As animações da Disney podem ser divertidas, as também fazem muita gente chorar — e não estamos falando só das crianças. Apesar de terem um grande foco no público infantil, muitos adultos amam esses desenhos animadas e ainda se emocionam com seus enredos profundos e sensíveis. Alguns exemplos de histórias que já tocaram o coração de muitos, independente da idade, são Viva - A Vida é uma Festa (2017), Up: Altas Aventuras (2009) e O Rei Leão (1994), que fez sucesso nos anos 90. Por sorte, é possível reassistir a esses e outros longas no Disney+.
Pensando em quem não abre mão de uma boa animação regada de muitas risadas, mas também momentos tocantes, o TechTudo te conta 12 desenhos da Disney ideais para desabar e se emocionar bastante. Confira, a seguir, enredo, elenco de dubladores e repercussão de cada uma delas.
Animações da Disney como Up: Altas Aventuras fazem até adultos chorarem — Foto: Reprodução/Disney Na lista do TechTudo com 12 animações da Disney que vão te fazer chorar, você encontra:
- O Cão e a Raposa (1981)
- Up: Altas Aventuras (2009)
- Viva – A Vida é uma Festa (2017)
- Bambi (1942)
- O Rei Leão (1994)
- Toy Story 3 (2010)
- WALL-E (2008)
- O Corcunda de Notre Dame (1996)
- Dumbo (1941)
- Irmão Urso (2003)
- Lilo & Stitch (2002)
- Encanto (2021)
1. O Cão e a Raposa (1981)
Tod e Copper são verdadeiros opostos. Ela é uma raposa órfã, enquanto ele é um filhote de cão de caça. Mas um amor cresce entre os dois, que prometem ser amigos para sempre. Com o tempo, a dupla se afasta e só vai se reencontrar anos depois. Porém, já mais velhos, fica claro que um deles é o predador e o outro, a presa. A amizade pode sobreviver a essas diferenças?
Tod é dublada por Mickey Rooney (Uma Noite no Museu), enquanto Copper tem a voz de Kurt Russell (Crônicas de Natal) na versão original. O filme é avaliado com 7.2 pontos no IMDb e acumula 75% de aprovação da crítica do Rotten Tomatoes.
O Cão e a Raposa fala sobre dois animais opostos que viram amigos — Foto: Divulgação/Disney 2. Up: Altas Aventuras (2009)
Carl Fredricksen é um ex-vendedor de balão que perdeu sua esposa e está prestes a ser mandado para um asilo. Com o propósito de fugir para a América do Sul, ele amarra centenas de balões em sua casa no intuito de fazê-la voar. Porém, no meio da viagem, ele percebe que o agitado e curioso Russell, um escoteiro de oito anos, foi junto. Agora, os dois devem pensar no que fazer para sobreviver à companhia um do outro.
Carl tem voz de Edward Asner (Um Duende em Nova York), enquanto Russel é de Jordan Nagai (Dug Days). Com direção de Pete Docter (Soul) e Bob Peterson (Procurando Nemo), Up: Altas Aventuras foi um sucesso entre a crítica. O longa é avaliado em 8.3 pontos no IMDb e acumula 98% de aprovação dos especialistas do Rotten Tomatoes. A animação também ganhou dois prêmios no Oscar.
Up: Altas Aventuras tem enredo emocionante, que conquistou o público — Foto: Reprodução/IMDb 3. Viva – A Vida é uma Festa (2017)
O jovem Miguel tem o sonho de ser músico, apesar da música ser banida na sua família há gerações. Por acidente, ele acaba entrando na Terra dos Mortos e, na companhia do malandro Héctor, ele vai atrás do seu ídolo, o cantor já falecido Ernesto de la Cruz. Aos poucos, os dois vão entendendo mais sobre a história de Miguel e de sua família. O filme foca na cultura mexicana e tem direção de Lee Unkrich (Toy Story 2) e Adrian Molina (Lightyear).
O elenco de dubladores conta com Anthony Gonzalez (Blue Miracle), Gael García Bernale (Amores Brutos) e Benjamin Bratt (A Mãe da Noiva) como os personagens Miguel, Héctor e Ernesto. Viva - A Vida é uma Festa em 8.4 pontos no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O filme também ganhou dois prêmios no Oscar, incluindo Melhor Animação.
Viva - A Vida é uma Festa se foca na cultura mexicana e na relação dos locais com a morte — Foto: Reprodução/IMDb O nascimento de Bambi agita a floresta, já que o cervo é conhecido como o Príncipe do local. Rapidamente ele faz amigos na região e se torna popular entre os outros animais. Com o passar dos anos, caçadores ameaçam perturbar a paz das espécies e, em meio a tragédias em sua vida, Bambi precisa proteger seus amigos.
As vozes de Bambi, da coelha Tambor e da gambá Flower são de Donnie Dunagan (A Torre de Londres), Peter Behn (Winter Wonderland) e Sterling Holloway (Mogli - O Menino Lobo). A direção é dividida entre James Algar (O Leão Africano), Samuel Armstrong (Dumbo) e David Hand (Branca de Neve e os Sete Anões). O filme foi indicado a três categorias no Oscar e acumula 7.3 pontos no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, tem 91% de aprovação da crítica.
Bambi acompanha o cervo conhecido como Príncipe da Floresta — Foto: Reprodução/IMDb O enredo acompanha Simba, herdeiro do reino do seu pai, Mufasa. O tio de Simba, Scar, planeja uma emboscada para roubar o trono. Como resultado, Mufasa morre. Anos depois, Simba aparece mais velho e, com a ajuda dos amigos Timão e Pumba, planeja recuperar a coroa de sua família.
Matthew Broderick (Godzilla), Jeremy Irons (Duro de Matar 3) e Nathan Lane (Espelho, Espelho Meu) são alguns dos dubladores de O Rei Leão, dando voz à Simba, Scar e Timão. A direção é assinada por Roger Allers e Rob Minkoff. A animação é um sucesso de crítica, com 8.5 pontos no IMDb e 93% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. O Rei Leão também ganhou dois prêmios no Oscar.
Em O Rei Leão, Simba tenta recuperar o seu trono — Foto: Reprodução/IMDb Quando Andy vai para universidade, Woody é o único escolhido para acompanhá-lo. Em uma tentativa falha de salvar os outros, todos acabam em uma creche. Lá, eles recebem muita atenção, mas as crianças são incontroláveis e acabam machucando os brinquedos. Por isso, Woody e Buzz Lightyear planejam uma fuga. A direção é assinada por Lee Unkrich (Monstros SA).
Tom Hanks (Forrest Gump) e Tim Allen (Meu Papai é Noel) são responsáveis pelas vozes de Woody e Buzz, respectivamente. O terceiro filme de Toy Story ganhou dois prêmios no Oscar e foi elogiado pela crítica. Ao todo, acumula 8.3 pontos no IMDb e 98% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes.
Em Toy Story 3, Andy cresce e vai para a universidade — Foto: Reprodução/IMDb Após encher a Terra de lixo, os humanos decidem viver em uma nave espacial, enquanto robôs limpam os resíduos deixados no planeta. WALL-E é um dos poucos robôs restantes e vive solitário e rodeado dos resíduos. Tudo muda quando uma nova robô, Eva, aparece e WALL-E logo se apaixona. O protagonista decide segui-la, abandonando o seu propósito.
O casal de robôs é dublado por Ben Burtt (Planeta Azul) e Elissa Knight (Divertida Mente), como WALL-E e Eva. A direção ficou por conta de Andrew Stanton e o filme ganhou o Oscar de Melhor Animação. Nos sites agregadores, o título tem 8.4 pontos no IMDb e 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
WALL-E é um robô com a missão de catar lixo, que se apaixona por Eva — Foto: Divulgação/Disney+ 8. O Corcunda de Notre Dame (1996)
No século XV em Paris, um homem corcunda, chamado Quasímodo, é responsável por tocar os sinos da Catedral de Notre Dame. Ele vive enclausurado, até que um dia decide sair de sua torre e conhece a cigana Esmeralda, por quem se apaixona. Porém, ele precisa enfrentar a ira dos preconceituosos, que acreditam que Quasimodo deve permanecer excluído da sociedade.
Tom Hulce (Amadeus) e Demi Moore (A Substância) dublam Quasímodo e Esmeralda na versão original. A direção da animação, que ganhou um prêmio no Oscar, é assinada pela dupla Gary Trousdale (A Bela e a Fera) e Kirk Wise (A Viagem de Chihiro). O Corcunda de Notre Dame tem 7 pontos no IMDb e 80% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
O Corcunda de Notre Dame se passa no século XV, em Paris — Foto: Reprodução/IMDb Dumbo é um bebê elefante que é ridicularizado pelos amigos por ter orelhas gigantes. Tudo piora quando sua mãe é aprisionada, fazendo com que ele fique sozinho. Porém, essa característica diferente transforma Dumbo na atração principal de um circo, e ele descobre um poder que nenhum outro elefante tem: as suas enormes orelhas permitem que ele voe.
O protagonista não tem falas ao longo do filme, mas um dos seus únicos amigos, o rato Timóteo, ganha voz com Edward Brophy (Danger Zone). A direção é creditada à Samuel Armstrong (Bambi), Norman Ferguson (Pinóquio) e Wilfred Jackson (Cinderella). O filme ganhou um Oscar e acumula 7.2 pontos no IMDb. Já no Rotten Tomatoes tem 95% de aprovação da crítica.
Dumbo fala sobre elefante bebê, com orelhas gigantes, que consegue voar — Foto: Reprodução/Disney Irmão Urso segue a história do indígena Kenai, que tem ódio por ursos. Tudo piora quando o seu irmão Sitka é assassinado pelo animal e Kenai mata o urso por vingança. Porém, em uma mágica, ele acaba se transformando em um desses animais. O maior problema é que seu irmão mais velho, Denahi, jurou matar o urso, sem saber que era seu irmão. Por isso, ele conta com ajuda do filhote Koda para chegar ao topo de uma montanha e voltar a ser humano.
Joaquin Phoenix (Coringa), Jeremy Suarez (Zambézia) e Jason Raize (Minha Irmã é um Extraterrestre) são alguns dubladores que dão voz a Kenai, Koda e Denahi. Com direção de Aaron Blais (O Rei Leão) e e Robert Walker (Pacto Sinistro), Irmão Urso foi indicado a uma categoria no Oscar. No IMDb tem 6.9 pontos, enquanto é aprovado por 37% da crítica no Rotten Tomatoes.
Irmão Urso segue o indígena Kenai em sua jornada de autodescobrimento — Foto: Reprodução/IMDb Lilo é uma menina que ama cuidar dos animais, resgatando aqueles que precisam de ajuda. A atitude não é aprovada pela irmã mais velha, Nani, mas isso não impede Lilo de levar para casa mais um cachorro que encontra na rua. O animal, porém, é Stitch, um alienígena perigoso e procurado na galáxia. Para ajudar a se esconder, ele finge ser o cachorro de Lilo e, rapidamente, os dois viram amigos.
Lilo e Stitch são dublados por Chris Sanders (Como Treinar o seu Dragão) e Daveigh Chase (O Chamado), enquanto a voz de Nani é de Tia Carrere (True Lies). A direção da animação, que foi indicada a um prêmio no Oscar, é de Dean DeBlois (Como Treinar Seu Dragão) e Chris Sanders (Os Croods). No IMDb, o filme tem 7.3 pontos, enquanto 87% da crítica no Rotten Tomatoes aprova o longa. Lilo & Stitch vai ganhar uma versão live-action, prevista para maio de 2025.
Lilo & Stitch fala sobre uma menina bondosa e um alienígena foragido — Foto: Reprodução/Disney A família Madrigal vive em um local especial, onde todos têm poderes mágicos, com exceção de Mirabel. Por mais que ela tente, a jovem não encontra sua magia e não consegue agradar a sua avó. Em um dia, Mirabel vê a casa mágica em que moram rachando e parte em busca de respostas para salvar a sua família. Porém, para isso, ela precisa conversar com o seu tio Bruno, que abandonou a família há anos e desapareceu.
No elenco de dubladores, Stephanie Beatriz (Brooklyn 99), John Leguizamo (A Era do Gelo) e Wilmer Valderrama (That ‘90s Show) dão voz a Mirabel, Bruno e ao primo Augustín Madrigal. Com direção de Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith, a animação da Disney foi premiada com o Oscar de Melhor Animação. No IMDb, tem média de 7.2 pontos, enquanto é aprovada por 92% da crítica no Rotten Tomatoes.
Encanto é situado na Colômbia e segue a história da mágica família Madrigal — Foto: Reprodução/Disney Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)
🎥Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
18


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/B/SscAPtRrGNnkdkxoIY4w/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro