10 meses atrás 17

12 filmes de suspense coreanos que superam muitos thrillers de Hollywood

Os filmes de suspense coreanos têm cada vez mais notoriedade global, com destaque entre a crítica e o público e, por vezes, superando várias produções de Hollywood. Os cineastas sul-coreanos adicionam ao gênero ritmo próprio que os tornam singulares diante do que o ocidente está acostumado. Combinando folclore asiático com mistérios complexos e desfechos dilacerantes, thrillers como Memórias de Um Assassino (2003), Oldboy (2003) e Parasita (2019), já se tornaram grandes clássicos do cinema. Por sorte, essas e outras obras estão disponíveis em streamings como Amazon Prime Video, Netflix, Max (antiga HBO Max) e mais.

Pensando em quem quer conhecer os filmes de suspense da Coreia, o TechTudo selecionou 12 thrillers indispensáveis que não perdem nada para os tradicionais de língua inglesa. A seguir, confira os títulos, enredos, elenco principal, repercussão e onde assistir cada um.

 Divulgação/X/Netflix A Ligação (2020) é uma produção original da Netflix que combina suspense psicológico com terror — Foto: Divulgação/X/Netflix

Na lista organizada pelo TechTudo, você irá encontrar filmes de suspense coreanos que superam muitos thrillers de Hollywood. São eles:

1. Memórias de Um Assassino (2003)

Iniciando a lista, esse thriller é baseado em um evento real, ocorrido em Hwaseong e considerado o primeiro registro de um serial killer na Coreia do Sul. Nos anos 1980, uma cidade do interior do país começa a sofrer com o assassinato misterioso de várias mulheres, com requintes de crueldade que incluíam tortura e violência sexual. Sem conseguir avançar nas investigações, os detetives locais recebem o reforço de outro policial da capital que está convencido que as mortes foram cometidas por um assassino em série.

O desespero toma conta dos agentes à medida que as mortes seguem acontecendo enquanto eles tentam encontrar uma forma de alinhar seus métodos e achar pistas. Com direção de Bong Joon Ho (Parasita), Memórias de um Assassino atingiu avaliações de 8.1 no agregador IMDb e índice de 95% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes. O elenco conta com atuações de Song Kang-ho (Parasita), Kim Roi-ha (Monster) e Kim Sang-kyung (Pânico na Torre) no papel dos detetives. O filme Memórias de Um Assassino está disponível no Mubi.

 Reprodução/IMDb Memórias de um Assassino é inspirado nos fatos ocorridos durante o primeiro registro oficial de um serial killer na Coreia do Sul — Foto: Reprodução/IMDb

Aclamado pela crítica e público, o thriller conta a história de Dae-Su, um homem que passa 15 anos como em uma prisão particular sem explicação, enquanto no mundo exterior era injustamente acusado do assassinato de sua esposa. Anos depois, ele é liberado de forma repentina e decide dedicar sua vida a encontrar seu sequestrador e se vingar. No caminho, Dae-Su conhece Mi-do, uma jovem enigmática que está disposta a ajudá-lo.

Sob direção do cineasta Park Chan-wook (Sede de Sangue), Oldboy é estrelado por Choi Min-sik (Exhuma), Yoo Ji-tae (O Curandeiro) e Kang Hye-jung (Miss Ripley). O aclamado suspense sul-coreano conquistou nota 8.3 no agregador IMDb e 82% de aprovação da crítica no Rotten. O longa está disponível direto no Mubi ou com o canal via Amazon Prime Video.

 Reprodução/IMDb Oldboy é um clássico do suspense sul-coreano que narra uma história de vingança — Foto: Reprodução/IMDb

Considerada uma das histórias de vingança mais perturbadoras do cinema, a trama aqui gira em torno de Soo-hyun, interpretado por Lee Byung-hun (Round 6), um agente secreto que teve sua esposa grávida brutalmente assassinada por um serial killer canibal. Diante da tragédia, ele decide fazer justiça com as próprias mãos. Em vez de simplesmente eliminar o criminoso, ele inicia um jogo sádico de perseguição e tortura.

Os atores Choi Min-sik (Oldboy) e Jeon Gook-hwan (O Arco) completam o elenco principal do filme, enquanto a direção é do cineasta Kim Jee-woon (A Era da Escuridão). Com repercussão expressiva nos agregadores, a produção alcançou nota 7.8 no IMDb e 8.2 no My Drama List. Eu vi O Diabo está disponível no catálogo da Darkflix+.

 Divulgação/IMDb Eu vi O Diabo (2010) acompanha a vingança de um homem que teve sua esposa assassinada enquanto estava grávida — Foto: Divulgação/IMDb

Combinando suspense com terror folclórico, este longa conta a história de um vilarejo tranquilo que passa a ser atormentado por uma série de mortes bizarras. Os locais apontam que o principal suspeito dos assassinatos é um japonês amaldiçoado que acabou de se mudar para a cidade e foi flagrado com atitudes suspeitas. Quem cuida do caso é o policial Jong-Goo, que além de parar as mortes precisa correr contra o tempo para salvar a vida de sua filha, após ela adoecer misteriosamente.

O longa foi indicado em quatro categorias no Asian Film awards, com Na Hong-jin (Mar Sangrento) vencendo como melhor diretor. Nos agregadores a obra conquistou notas 7.8 no agregador IMDb e 8.2 no portal My Drama List. Já no Rotten Tomatoes, atingiu 99% de aprovação da crítica. O elenco é protagonizado por Lee Byung-hun (Zona de Risco), Choi Min-sik (Oldboy) e Jeon Gook-hwan (O Arco). O título Eu Vi o Diabo está disponível no catálogo da Darkflix+.

 Divulgação/IMDb O Lamento (2016) — Foto: Divulgação/IMDb

Esta é outra produção sul-coreana que consegue superar diversos outros filmes hollywoodianos do gênero. Vencedor de quatro prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme, o longa combina suspense, drama e crítica social de forma inovadora. A trama acompanha uma família de baixa renda que vê a chance de mudar de vida ao se infiltrar na casa de uma família rica. Aos poucos, cada membro assume um cargo na mansão sem que os patrões saibam de sua verdadeira relação. No entanto, um acidente durante uma festa na mansão desencadeia consequências inesperadas.

O thriller do aclamado diretor sul-coreano Bong Joon Ho também conquistou a Palma de Ouro em Cannes, em 2019. Nos agregadores, o longa foi avaliado com nota 8.5 no IMDb e 99% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O elenco principal é estrelado pelos atores Song Kang-ho, Choi Woo-shik (Nosso Eterno Verão) e Park So-dam (O Jogo da Morte). O filme Parasita está presente nos streamings Max (antiga HBO Max), Amazon Prime Video e Telecine.

 Reprodução/IMDb Parasita narra a história de uma família em decadência financeira que se infiltra na mansão de uma família de ricaços — Foto: Reprodução/IMDb

Este thriller erótico é outra grata surpresa do cinema sul-coreano envolvendo mistério, paixão e intrigas familiares. O enredo segue Lee Eun-yi, uma mulher contratada para trabalhar como babá e empregada doméstica de uma família de aristocratas, que acaba envolvida em um relacionamento proibido com o patrão. A relação provoca revolta na esposa e na governanta da casa, que possui uma relação esquisita com o casal. As duas iniciam uma conspiração contra Eun-yi, que não pretende sofrer sem revidar.

O longa, dirigido por Im Sang-soo (The Old Garden), gerou polêmicas no festival de cinema de Cannes por causa das cenas quentes, enquanto as atuações dos protagonistas Jeon Do-yeon (Kill Boksoon) e Lee Jung-jae (Round 6) são elogiadas pela crítica. Nos agregadores, o filme obteve nota 6.4 no IMDb e 69% de apoio da crítica no Rotten Tomatoes. O filme A Empregada está disponível no Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb A Empregada (2011) é um suspense erótico estrelado por Jeon Do-yeon (Kill Boksoon) e Lee Jung-jae (Round 6) — Foto: Divulgação/IMDb

7. Decisão de Partir (2022)

Outra obra do diretor Park Chan-wook (Oldboy) marca presença na lista misturando mistério policial e romance proibido em uma trama envolvente. O enredo é centrado em Hae-jun, um detetive experiente que investiga a morte de um alpinista amador que trabalhava na imigração. A principal suspeita é a viúva da vítima, uma mulher enigmática que trabalha como cuidadora de idosos. À medida que se aproxima da mulher para solucionar o caso, ele se vê cada vez mais envolvido por ela, embarcando em um jogo perigoso entre dever e desejo.

Indicado para representar a Coreia no Melhor Filme Internacional no Oscar 2022, a trama conta com elenco famoso com nomes como Park Hae-il (Memórias de um Assassino), Tang Wei (Desejo e Perigo), Lee Jung-hyun (Parasyte - The Grey) e Go Kyung-pyo (Reply 1988). Nos agregadores, o longa foi aclamado pela crítica, conquistando 7.3 no IMDb e 94% no Rotten Tomatoes. O título está disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Reprodução/IMDb Decisão De Partir (2023) é um thriler policial com romance proibido — Foto: Reprodução/IMDb

Inspirado no romance japonês de Haruki Muraka, o suspense se desenvolve em torno de um triângulo amoroso nada convencional. Jong-su é um rapaz introvertido e tranquilo que tem sua solidão brevemente interrompida quando reencontra Hae Mi, uma amiga de infância com quem ele vive um breve romance antes da jovem viajar para África. Mais tarde, ao retornar, Hae Mi aparece com Ben, um homem rico e misterioso que tem um hobby peculiar.

Sob direção de Lee Chang-dong (Sol Secreto), o filme traz Yoo Ah-in (#Alive), Steven Yeun (Treta) e Jeon Jong-seo (A Bailarina) interpretando os protagonistas. A produção conquistou avaliação de 7.5 no agregador IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme Em Chamas está disponível no Belas Artes À La Carte.

No filme Em Chamas (2018) o ator  Yoo Ah-in (#Alive) interpreta o jovem Jong-su — Foto: Reprodução/IMDb No filme Em Chamas (2018) o ator Yoo Ah-in (#Alive) interpreta o jovem Jong-su — Foto: Reprodução/IMDb

9. O Homem de Lugar Nenhum (2010)

Com Won Bin (A Irmandade da Guerra) e Kim Sae-ron (Cães de Caça) no elenco principal, este thriller de ação acompanha a trajetória de Tae-shik, um ex-agente solitário que acaba envolvido com a máfia após sua vizinha drogada esconder uma mercadoria em sua loja. Ele possui uma relação fraternal com a filha da mulher e, por isso, ao perceber que a menina está em perigo, decide ir atrás dos criminosos para resgatar a garota. Dirigido por Lee Jeong-beom (Rocky Handsome), o longa conquistou nota 7.7 no agregador IMDb e 8.8 no My Drama List. O filme O Homem de Lugar Nenhum está disponível no Runtime.

 Reprodução/IMDb O Homem de Lugar Nenhum (2010) é protagonizado por Won Bin (A Irmandade da Guerra) — Foto: Reprodução/IMDb

Misturando ficção científica e suspense, A Ligação é um thriller repleto de reviravoltas que mantém o espectador imerso até o desfecho. A trama acompanha Seo-yeon, uma jovem de 28 anos que retorna à sua antiga casa no interior da Coreia do Sul, onde seu pai faleceu em um incêndio. Durante a visita, ela descobre um telefone que misteriosamente a conecta a uma mulher que viveu no mesmo local vinte anos antes.

O que começa como um contato inesperado logo se transforma em um jogo perigoso, trazendo à tona segredos sombrios e traumas do passado. Estrelado por Park Shin-hye, conhecida por seus papéis em Médicos em Colapso e Juíza do Inferno, e Jeon Jong-seo (Em Chamas), o filme é dirigido pelo jovem cineasta Chung-Hyun Lee (Bargain). Disponível na Netflix, a produção recebeu nota 7.1 no IMDb e índice de 100% de aclamação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb A Ligação é estrelado por Park Shin-hye (Médicos em Colapso) e Jeon Jong-seo (Em Chamas) — Foto: Divulgação/IMDb

11. Rastros de Um Sequestro (2017)

Este intrigante suspense da Netflix é estrelado por Kang Ha-neul (Os Herdeiros) e Kim Mu-yeol (A Rainha Woo). O enredo acompanha a história de um jovem que desaparece misteriosamente e retorna 19 dias depois, sem qualquer lembrança do que aconteceu. No entanto, seu irmão mais novo percebe mudanças sutis em seu comportamento e começa a suspeitar que ele não é quem afirma ser. A produção do diretor Jang Hang-jun (Rebound), angariou avaliação de 7.4 no agregador IMDb e 83% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb O ator sul-coreano Kang Ha-neul (Amantes da Lua) interpreta o irmão desaparecido em Rastros de Um Sequestro — Foto: Divulgação/IMDb

12. Bônus: Mother - A Busca Pela Verdade (2009)

Por fim, a lista encerra com este thriller que narra a história de Hye-ja, uma mulher viúva que cuida de seu único filho sozinha. O rapaz tem uma personalidade excêntrica e exige cuidados por conta de seus problemas mentais. Em uma noite, após beber, ele segue uma jovem colegial que no dia seguinte aparece morta. O homem se torna o principal suspeito da polícia, mas sua mãe não vai medir esforços para provar sua inocência.

O suspense psicológico conta com atuações de Kim Hye-Ja (Radiante) e Won Bin (A Irmandade da Guerra) no papel dos protagonistas, enquanto a direção é de Bong Joon Ho. Com uma repercussão expressiva nos agregadores, a obra angariou nota 7.7 no IMDb e 96% de aprovação da crítica no RT, com selo fresco. Atualmente o filme não está disponível em streaming.

 Reprodução/My Drama List Mother: A Busca Pela Verdade (2009) uma mãe vai atrás do verdadeiro assassino para provar a inocência de seu filho — Foto: Reprodução/My Drama List

🎥O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

O que é Dorama? Veja o que significa e principais produções do gênero

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro