2 horas atrás 1

Melhores filmes brasileiros de 2025: veja 20 destaques do cinema nacional

Os filmes brasileiros de 2025 não fizeram feio. O público nacional pôde conferir um grande número de lançamentos, seja nas telonas das salas de cinema ou nas telinhas do streaming, que estiveram nas listas de melhores do ano entre os críticos e pelos espectadores. Tivemos mais uma chance de ganhar um segundo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com O Agente Secreto (2025). Outros títulos que quase chegaram à pre-seleção, como Manas (2025), Kasa Branca (2025) e O Último Azul (2025) repercutiram positivamente em outros festivais internacionais. Esses e outros títulos, você pode ver na Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, entre outras plataformas.

Entre obras exclusivas para o streaming como Caramelo (2025) e O Filho de Mil Homens (2025) e longas que engajaram o público a lotar as sessões, como Perrengue Fashion (202) e Chico Bento e A Goiabeira Maraviósa (2024), veja a lista do TechTudo com 20 filmes de destaque neste ano. Em cada item, você encontra informações de enredo, elenco e onde assistir.

 Reprodução/The Movie Database O Último Azul botou o nome do Brasil em festivais no exterior — Foto: Reprodução/The Movie Database

Confira no streaming e nos cinemas os melhores filmes nacionais de 2025:

  1. Caramelo
  2. Câncer com Ascendente em Virgem
  3. Homem com H
  4. Oeste Outra Vez
  5. Vitória
  6. Baby
  7. Manas
  8. Os Enforcados
  9. O Melhor Amigo
  10. Prédio Vazio
  11. Ritas
  12. O Filho de Mil Homens
  13. Ainda Não É Amanhã
  14. Kasa Branca
  15. A Melhor Mãe do Mundo
  16. Chico Bento e A Goiabeira Maraviósa
  17. Perrengue Fashion
  18. Enterre Seus Mortos
  19. O Último Azul
  20. O Agente Secreto

O filme brasileiro que fez o coração de muitos assinantes da Netflix derreter nesse ano foi Caramelo. Dirigido por Rafael Freitas (Sal) e estrelado por Rafael Vitti (Rock Story), Arianne Botelho (A Lei do Amor), Noemia Oliveira (Porta dos Fundos) e Ademara (Sem Filtro), o longa é centrado em Pedro (Vitti), um chef de cozinha que sonha em ter seu próprio restaurante. Mas sua vida se torna um verdadeiro absurdo quando ele encontra um vira-lata caramelo que possui muita fofura, mas um altíssimo potencial para confusões. O longa possui nota 7,1 no IMDb.

 Divulgação/Netflix Caramelo é uma obra brasileira exclusiva da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

2. Câncer com Ascendente em Virgem (2025)

Baseado nas histórias reais da produtora Clélia Bessa, autora da biografia Estou Com Câncer, E Daí?, Câncer com Ascendente em Virgem é uma comédia dramática estrelada por Suzana Pires (Fina Estampa), Marieta Severo (A Grande Família), Nathália Costa (Os Farofeiros), Carla Cristina Cardoso (Os Suburbanos) e Fabiana Karla (Rensga Hits!) disponivel no Globoplay.

A trama semibiográfica tem como protagonista Clara, uma professora de matemática que faz sucesso nas redes sociais como influencer educacional. Sua vida vira do avesso quando ela é diagnosticada com câncer de mama. Ao lado da filha adolescente (Costa), da mãe esotérica (Severo) e de suas amigas, Clara tenta encontrar um novo formato de enxergar sua existência. O longa possui nota 5,3 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Comédia dramática aborda com bom humor temas como câncer e astrologia — Foto: Reprodução/IMDb

O Brasil não esteve indiferente à febre das biografias de grandes astros da música. O nome da vez a estar nas telonas ao invés dos palcos foi o cantor Ney Matogrosso, que teve sua jornada pessoal e artística narrada no musical Homem com H. Dirigido por Esmir Filho (Alguma Coisa Assim) e estrelado por Jesuíta Barbosa (Pantanal), o filme acompanha a trajetória de Ney desde sua infância, quando era vítima do autoritarismo do pai, até seu sucesso nos palcos ao lado da banda Secos e Molhados e em carreira solo.

Caroline Abras (O Mecanismo), Hermila Guedes (O Céu de Suely), Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída), Rômulo Braga (DNA do Crime) e Lara Tremouroux (Filhos da Pátria) compõem o restante do elenco. Presente na Netflix, o filme alcançou nota de 7,9 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Homem com H: 8 dúvidas que ficaram para quem assistiu ao filme na Netflix — Foto: Reprodução/IMDb

4. Oeste Outra Vez (2024)

Ângelo Antônio (Chico Xavier), Rodger Rogério (Bacurau), Antônio Pitanga (Malês) e Babu Santana (Estômago) enfrentam a crise da masculinidade no longa Oeste Outra Vez. O elogiado faroeste dirigido por Erico Rassi (Comeback) se passa no sertão de Goiás. Na região, quatro homens que vivem sendo abandonados pelas mulheres que amam recorrem à violência mútua quando já não há mais sinal de amor e compreensão em seus corações. Disponível no Globoplay, o filme arrecadou nota 7,5 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Longa brasileiro é um faroeste que aborda fragilidades masculinas — Foto: Reprodução/The Movie Database

Após cravar uma pequena participação no oscarizado Ainda Estou Aqui (2024), Fernanda Montenegro protagonizou o drama Vitória, agora presente no Globoplay. O filme dirigido pelo genro Andrucha Waddington (Eu, Tu, Eles) e por Breno Silveira (Gonzaga: De Pai pra Filho) narra a história real de Joana da Paz, moradora do Rio de Janeiro que, por anos e secretamente, filmou ações de traficantes pela janela de seu apartamento.

No longa, Fernanda dá vida a uma versão semificcional de Joana, uma idosa solitária que conta com a ajuda de um jornalista para compartilhar ao mundo tudo o que coletou durante anos. Junto com a atriz estão presentes no elenco Alan Rocha (Doutor Gama), Jeniffer Dias (Terra e Paixão), Sacha Bali (1 Contra Todos), Laila Garin (Chacrinha: O Velho Guerreiro), Thelmo Fernandes (Todo Dia a Mesma Noite) e a cantora Linn da Quebrada. A nota no IMDb é de 7,5.

 Reprodução/IMDb O filme Vitória é baseado em uma história real e tem Fernanda Montenegro no elenco — Foto: Reprodução/IMDb

Exibido no Festival de Cannes no ano passado, Baby chegou aos cinemas em janeiro desse ano já surpreendendo a crítica e o público nacional com um delicado drama romântico com temática LGBTQ+. A trama é centrada em Welington, um adolescente recém-saído de um centro de detenção juvenil. Perambulando pelas ruas sem rumo certo, ele conhece Ronaldo, um homem mais velho que o ensina a sobreviver em situações extremas.

A inicial relação de cumplicidade entre os dois se torna um romance onde cada um expõe suas fragilidades e afetos, além da enorme solidão em viver numa cidade indiferente à dor do casal. O título é estrelado por João Pedro Mariano (Tremembé), Ricardo Teodoro (Pssica), Ana Flávia Cavalcanti (Notícias Populares) e Bruna Linzmeyer (A Força do Querer). Presente no Globoplay, o longa recebeu nota 7,1 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Romance LGBTQIAPN+ esteve entre os mais elogiados do ano — Foto: Reprodução/The Movie Database

Um dos filmes mais pungentes de 2025, Manas esteve na disputa para representar o Brasil no Oscar de 2026. Mesmo não conseguindo a vitória, é obrigatório conferir o novo filme da diretora Marianna Brennand Fortes (Danado de Bom) no Telecine. O filme, que se baseia nas histórias de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó, é estrelado por Dira Paes (Três Graças), Rômulo Braga e a estreante Jamilli Correa.

O enredo é protagonizado por Marcielle, uma adolescente de 13 anos que vive em completa vulnerabilidade social na Ilha do Marajó, localizada no Pará. Pobre e sem grandes oportunidades na vida, ela se torna vítima da violência cometida por barqueiros da região, além do próprio pai. Cansada dos abusos, ela tenta seguir um outro rumo em sua vida. No IMDb, o título recebeu nota 7,8.

 Reprodução/The Movie Database Manas esteve na disputa para representar o Brasil no Oscar — Foto: Reprodução/The Movie Database

Fernando Coimbra, diretor do cultuado O Lobo Atrás da Porta, se inspirou em Macbeth, peça de Shakespeare, para construir o suspense Os Enforcados. Leandra Leal (O Cravo e a Rosa) e Irandhir Santos (Animal Cordial) interpretam Regina e Valério, um casal extremamente ambicioso que quer conquistar poder a qualquer custo. Quando Linduarte, tio de Valério, admite que quer sair do ramo do jogo do bicho, os dois encontram uma oportunidade perfeita para conseguir o que queriam, ainda que de modo arriscado. Presente no Telecine, o longa recebeu nota 7,3 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Thriller brasileiro baseia sua história no submundo do jogo do bicho — Foto: Reprodução/The Movie Database

O cineasta cearense Allan Deberton, que já havia chamado atenção da crítica com a comédia dramática Pacarrete (2019), relançou seu curta O Melhor Amigo (2013), que foi estrelado por um Jesuíta Barbosa no inicío de carreira, em um formato de comédia romântica misturada com um musical pop que oscila entre o “Bolly” e o “Hollywood”. Gabriel Fuentes (Nos Tempos do Imperador), Vinicius Teixeira (Três Graças), Claudia Ohana (Vamp), Mateus Carrieri (Chiquititas) e a cantora Gretchen integram o elenco.

Na nova versão, disponível no Telecine e Amazon Prime Video, vemos novamente a história de Lucas, um arquiteto que viaja para a praia de Canoa Quebrada para superar uma desilusão amorosa. Lá ele reencontra Felipe, um antigo amigo de faculdade que agora trabalha como guia turístico. Mais do que superar seus problemas conjugais, Lucas acaba reacendendo o amor e desejo que nutre pelo amigo. O longa recebeu média de 6,2 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Musical cearense com temática LGBT+ conta com a direção de Allan Deberton — Foto: Reprodução/The Movie Database

Para quem achava que no Brasil não há bons filmes de terror, principalmente sobrenatural, é hora de conhecer Prédio Vazio. O novo filme do diretor Rodrigo Aragão, já conhecido pelas obras gore como A Mata Negra (2018) e Mar Negro (2013), acompanha Luna, uma jovem que está em busca da mãe, que desapareceu em uma festa de carnaval. Em sua busca, ela vai parar em um edifício abandonado repleto de almas sombrias e perturbadoras.

O filme é estrelado por Lorena Corrêa (Silencioso Desespero), Caio Macedo (Ruas da Glória), Leonardo Magalhães (A Noite dos Chupacabra) e Gilda Nomacce (As Viajantes). O longa pode ser visto no Globoplay. No IMDb, a nota do longa é de 5,7.

 Reprodução/The Movie Database Uma mulher em busca da mãe desaparecida dá de cara com um prédio habitado por almas atormentadas — Foto: Reprodução/The Movie Database

Veja a nossa seleção de melhores filmes de 2025 🔥

Rita Lee partiu em 2023, mas só fisicamente. Sua obra e legado ainda continuam vivos entre os fãs e na sétima arte, como mostra o documentário Ritas. Primeira direção dos editores Oswaldo Santana (Santo Maldito) e Karen Harley (Os Enforcados), o longa investiga o talento e vida pessoal da artista, além da sua capacidade de se metamorfosear artísticamente. Todo o documentário é guiado pela própria Rita Lee, por meio de entrevistas dadas em vida. Presente no Globoplay, o documentário recebeu 7,8 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Documentário dirigido por Oswaldo Santana aborda as diferentes facetas de Rita Lee — Foto: Reprodução/The Movie Database

12. O Filho de Mil Homens

Os fãs do escritor luso-angolano Walter Hugo Mãe aguardam com grande expectativa a adaptação do romance O Filho de Mil Homens no catálogo da Netflix. Dirigido por Daniel Rezende, o drama é protagonizado por Crisóstomo, um pescador solitário que sempre quis ter um filho. Sua dor é diminuída com a chegada de Camilo, um menino órfão que deseja ser amado. Outras pessoas com dores pessoais se cruzam com o pescador e seu novo filho. O elenco é formado por Rodrigo Santoro (Westworld), Johnny Massaro (Verdades Secretas 2), Miguel Martines, Rebeca Jamir e Zezé Motta (Fuzuê). No IMDb, os usuários deram nota de 7,3.

 Divulgação/Netflix O Filho de Mil Homens: 5 curiosidades sobre o filme da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix

Filme de estreia da diretora e roteirista pernambucana Milena Times, Ainda Não é Amanhã aborda com sensibilidade temas delicados como gravidez na adolescência e aborto. No longa, a estudante universitária Janaína se torna a primeira pessoa de sua família a chegar no ensino superior. De origem humilde, a garota sofre um baque quando descobre que está grávida do namorado. Agora, ela está em dúvida se deve ou não dar continuidade à gestação.

Estão no elenco Mayara Santos (Entre Quatro Paredes), Bárbara Vitória (Terceiro Andar), Clau Barros, Cláudia Conceição e Mário Victor. O longa pode ser alugado no YouTube e Apple TV+. No IMDb, Ainda Não é Amanhã recebeu nota 7,7.

 Reprodução/The Movie Database Uma adolescente da periferia de Recife tem uma gravidez inesperada justamente quando entra na universidade — Foto: Reprodução/The Movie Database

Conhecido no meio do stand up do Rio de Janeiro, Big Jaum se tornou a estrela do drama Kasa Branca, obra do diretor Luciano Vidigal (Cidade de Deus: 10 Anos Depois). Jaum interpreta Dé, um adolescente periférico que cuida da avó, que está em fase terminal de Alzheimer. Mesmo com as adversidades ocasionadas pela falta de dinheiro e de um plano de saúde eficiente, Dé reúne seus amigos para garantir a sua vó uma partida digna.

Outros nomes presentes no elenco são Teca Pereira (The Changeling), Gi Fernandes (Os Outros), Babu Santana e Roberta Rodrigues (Cidade de Deus). Presente no Telecine e Amazon Prime Video, o filme recebeu nota 7,2 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Um adolescente conta com a ajuda dos amigos para proporcionar os últimos dias felizes à vó, que sofre de Alzheimer — Foto: Reprodução/The Movie Database

15. A Melhor Mãe do Mundo

A maternidade está novamente no centro do novo filme da diretora Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta). Em A Melhor Mãe do Mundo, vemos a luta diária de Gal, uma catadora que foge de casa junto com os filhos para dar um fim aos abusos de seu marido Leandro. Para não desanimar as crianças, ela inventa um cenário de imaginação e afeto como forma de esconder a dureza que é viver nas ruas.O elenco é formado por Shirley Cruz (Carcereiros), Seu Jorge (Medida Provisória), Katiuscia Canoro (Zorra Total) e a cantora Luedji Luna. O filme está presente na Netflix e acumula nota 7,4 no IMDb.

 Reprodução/The Movie Database Drama brasileiro narra a jornada de lutas de uma mãe pobre que quer um futuro melhor para os filhos — Foto: Reprodução/The Movie Database

16. Chico Bento e A Goiabeira Maraviósa (2024)

Depois da série de filmes da Turma da Mônica, chegou a vez do caipirinha Chico Bento ganhar seu próprio longa live action. Em Chico Bento e a Goiaba Maraviósa, o garoto do interior tem como única felicidade da vida ir na propriedade de Nhô Lau para roubar goiabas, deixando o fazendeiro furioso. Mas Chico fica triste quando descobre que a construção de uma estrada pode acabar com a árvore da sua felicidade.

Para impedir a derrubada da goiabeira, Chico se junta com os amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade da Vila Abobrinha. Disponível no Amazon Prime Video, o longa é estrelado pelo influencer mirim Isaac Amendoim no papel principal e Pedro Dantas, Anna Julia Dias, Lorena de Oliveira, Augusto Madeira (Domingo), Luis Lobianco (Vale Tudo) e Débora Falabella (Avenida Brasil) nos demais papéis principais. No IMDb, a nota é de 7,4.

 Divulgação/Prime Video Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (2024) — Foto: Divulgação/Prime Video

17. Perrengue Fashion (2025)

Ingrid Guimarães está entre as principais estrelas da comédia na sétima arte brasileira, graças a trabalhos como De Pernas pro Ar (2010) e Loucas pra Casar (2015). Em Perrengue Fashion, seu mais novo trabalho, a comediante interpreta Paula Pratta, uma influencer de moda que está prestes a encabeçar uma campanha de Dia das Mães de grande porte. Porém, ela descobre que seu filho Cadu abandonou a faculdade no exterior para se dedicar ao ativismo ambiental na Amazônia.

Junto com seu assistente atrapalhado Taylor, Paula tenta trazer seu filho de volta ao meio urbano. Mas o que ela não esperava é que, nesse processo cheio de trapalhadas, ela reavaliasse o que é mais importante em sua vida. O filme está presente no Amazon Prime Video e ainda conta com a presença de Filipe Bragança (Elas por Elas), Rafa Chalub, Michel Noher (Sete Vidas), Késia (Mussum, O Filmis), Jonas Bloch (Viva a Vida) e Cris Vianna (Império). No IMDb, a nota é de 5,8.

 Reprodução/The Movie Database Comédia estrelada por Ingrid Guimarães, Rafa Chalub e Filipe Bragança esteve entre os grandes lançamentos do ano — Foto: Reprodução/The Movie Database

18. Enterre Seus Mortos (2025)

Depois de Ainda Estou Aqui, o Globoplay investiu em um segundo filme original que teve lançamento nos cinemas. Enterre Seus Mortos é uma obra de suspense que oscila entre o western e o apocalíptico. A história é narrada pelo ponto de vista de Edgar, um homem de poucas palavras encarregado de retirar animais mortos das estradas. Ao lado de Tomás, um padre que é seu companheiro de trabalho, e Nete, sua chefe, Edgar desconfia que o mundo não será mais o mesmo.

No elenco, estão presentes Selton Mello (O Auto da Compadecida 2), Marjorie Estiano (Sob Pressão), Danilo Grangheia (O Roubo da Taça), Betty Faria (Tieta) e Gilda Nomacce (Cidade Invisível), atriz que viralizou ao dar um grito ao vivo em uma emissora de TV. O filme ainda está na janela de lançamento nos cinemas e não chegou ao catálogo do Globoplay. No IMDb, a nota é de 5,3.

 Reprodução/The Movie Database Enterre Seus Mortos é um suspense estrelado por Selton Mello — Foto: Reprodução/The Movie Database

Junto com Manas e Kasa Branca, O Último Azul esteve entre os pré-selecionados nacionais a entrar na disputa pelo Oscar no próximo ano. Exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim, o longa de drama distópico dirigido por Gabriel Mascaro (Boi Neon) e protagonizado por Denise Weinberg (Greta) e Rodrigo Santoro se passa em um mundo futurista e decadente onde os idosos são realocados em comunidades afastadas com o questionável intuito de lhes oferecerem uma "velhice digna".

Entre este grupo, está Tereza, uma mulher que antes de ser mandada embora para o local decide partir em uma viagem solitária pelas estradas e rios de Manaus. No meio do caminho ela conhece Cadu (Santoro), um marinheiro que pode mostrar à Tereza um vislumbre do seu futuro. O longa ainda está na janela de exibição e não tem data definida para chegar no streaming. No IMDb, a nota do filme é de 7,2. Já no Rotten Tomatoes, o filme nacional está com aprovação de 100% entre a crítica.

 Reprodução/The Movie Database Filme estrelado por Selton Mello e Denise Weinberg teve ótima repercussão no exterior — Foto: Reprodução/The Movie Database

Após anos sem estrelar um filme brasileiro, o hoje astro internacional Wagner Moura (Guerra Civil) estrelou O Agente Secreto, novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho (Bacurau). A trama de suspense e drama se passa no ano de 1977, época em que professor universitário Marcelo (Moura) retorna à Recife para reencontrar o filho e fugir de um destino cruel. Entretanto, um antigo desafeto contrata dois assassinos de aluguel para fazer Marcelo pagar por uma rixa mal-resolvida no passado.

O longa está pré-selecionado em duas categorias do Oscar de 2026: Melhor Filme Internacional e Direção de Elenco (inédita no próximo ano). Fazem parte do elenco Tânia Maria (Bacurau), Maria Fernanda Cândido (O Traidor), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Udo Kier (Suspiria) e Thomás Aquino (Os Outros). Ainda presente nos cinemas, O Agente Secreto recebeu nota 8 no IMDb e aprovação de 98% (selo "fresh") no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Suspense político estrelado por Wagner Moura está na lista de pré-selecionados para o Oscar — Foto: Reprodução/The Movie Database

Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes (1, 2)

🎥 Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Filmes que são 10/10 e merecem ser assistidos!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro