10 meses atrás 20

10 filmes clássicos que você não vai acreditar que não ganharam o Oscar

O Oscar premia os filmes indicados de maior qualidade, porém, alguns dos longas considerados entre os melhores já feitos não venceram a premiação principal categoria, a de Melhor Filme. Obras aclamadas por público e crítica como Os Bons Companheiros (1990) e Taxi Driver (1976) são exemplos de filme premiados, mas que não conquistaram a categoria de maior prestigio da premiação. Esses e outros títulos estão disponíveis em streamings como Amazon Prime Video, Disney+ e Netflix.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com dez filmes renomados, que agradam público e crítica, mas que ficaram de fora da lista dos premiados na maior premiação do Oscar. Confira, a seguir, o enredo de cada produção, seu elenco, a sua repercussão e onde é possível assistir a cada uma delas.

 Divulgação/IMDb Taxi Driver é dirigido por Martin Scorsese e conta com atuação principal de Robert De Niro — Foto: Divulgação/IMDb

Confira as produções que não conquistaram a categoria principal do evento:

  1. Os Bons Companheiros (1990)
  2. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
  3. Cidadão Kane (1941)
  4. Touro Indomável (1980)
  5. Taxi Driver (1976)
  6. Psicose (1960)
  7. O Resgate do Soldado Ryan (1988)
  8. Dr. Fantástico (1964)
  9. Cidade de Deus (2004)
  10. Faça a Coisa Certa (1989)

1. Os Bons Companheiros (1990)

Um dos mais famosos filmes do icônico cineasta Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street), Os Bons Companheiros se baseia nas obras não-ficcionais de Nicholas Pileggi, que também participa da escrita do roteiro que narra a história da máfia italiana nas terras de Nova York, nos EUA. O foco está em Henry Hill e sua relação com sua esposa Karen e comparsas, Jimmy Conway e Tommy DeVito.

A trama é estrelada por Ray Liotta (Narc) como Henry, enquanto Robert De Niro (O Irlandês) vive James e Joe Pesci (O Irlandês) interpreta Tommy. Já a esposa do protagonista, Karen, é vivida por Lorraine Bracco (Os Sopranos). O filme, em suas seis nomeações, incluindo Melhor Filme, venceu apenas pela atuação de Joe Pesci. O filme, disponível na Max (antiga HBO Max) e para alugar no Apple TV+, tem nota 8,7 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb Os Bons Companheiros (1990) conta com direção de Martin Scorsese (Ilha do Medo) — Foto: Divulgação/IMDb

2. O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Baseado no livro de mesmo nome, da autora Annie Proulx, o romance LGBTQIA+ proibido se passa em 1963 e conta a história da relação entre Jack e Ennis, dois cowboys que, após uma temporada trabalhando juntos, se apaixonam. A narrativa explora os anos do casal, no oeste dos Estados Unidos. A trama explora o segredo que mantém de seu relacionamento, pela homofobia da década de 60.

O longa é estrelado por Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas), como Ennis Del Mar, e por Jake Gyllenhaal (O Abutre), que interpretada Jack Twist. O longa que adapta o livro, apesar de não ter vencido como Melhor Filme no Oscar, venceu outras três categorias, além de quatro Globos de Ouro, incluindo como Melhor Filme. No IMDb, o filme possui nota 7,7 e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível no Disney+ e Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb O Segredo de Brokeback Mountain mostra a história do casal composto por Jack e Ennis — Foto: Divulgação/IMDb

A primeira obra dirigida pelo icônico Orson Welles é um clássico da sétima arte, presente, entre os críticos, nos considerados melhores filmes já feitos. A trama acompanha a ascensão e queda de Charles Foster Kane, um jornalista com forte impacto na mídia estadunidense. Sua morte recebeu uma ampla cobertura midiática, deixando para trás uma fortuna. Antes de morrer, sua última palavra foi “Rosebud”, o que gerou uma ampla investigação dos veículos em cima do seu significado desconhecido.

O clássico é estrelado pelo também diretor Orson Welles (O Processo) no papel do jornalista morto. Além dele, o filme conta com as atuações de Joseph Cotten (O terceiro Homem) e Dorothy Comingore (North of the Yukon). Indicado a nove categorias do Oscar, venceu somente a de Melhor Roteiro. O filme, disponível para alugar no Amazon Prime Video, tem nota 8,3 no IMDb e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb Cidadão Kane conta a história da ascensão e morte de um magnata do jornalismo — Foto: Divulgação/IMDb

4. Touro Indomável (1980)

Outro filme de Martin Scorsese, Touro Indomável se baseia na história real do lutador italo-americano, Jake LaMotta que, chamado como “Touro do Bronx”, vive uma ascensão em sua carreira como pugilista. Porém, devido ao seu comportamento violento, sua vida pessoal sofre conforme o progresso em sua carreira, afetando seu irmão e empresário Joey LaMotta e sua esposa Vickie.

O filme conta com a dupla de atores vista em Os Bons Companheiros (1990), com Robert De Niro (Jackie Brown) como Jake e Joe Pesci (Cassino) no papel de Joey, enquanto Vickie é interpretada por Cathy Moriarty (Gasparzinho, o Fantasminha Camarada). O filme venceu duas categorias do Oscar, com destaque à atuação de De Niro, porém não conquistou a principal premiação da noite. Com nota 8,1 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa está disponível para alugar no Amazon Prime Video e Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Touro Indomável é outra parceria de Scorsese com Robert De Niro — Foto: Reprodução/IMDb

O taxista Travis trabalha introspectivamente, observando as ruas e julgando as pessoas que observa pelas noites. O jovem dispensado pelo exército muda os rumos de sua vida quando conhece Iris, uma prostituta de apenas 12 anos que entra no táxi para fugir do cafetão. Insatisfeito com toda a situação, ele a reencontra para tentar ajudá-la.

Outro filme na lista dirigido por Martin Scorsese, a trama é estrelada por Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores) como Travis e Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) no papel da jovem, Iris. O filme não recebeu nenhum Oscar nas quatro categorias indicadas, mas ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes. Bem avaliado, possui nota 8,2 no IMDb e aprovação de 87% no Rotten Tomatoes. O longa está disponível na Netflix, Max e Amazon Prime Video, além de poder ser alugado no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Lançado em 1976, o longa Taxi Driver é estrelado por Robert De Niro — Foto: Reprodução/IMDb

Uma das melhores obras do considerado mestre do suspense Alfred Hitchcok (Um Corpo que Cai), a narrativa apresenta a fugitiva Marion, que decide passar a noite em um motel que encontrou na estrada, administrado por Norman Bates, um homem estranho com uma relação conturbada com sua mãe. Sua noite se torna aterrorizante, e o filme conta com uma das cenas mais icônicas do cinema.

O diretor, visto como um dos melhores pela crítica, foi indicado ao Oscar por melhor direção seis vezes, mas nunca venceu. O filme, não fez diferente, com quatro indicações a premiação, não conquistou nenhuma estatueta. Estrelado por Janet Leigh (Mulherzinhas) e Anthony Perkins (O Processo), o longa tem nota 8,5 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. Psicose está disponível no Telecine e pode ser alugado no Apple TV+.

 Reprodução/Universal Pictures/Star+ Psicose é um dos maiores clássicos de suspense do cinema — Foto: Reprodução/Universal Pictures/Star+

7. O Resgate do Soldado Ryan (1988)

Clássico dos filmes de guerra, o longa narra a história da batalha da Normandia, no Dia D, baseado em uma história real. Na trama, Miller é um capitão do exército americano que, junto de seus soldados, embarca na missão de resgatar James Ryan, um soldado sequestrado pelo eixo e que é caçula de outros três combatentes americanos, mortos em combate.

O longa é protagonizado por Tom Hanks (O Expresso Polar), como o capitão Miller, enquanto Ryan é vivido por Matt Damon (Gênio Indomável). O elenco conta também com Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Tom Sizemore (Falcão Negro em Perigo). Vencedor de cinco categorias do Oscar, não conquistou a premiação principal, além de ter vencido dois Globos de Ouro. Sua nota no IMDb é 8,6 e tem aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, ele está disponível na Netflix, Globoplay e gratuitamente no Mercado Play.

 Reprodução/IMDb O Resgate do Soldado Ryan é um dos principais filmes de guerra da história do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

O general estadunidense Jack D. Ripper acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos. Por isso, ele lança um ataque nuclear não autorizado em um avião-bombardeiro, cuja tripulação tem ordens para lançar uma bomba na União Soviética. Para evitar a catástrofe global, políticos e militares lutam para impedir o ataque. O Presidente dos Estados Unidos e capitão britânico Lionel Mandrake tentam fazer com que o cientista alemão Dr. Strangelove conte os códigos para desarmar as bombas.

No filme dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick (O Iluminado), Peter Sellers (Muito Além do Jardim) estrela o drama cômico, no papel do Dr. Strangelove, do Presidente Merkin Muffley e do Capitão Mandrake. Nomeado em quatro categorias do Oscar, o filme não venceu nenhuma, mas fez sucesso: ele possui nota 8,3 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Max e para alugar no Apple TV+.

 Divulgação/IMDb Dr. Fantástico foi indicado a quatro categorias e não venceu nenhuma — Foto: Divulgação/IMDb

O filme nacional da lista, dirigido por Fernando Meirelles (Dois Papas) e com co-direção de Kátia Lund (Notícias de uma Guerra Particular), conta uma história baseada no romance homônimo de Paulo Lins no Rio de Janeiro da década de 70. Na Cidade de Deus, na zona norte carioca, Buscapé é um jovem que decide tentar uma vida longe do crime que o cerca. Zé Pequeno que, ao lado de Mané Galinha, desejam tomar conta da atividade criminosa do lugar, e disputam territórios relacionados ao tráfico de drogas para concluir esse objetivo.

Zé Pequeno, antagonista da trama, é vivido por Leandro Firmino (Impuros), enquanto o protagonista, Buscapé, é vivido por Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir), já Mané Galinha é vivido por Seu Jorge (Marighella). Um grande sucesso de público e crítica, o longa foi indicado em quatro categorias do Oscar, mas não venceu. A sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 71%, enquanto tem nota 8.6 no IMDb. O filme está disponível para assinantes da Netflix, Max e Globoplay.

 Divulgação/O2 Filmes Cidade de Deus é um clássico nacional que fez sucesso pelo mundo — Foto: Divulgação/O2 Filmes

10. Faça a Coisa Certa (1989)

Em Bed-Stuy, bairro de Novar York majoritariamente composto por negros, mas também com moradores ítalo-americanos e imigrantes coreanos, os grupos possuem uma tensão racial entre sim. Mookie, entregador da lanchonete de Sal, trabalha no lugar em que se dá o estopim de uma séria de conflitos violentos, quando um cliente negro reclama pela falta de atores negros, somente italianos, exibidos nas paredes das lanchonetes.

A trama é dirigida e protagonizada por Spike Lee (Infiltrado na Klan) e conta também com Samuel L. Jackson (Pulp Fiction) no primeiro papel de destaque em sua carreira como o radialista Mister Señor Love Daddy. O elenco do filme possui também Giancarlo Esposito (Breaking Bad), John Turturro (Ruptura) e Danny Aiello (O Profissional). Nomeado em duas categorias do Oscar, não venceu nenhuma, mas foi bem recebido, com 7,9 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível no Telecine e para alugar no Apple TV+.

 Reprodução/Universal Pictures Faça a Coisa Certa é cultuado como um dos melhores filmes da história e recebeu duas nomeações no Oscar 1990 — Foto: Reprodução/Universal Pictures

🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

 veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro