira (Central do Brasil) como os amigos Mathias e Neto. O filme está disponível em diversos streamings como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video e para aluguel no Google Play Filmes. No IMDb acumula 8 pontos, enquanto 51% da crítica no Rotten Tomatoes aprova o título.

 Reprodução/The Movie Database Tropa de Elite bateu recorde de bilheteria e tem direção de José Padilha — Foto: Reprodução/The Movie Database

6. Cabra Marcado Para Morrer (1984)

O documentário, escrito e dirigido por Eduardo Coutinho, é focado na vida de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado no Nordeste. Após o golpe militar de 64, a produção do documentário foi interrompida. Anos depois, o diretor retornou ao trabalho, entrevistando a viúva e os filhos da personalidade, que lutava por uma distribuição de terras mais justa. Disponível no Amazon Prime Video, o documentário acumula 8.3 pontos no IMDb e tem 94% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Cabra Marcado Para Morrer é documentário sobre a vida de João Pedro Teixeira — Foto: Reprodução/IMDb

7. A Vida Invisível (2019)

O enredo se passa no Rio de Janeiro, na década de 50, e fala sobre as irmãs Guida e Eurídice, separadas na adolescência. A primeira decide fugir de casa e perseguir seus sonhos, enquanto a segunda se dedica à carreira de musicista. Por anos, a dupla permanece distante, mas sem se esquecer uma da outra. O longa é dirigido por Karim Aïnouz.

No elenco, Eurídice é interpretada por Carol Duarte (A Força do Querer) e Fernanda Montenegro (Central do Brasil), na versão mais velha, enquanto Guida é de Julia Stockler (Beleza Fatal). Disponível no Globoplay, A Vida Invisível também pode ser alugado na Apple TV+ e Google Play Filmes. No IMDb, acumula 7.7 pontos, enquanto tem 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb A Vida Invisível se passa no Rio de Janeiro na década de 50; filme é dirigido por Karim Aïnouz — Foto: Reprodução/IMDb

8. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

Na década de 40, no sertão do Brasil, Johann é um alemão que foge da Segunda Guerra Mundial, vendendo aspirinas. Ele conhece o jovem Ranulpho, que começa a lhe ajudar no serviço. Aos poucos, nas aventuras pelo país, os dois começam a desenvolver uma grande amizade. Johann e Ranulpho são interpretados por Peter Ketnath (Pasárgada) e João Miguel (Estômago).

Com direção de Marcelo Gomes, Cinema, Aspirinas e Urubus tem 7.3 pontos no IMDb e 86% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O filme está disponível no Amazon Prime Video, além de possuir opção de aluguel na Apple TV+.

 Reprodução/Prime Video Marcelo Gomes é diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus — Foto: Reprodução/Prime Video

O edifício Aquarius foi o lar de Clara por toda a sua vida. Porém, uma grande construtora decide demolir o local para dar espaço a um novo empreendimento. Assim, a jornalista aposentada lutará com unhas e dentes para defender a sua casa. Clara é interpretada por Sonia Braga. Humberto Carrão (Ainda Estou Aqui) e Maeve Jinkings (DNA do Crime) também estão no elenco como Diego e Ana Paula.

Com direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho, Aquarius fez sucesso nos cinemas brasileiros. Atualmente está disponível na Netflix e no Globoplay. O filme é avaliado com 7.4 pontos no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Vitrine Filmes Aquarius é estrelado por Sonia Braga, com direção de Kleber Mendonça Filho — Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

10. Eles Não Usam Black-Tie (1981)

Com medo de ser demitido, o jovem operário Tião fura a greve na fábrica ao descobrir que a namorada, Maria, está grávida. Mas isso será um grande problema para o seu pai, Otávio, líder sindical, que está comandando a greve. Dirigido por Leon Hirszman, o filme está disponível no Globoplay e no Amazon Prime Video.

O elenco é composto por Carlos Alberto Riccelli (Amor em Sampa), Gianfrancesco Guarnieri (Mulheres de Areia), Bete Mendes (O Rebu) e Fernanda Montenegro como Tião, Otávio, Maria e a mãe Romana. No IMDb, Eles Não Usam Black-tie tem 8.2 pontos, enquanto 89% da audiência do Rotten Tomatoes aprova o longa.

 Reprodução/IMDb Eles Não Usam Black-Tie é mais um filme de sucesso com Fernanda Montenegro — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)

🎥 Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro