3 horas atrás 4

10 filmes infantis que parecem inocentes, mas têm piadas muito adultas

Diversos filmes infantis parecem apenas histórias leves, coloridas e feitas para entreter as crianças, mas escondem subtextos com trocadilhos e piadas de duplo sentido que só os adultos podem entender. O recurso, comum em produções da DreamWorks, Pixar e Disney, ajuda a divertir toda a família sem perder o tom acessível. Animações aclamadas como Shrek (2001), Toy Story 2 (1999) e A Era do Gelo 3 (2009) são exemplos clássicos de tramas à primeira vista inocentes e fofas que incluem alfinetadas sarcásticas, trocadilhos maliciosos e situações que passam batidas pelas crianças, mas arrancam risadas extras dos pais.

Para quem não tem medo de estragar a própria infância com um novo olhar sobre os desenhos, essas animações podem ser revisitadas em streamings como Netflix, HBO Max, Disney+ e Amazon Prime Video. Pensando nisso, o TechTudo, preparou uma lista com 10 filmes infantis que parecem bobos, mas têm humor adulto, trazendo detalhes do enredo, piadas, onde assistir a cada produção e mais. Confira, a seguir!

 Reprodução/IMDb O Caminho para El Dorado (2000) possui diversas insinuações nada inocentes envolvendo os protagonistas e a personagem Chel — Foto: Reprodução/IMDb
  1. Shrek (2001): Um ogro solitário aceita resgatar princesa para expulsar criaturas mágicas que invadiram seu pântano.
  2. Carros (2006): Um Carro arrogante fica preso em cidade pequena e aprende amizade e humildade longe das pistas.
  3. O Caminho para El Dorado (2000): Dois vigaristas acham mapa de cidade dourada, são tratados como deuses e repensam a ganância.
  4. Toy Story 2 (1999): Woody é sequestrado por colecionador, e Buzz lidera uma missão arriscada para resgatar o amigo.
  5. Ratatouille (2007): Um Rato talentoso vira chef secreto ao controlar jovem cozinheiro em restaurante de Paris.
  6. A Casa Monstro (2006): Um Garoto suspeita que casa vizinha é viva e, com amigos, enfrenta um monstro sobrenatural.
  7. Abracadabra (1993): Uma Adolescente liberta bruxas em Salem e precisa detê-las antes que se tornem imortais.
  8. A Era do Gelo 3 (2009): Sid rouba ovos de dinossauro e acaba preso em mundo subterrâneo cheio de criaturas pré-históricas.
  9. Zootopia (2016): Uma coelha policial investiga desaparecimentos com raposa vigarista e enfrenta preconceitos na cidade.
  10. O Grinch (2000): Uma criatura rabugenta tenta arruinar o Natal, mas muda ao conhecer uma menina otimista.

Shrek é uma das animações infantis mais subversivas do gênero e conta a história de um ogro rabugento que vive solitário em seu pântano até que decide ajudar um grupo de animais banidos a resgatar a princesa Fiona, por quem acaba se apaixonando. A trama da DreamWorks é conhecida por suas sátiras aos contos de fadas, piadas afiadas e também tem referências ao uso de substâncias, trazendo contextos que apenas os adultos conseguem entender.

Em uma das cenas mais chocantes, é sugerido que Lord Farquaad está se tocando na cama enquanto observa uma imagem da princesa Fiona. A produção é comandada pelo diretor Andrew Adamson ( As Crônicas de Nárnia) e tem no elenco de voz nomes como Eddie Murphy (Um Tira da Pesada), Cameron Diaz (O Máskara), Mike Myers (Amsterdam) e John Lithgow (The Crown).

  • Gênero: Comédia e Fantasia
  • Direção: Andrew Adamson
  • Notas da crítica: 7.4 no IMDb e 88% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: HBO Max e Netflix
 Reprodução/DreamWorks Shrek é uma das animações infantis mais subversivas do gênero — Foto: Reprodução/DreamWorks

Combinando comédia e drama, à primeira vista Carros é outra animação leve sobre amizade e superação nas pistas, mas seu roteiro também reserva um humor voltado aos adultos. A trama acompanha Relâmpago McQueen, um carro de corrida arrogante que, após destruir uma estrada, é obrigado a cumprir serviço comunitário em uma cidade esquecida na Rota 66.

Enquanto aprende lições sobre humildade e pertencimento, o filme insere piadas políticas, sátiras ao consumismo, críticas à cultura do sucesso rápido e trocadilhos de duplo sentido que passam despercebidos pelas crianças. Uma das cenas mais adultas mostra as gêmeas Mia e Tia piscando os faróis para McQueen após ele vencer uma grande corrida. O longa dirigido por John Lasseter (Toy Story) e Joe Ranft (Vida de Inseto) traz Garcia Júnior (Buzz Lightyear, em Toy Story) na dublagem brasileira de McQueen.

  • Gênero: Comédia e Drama
  • Direção: John Lasseter e Joe Ranft
  • Notas da crítica: 7.3 no IMDb e 75% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Disney+
 Divulgação/IMDb Carros (2006) combina drama e comédia — Foto: Divulgação/IMDb

3. O Caminho Para El Dorado (2000)

Vendida como uma animação musical de aventura, O Caminho Para El Dorado esconde um dos roteiros mais “atrevidos” da DreamWorks. A trama segue a história de dois vigaristas que encontram a cidade de ouro e se fingem de deuses para fugir com o tesouro. No entanto, o plano é ameaçado por um grupo de colonizadores espanhóis que também encontram o lugar.

Entre perseguições e canções, o longa traz flertes constantes, insinuações românticas e piadas sugestivas envolvendo os protagonistas e a personagem Chel, além de diálogos cheios de malícia que soam muito mais adultos do que infantis. Sob direção de Bibo Bergeron (O Espanta-Tubarões), a produção é dublada por Kevin Kline (Peixe Grande) e Kenneth Branagh (Hamlet).

  • Gênero: Aventura, Drama e Musical
  • Direção: Bibo Bergeron
  • Notas da crítica: 6.9 no IMDb e 49% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Amazon Prime Video, com o canal Telecine
 Reprodução/Netflix O Caminho Para El Dorado esconde um dos roteiros mais “atrevidos” da DreamWorks — Foto: Reprodução/Netflix

Toy Story é outra franquia de sucesso entre o público infantil que faz referências a conteúdos adultos. Nessa continuação, que expandiu o universo de Andy, a trama mostra Woody sendo roubado por Lotso, um colecionador ganancioso que deseja vendê-lo ao mercado japonês. Desesperado, Buzz se une aos outros brinquedos em uma missão de resgate. O elenco de voz é estrelado por Tom Hanks (O Pior Vizinho do Mundo), Tim Allen (Meu Papai é Noel), Joan Cusack (Escola de Rock) e Kelsey Grammer (Frasier).

Além da nostalgia, o filme assinado pelo diretor John Lasseter (Vida de Inseto) também brinca com o fetichismo dos colecionadores. Ao longo de toda a franquia é possível encontrar uma infinidade de insinuações de duplo sentido como a piada de sexo oral do Sr. Cabeça de Batata na parte 3 quando ele diz "Ninguém mexe na boca da minha esposa... exceto eu!" após Lotso danificar sua mulher.

  • Gênero: Aventura
  • Direção: John Lasseter
  • Notas da crítica: 7.9 no IMDb e 100% no RT
  • Onde assistir: Disney+
 Reprodução/IMDb Toy Story é outra franquia de sucesso entre o público infantil que faz referências a conteúdos adultos — Foto: Reprodução/IMDb

Nesta sofisticada animação da Pixar, a trama gira em torno de Remy, um ratinho parisiense com um paladar afiado que se une a um cozinheiro atrapalhado para se tornar chef em um restaurante onde pode mostrar seu talento fazendo pratos de luxo. Os protagonistas são dublados por Patton Oswalt (Sandman), Lou Romano (Up: Altas Aventuras) e Janeane Garofalo (Wet Hot American Summer).

Com direção de Brad Bird (Os Incríveis), Ratatouille traz referências que vão desde a boemia francesa até piadas visuais sobre a anatomia masculina, como o momento em que o vilão Skinner demonstra choque ao ver o "talento" de Linguini sob o avental.

  • Gênero: Comédia e Drama
  • Direção: Brad Bird
  • Notas da crítica: 8.1 no IMDb e 96% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Disney+
 Reprodução/IMDb Ratatouille traz referências que vão desde a boemia francesa até piadas visuais sobre a anatomia masculina — Foto: Reprodução/IMDb

Misturando aventura e terror leve, a animação acompanha três amigos que descobrem que a casa do vizinho é literalmente viva. Embora pareça apenas uma história sobrenatural para crianças, o roteiro inclui piadas mais ácidas, comentários sarcásticos e situações com humor picante que dialogam melhor com o público mais velho. Em uma das cenas Jenny comenta que encontrou a úvula da casa monstruosa e Chowder responde: "Ah, então é uma casa de menina" em clara referência à anatomia do órgão sexual.

A direção de Gil Kenan (Cidade das Sombras) dá ao filme um tom mais assustador e irônico do que o comum para o gênero. A dublagem original é liderada por Mitchel Musso (Hannah Montana), Sam Lerner (Os Goldbergs) e Spencer Locke (Sobrenatural: A Última Chave).

  • Gênero: Aventura e Fantasia
  • Direção: Gil Kenan
  • Notas da crítica: 6.7 no IMDb e 75% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: HBO Max
 Reprodução/Netflix A Casa Monstro (2006) é um filme mais assustador com algumas piadas sujas — Foto: Reprodução/Netflix

Clássico da Sessão da Tarde com clima de Halloween, Abracadabra parece uma fantasia leve sobre crianças enfrentando bruxas em Salem, mas o humor ácido e as piadas de duplo sentido entregam um subtexto bem mais adulto. A trama segue Max, um adolescente recém-chegado à cidade de Salem que, por acaso, acaba despertando um grupo de bruxas adormecidas há mais de três séculos e agora precisa impedir que elas se tornem imortais.

Com o comando de Kenny Ortega (Descendentes), a fantasia é estrelada por Omri Katz (Eerie, Indiana), como Max Dennison, e o o trio de bruxas é vivido por Bette Midler (The Politician), Sarah Jessica Parker (And Just Like That...), Kathy Najimy (Mudança de Hábito) e Doug Jones (A Forma da Água).

  • Gênero: Comédia e Fantasia
  • Direção: Kenny Ortega
  • Notas da crítica: 6.9 no IMDb e 40% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Disney+
 Reprodução/IMDb Abracadabra (1993) tem humor ácido e as piadas de duplo sentido entregam um subtexto bem mais adulto da história — Foto: Reprodução/IMDb

8. A Era do Gelo 3 (2009)

Nessa sequência os personagens Manny e Ellie estão à espera do nascimento de seu primeiro filho, enquanto Sid é levado a um mundo subterrâneo onde os dinossauros ainda existem, obrigando os amigos a irem resgatá-lo. À primeira vista, A Era do Gelo 3 mantém o espírito infantil da franquia ao acompanhar Manny, Ellie, Sid e Diego em uma nova aventura no mundo dos dinossauros.

Porém, o roteiro inclui várias camadas mais adultas, com trocadilhos maliciosos, insinuações sobre paternidade, relacionamentos e até piadas de duplo sentido espalhadas nas falas de Sid e nas interações do grupo. O cineasta brasileiro Carlos Saldanha (Rio) lidera a direção, contando com as vozes de Ray Romano (Everybody Loves Raymond), John Leguizamo (O Menu), Queen Latifah (The Equalizer) e Simon Pegg (The Boys).

  • Gênero: Aventura e Comédia
  • Direção: Carlos Saldanha
  • Notas da crítica: 6.9 no IMDb e 46% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Disney+
 Reprodução/IMDb A Era do Gelo 3 (2009) inclui várias camadas mais adultas, com trocadilhos maliciosos, insinuações sobre paternidade, relacionamentos e até piadas de duplo sentido — Foto: Reprodução/IMDb

Apesar do visual fofo e da proposta infantil, Zootopia constrói uma narrativa repleta de humor político, crítica social e ironias sobre preconceito, estereótipos e também piadas sujas. A trama acompanha Judy Hopps, uma coelha caipira que decide se mudar para a metrópole para realizar o sonho de ser policial. Lá, ela enfrenta uma corporação que não respeita sua posição como agente da lei.

Em uma das cenas, a policial Judy Hopps calcula rapidamente o valor sonegado por Nick Wilde e diz: "Eu sou apenas uma coelhinha boba, mas nós somos bons em multiplicar". Uma referência ao modo sexual dos coelhos que só os adultos podem captar. Dirigido por Byron Howard (Encanto) e Rich Moore (Detona Ralph), o longa aposta nesse tom mais maduro sem perder o charme familiar da obra. No elenco de vozes estão Ginnifer Goodwin (Era Uma Vez), Jason Bateman (Ozark) e Idris Elba (Luther).

  • Gênero: Aventura e Comédia
  • Direção: Byron Howard e Rich Moore
  • Notas da crítica: 8.0 no IMDb e 98% no RT
  • Onde assistir: Disney+
 Reprodução/IMDb Zootopia (2016)tem narrativa repleta de humor político, crítica social e também piadas sujas — Foto: Reprodução/IMDb

Com estética natalina, O Grinch parece uma fantasia infantil típica, mas a atuação exagerada de Jim Carrey transforma o filme em uma comédia cheia de sarcasmo e humor com duplo sentido. A trama conta a história de um monstro rabugento que odeia o Natal e deseja destruir a celebração, mas acaba formando uma amizade inusitada que muda tudo.

Com muitas falas improvisadas, o personagem de Carrey adiciona à história ironias e piadas que só os adultos percebem, além de críticas bem-humoradas ao consumismo do Natal. Em uma de suas cenas o longa também faz insinuações de casos extraconjugais entre uma esposa e seu chefe. Dirigido por Ron Howard (Uma Mente Brilhante), o longa também é estrelado pela cantora Taylor Momsen (Gossip Girl).

  • Gênero: Drama e Comédia Natalina
  • Direção: Ron Howard
  • Notas da crítica: 6.3 no IMDb e 49% no Rotten Tomatoes
  • Onde assistir: Netflix e Amazon Prime Video
 Divulgação/flicks O Grinch parece uma fantasia infantil típica, mas a atuação de Jim Carrey transforma o filme em uma comédia cheia de sarcasmo — Foto: Divulgação/flicks

🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro