9 meses atrás 16

12 filmes 'para meninas' clássicos que todo mundo deveria assistir

Os filmes para meninas são aqueles focados na temática feminina, com protagonistas carismáticas que vivem os dilemas que a maioria das mulheres passam. Porém, isso não quer dizer que obras como O Diário da Princesa (2001), As Patricinhas de Beverly Hills (1995) e Legalmente Loira (2001) não sejam perfeitos para uma maratona que inclui toda a família. Por sorte, esses e outros filmes da lista, que marcaram diversas gerações, estão disponíveis em plataformas como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e outros.

Pensando em quem curte filmes desse tipo, o TechTudo reuniu uma lista de produções consideradas femininas, mas que valem muito apenas serem assistidos por qualquer pessoa e em qualquer ocasião. São leves e divertidos, perfeitos para ver em família, entre amigos ou sozinho. A seguir, você confere os títulos e todos os detalhes como sinopse, elenco, repercussão e onde assistí-los.

 Reprodução/IMDb Matilda é baseado em um livro infantil de enorme prestígio — Foto: Reprodução/IMDb

Nesta lista, você vai conhecer os seguintes filmes sobre o universo feminino:

  1. Meninas Malvadas (2004)
  2. O Diário da Princesa (2001)
  3. Matilda (1996)
  4. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
  5. Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar (2003)
  6. De Repente 30 (2004)
  7. Confissões de uma Adolescente em Crise (2004)
  8. Fala Sério, Mãe! (2017)
  9. Legalmente Loira (2001)
  10. Sexta-Feira Muito Louca (2003)
  11. Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005)
  12. Programa de Proteção para Princesas (2009)

1. Meninas Malvadas (2004)

Meninas Malvadas é um grande clássico juvenil dos anos 2000. A história começa quando Cady Heron retorna aos Estados Unidos com seus pais cientistas. A experiência do ensino médio é única para a garota, já que passou toda sua vida sendo educada em casa. Desde os primeiros dias de aula, Cady é ensinada sobre é a dinâmica de popularidade e panelinhas. A escola vive sob o "reinado" de Regina George, a menina mais popular do colégio e suas amigas Karen Smith e Kate Williams. Para tentar acabar com o grupo Cady se junta a elas, mas tudo sai do controle muito rapidamente.

O filme é estrelado por Lindsay Lohan (Operação Cupido), como Cady. As populares são interpretadas por Rachel McAdams (Diário de Uma Paixão), como Regina George, Amanda Seyfried (Mamma Mia), como Karen Smith e Lacey Chabert (Natal em Roma), como Gretchem Williams. Aaron, o interesse romântico de Cady, é interpretado por Jonathan Bennett (Doze é Demais). Com nota 7.1 no IMDb, o longa se tornou icônico com cenas e piadas que seguem fazendo sucesso. A frase “Às quartas usamos rosa” se tornou viral e já motivou muitas pessoas a repetirem a tradição das meninas malvadas. Você pode assisti-lo no Amazon Prime Video.

 Reprodução/IMDb Meninas Malvadas, estrelado por Lindsay Lohan, é clássico dos anos 2000 — Foto: Reprodução/IMDb

2. O Diário da Princesa (2001)

Inspirado na série de livros da autora Britânica Meg Cabot, O Diário da Princesa traz à tona uma história que várias meninas sonharam em viver: descobrir que é uma princesa de um reino desconhecido. Mia é uma adolescente comum dos Estados Unidos. Desajeitada e pouco vaidosa, a menina não atrai atenção de ninguém além de sua melhor amiga Lilly e Michael, que é secretamente apaixonado por Mia. Inesperadamente, Mia conhece sua avó Clarisse e descobre estar na linha de sucessão de Genovia, um pequeno e desconhecido país europeu.

O elenco conta com nomes de peso desde a veterana Julie Andrews (A Noviça Rebelde), como a avó Clarisse, até Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), que na época estreava no cinema. Também fazem parte do elenco os atores Heather Matarazzo (Pânico 3), como Lilly, e Robert Schwartzman (A Discussão), como Michael. O filme, que alcançou 6.4 no IMDb, tornou-se um clássico juvenil e motivou o lançamento de uma continuação. Em 2024, a atriz confirmou o lançamento do terceiro filme em um vídeo para suas redes sociais. Enquanto o terceiro filme não está disponível, você pode conferir o primeiro e o segundo no Prime Video ou no Disney+.

 Reprodução/IMDb O Diário da Princesa é um dos primeiros filmes de Anne Hathaway — Foto: Reprodução/IMDb

Matilda é uma jovem dotada de poderes especiais que passou sua vida sendo negligenciada pelos pais. A jovem passava o dia inteiro dentro de casa, sendo responsável por todos os afazeres. Contudo, quando seus pais percebem que ela tem um dom, decidem matriculá-la na escola, achando que a instituição daria um jeito na menina. Porém, apesar de estar sempre sendo vigiada pela terrível diretora, é lá que ela encontra a professora Honey, que é a primeira pessoa que a trata com carinho e afeição, ensinando-a a ser quem ela realmente é.

A protagonista é vivida por Mara Wilson (Uma Babá Quase Perfeita), enquanto seus pais Harry e Zinnia são interpretados por Danny Devito (It's Always Sunny in Philadelphia) e Rhea Perlman (Barbie), respectivamente. Também estão no elenco as atrizes Embeth Davidtz (O Diário de Bridget Jones), no papel da professora gentil, e Pam Ferris (Jane Eyre), como a diretora má. O filme marcou uma geração de crianças e jovens, que admiravam a inteligência e sagacidade de Matilda e temiam a figura da diretora Aghata Trunchbull. O sucesso garantiu nota 7 no IMDb. Você pode conferir esse clássico dos anos 90 através do Prime Video, da Apple Tv ou da Max.

 Reprodução/IMDb Matilda — Foto: Reprodução/IMDb

4. As Patricinhas de Bervely Hills (1995)

As Patricinhas de Bervely Hills conta a história de Cher, uma adolescente que divide seu tempo entre a escola, os amigos e, claro, as compras. Rica e popular, Cher também gosta de se intrometer em assuntos alheios e decide fazer uma boa ação: servir de cupido para dois professores solitários. Além disso, Cher também "adota" Tai, uma menina recém-chegada na escola, fazendo com que ela se torne estilosa e popular. Ao mesmo tempo, a chegada do seu meio-irmão Josh abala completamente a vida de Cher, que passa a ver o rapaz com outros.

Ao longo da narrativa, a comédia divide espaço com romance ao desenvolver a relação de Josh e Cher, cujas diferenças não são tão grandes quanto eles imaginam. O filme também traz um lado mais humanizado do estereótipo das patricinhas. Estão no elenco Alicia Silverstone (De Volta ao Baile), como Cher, Paul Rudd (Homem-Formiga), como Josh, Brittany Murphy (Grande Menina, Pequena Mulher), como Tai, e Stacey Dash (Um Maluco no Pedaço), como Dionne, a melhor amiga da protagonista. Alcançou nota 6.9 no IMDb e está disponível no Globoplay.

 Reprodução/IMDb Cher (Alicia Silverstone), Tai (Brittany Murphy) e Dionne (Stacey Dash) vivem a vida dos sonhos de toda adolescente rica em As Patricinhas de Beverly Hills — Foto: Reprodução/IMDb

5. Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar (2003)

Lizzie McGuire é uma atrapalhada garota americana que acabou de ter uma catastrófica festa de formatura. A jovem deposita suas expectativas na excursão à Itália com seus amigos Kate, Gordo e Ethan. Mas a viagem não ocorre como ela espera, já que Lizzie é confundida com Isabella, uma cantora famosa no país. O engano dá início a uma sucessão de confusões inesperadas, principalmente ao colocar Paolo, o ex-namorado de Isabela , no caminho da garota. Assim, a jovem se vê diante de uma dúvida que ela não esperava: vale a pena abandonar sua vida normal pelos palcos e holofotes?

A comédia é uma espécie de continuação da série Lizzie McGuire, exibida pelo Disney Chanel e focada nas trapalhadas da menina em sua vida no ensino médio. Ambas foram protagonizadas por Hillary Duff (A Nova Cinderela). No elenco do filme, também estão presentes os atores Adam Lamberg (As Aventuras de Max Keeble), como Gordo, Ashlie Brillaut em seu único projeto na TV, como Kate, e Cleyton Snyder (NCIS: Investigação Naval ), como Ethan. O papel de Paolo ficou com o ator Yani Gellman (Chefe dos Chefes). Lizzie McGuire – Um sonho Popstar tem uma pontuação de 5.6 no IMDb e pode ser assistido no Prime Video.

 Disney/Reprodução Lizzie McGuire - Um Sonho Popstar traz os personagens da série Lizzie McGuire em uma nova e fascinante aventura — Foto: Disney/Reprodução

Todo adolescente já quis ser adulto ao menos uma vez na vida. Com Jenna Rink, isso também aconteceu. Depois de ser esquecida em sua própria festa de 13 anos, a menina clama para virar adulta logo. A diferença é que ela tem seu desejo concedido e, repentinamente, acorda com 30 anos. Jenna se vê em um belo apartamento, com uma carreira consolidada como jornalista. Contudo, ao ver os caminhos que sua vida percorreu, ela percebe que a realidade é diferente do sonho. A jovem, ainda atordoada, esforça-se para descobrir por que se afastou de seu melhor amigo Matt, agora prestes a se casar.

Quem protagoniza o longa é Jennifer Garner (Minhas Adoráveis Ex-Namoradas), na versão adulta Jenna Rink, e Christa B. Allen (Desejo Fatal), na versão adolescente. Quem faz o papel de Matt é Mark Rufallo (Os Vingadores). Judy Greer (Vestida Para Casar) e Andy Serkis (Pantera Negra) são alguns nomes que compõem o elenco. O filme é repleto de cenas engraçadas e românticas, mas uma das cenas que mais conquistou o público foi a dança ao som de Thriller, do Michael Jackson. Disponível no Prime Video, a produção alcançou nota 6.3 no IMDb.

 Divulgação/IMDb De Repente 30 (2004) — Foto: Divulgação/IMDb

7. Confissões de Uma Adolescente em Crise (2004)

Lola é uma adolescente que vive na agitada Nova York. Ela está acostumada a ser o centro de tudo, sendo a menina mais popular da escola onde estuda. Mas quando seus pais se mudam para uma cidade pacata em Nova Jersey, seu mundo desaba. Inserida em uma nova escola, Lola perde seu posto de protagonista. A garota passa a mirar em Carla Santini, para quem os holofotes da nova escola estão virados, e assume a função de tomar seu lugar. Ainda mais importante que isso para a protagonista é o sonho de virar uma estrela. O filme foca na comédia, mas também possui uma pitada de musical com cenas de música e dança.

Mais uma vez, Lindsay Lohan (Sorte no Amor) estrela no papel da protagonista Lola, enquanto sua rival é interpretada por Megan Fox (Transformers). Além delas, Alisson Pill (Young Weather), Adam Garcia (Morte no Nilo) e Sara Sugarman (Os Irmãos Versace) compõem o elenco. Confissões de uma Adolescente em Crise foi produzido pelo mesmo estúdio de Sexta-Feira Muito Louca e O Diário da Princesa e, assim como eles pode ser assistido tanto no Prime Video, como no Disney+. O filme alcançou nota 4,7 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Confissões de uma Adolescente em Crise é mais um filme com Lindsay Lohan — Foto: Reprodução/IMDb

8. Fala Sério, Mãe! (2017)

Com uma história tipicamente brasileira, Fala Sério, Mãe vai te fazer rir e se emocionar na mesma proporção. Baseada no livro homônimo de Thalita Rebouças, a história gira em torno do crescimento de Maria de Lourdes, mais conhecida como Malu, e da relação com sua mãe. O filme passa por diferentes situações e fases da vida de mãe e filha das duas: a amamentação, as festas infantis, a puberdade, o primeiro emprego de Malu, até a batalha pelo sonho de morar fora. O filme também mostra a relação de família entre a menina, o pai e seus irmãos, trazendo algumas cenas de outros livros da série “Fala Sério”. Essa é uma daquelas adaptações que conquista e conecta os espectadores, mesmo que eles não tenham lido o livro antes. O filme é a pedida perfeita para assistir com a família, mas atenção: risco de terminá-lo aos prantos ao lado de seus entes queridos.

Estrelando essa comédia nacional, estão as atrizes Larissa Manoela (Cúmplices de Um Resgate), no papel de Malu, e Ingrid Guimarães (De Pernas Pro Ar), no papel de sua mãe. O filme também conta com os coadjuvantes Marcelo Laham (Celebridade), como pai de Malu, João Guilherme (De Volta aos 15), que interpreta o namorado Nando, e uma participação especial do cantor Fábio Jr. Fala Sério, Mãe reflete sobre amor, relações familiares e as dificuldades da maternidade. Vale a pena conferir essa obra, que está disponível no Prime Video junto com outras adaptações baseadas nos livros de Thalita Rebouças. O longa alcançou nota 6.1 no IMDb.

 Reprodução/Camisa Listrada Fala Sério Mãe!: mãe e filha são interpretadas por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela — Foto: Reprodução/Camisa Listrada

9. Legalmente Loira (2001)

O filme Legalmente Loira veio ao mundo para desmistificar a ideia de que meninas vaidosas não são estudiosas e inteligentes. Elle Woods tem a vida que toda garota deseja: é presidente de sua fraternidade, popular e ainda por cima namora Warner Huntington III, o garoto dos sonhos de qualquer uma. Mas o que ela não espera é que seu conto de fadas está prestes a ruir. Esperando ser pedida em casamento, Elle é surpreendida com um término. Determinada a reconquistá-lo, a patricinha dá início à sua jornada de entrar para Harvard, no mesmo curso de seu ex. O que ela não sabe é que sua aprovação não resolve seus problemas. Pelo contrário, a força ainda mais a conquistar seus objetivos e vencer seus obstáculos, mesmo que precise enfrentar todos aqueles que desacreditam de sua capacidade. Enquanto se esforça para permanecer na universidade e destacar-se, a menina conhece Emmett Richmond, um assistente de ensino jurídico que balança o coração da mocinha.

Legalmente Loira é um filme divertido, mas inovador para época em que foi lançado ao romper com estereótipos que reforçavam que mulheres inteligentes não podiam ser vaidosas e bonitas. Outro ponto interessante é a construção do romance como algo secundário: a jornada pessoal e trajetória profissional de Elle recebem muito mais destaque. Reese Witherspoon (E Se Fosse Verdade) é quem dá vida à excêntrica Elle Woods. Também fazem parte do elenco os atores Luke Wilson (O Âncora), Matthew Davis (Decorando o Natal) e Jennifer Coolidge (Click). Conta com uma continuação lançada e um terceiro filme em desenvolvimento. Foi classificado com média 6.5 no IMDb e está disponível no Prime Video, no Globoplay e na Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Reese Witherspoon brilha como Elle Woods quando descobre uma vocação inesperada em Legalmente Loira — Foto: Reprodução/IMDb

10. Sexta-Feira Muito Louca (2003)

Tess e Anna são mãe e filha que não conseguem se entender, as duas vivem discutindo e discordando sobre todos os assuntos. Até que uma noite, durante um jantar em família, as duas engatam em uma grande discussão no meio do restaurante. A briga chama atenção e atrai uma maldição. Em uma sexta-feira muito louca, elas acordam com seus corpos trocados. Tess assume o lugar de sua filha na escola e na banda, justo quando a menina começa a se reaproximar de Jake, por quem está apaixonada. Enquanto isso, as tarefas de sua mãe, que incluem a preparação do próprio casamento, caem sobre Anna. Ao terem que lidar com as responsabilidades e desafios uma da outra, ambas são forças a criar uma visão mais empática sobre elas.

No papel de mãe e filha estão Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo), como Tess, e Lindsay Lohan (Uma Quedinha de Natal), como Anna. Também fazem parte do elenco os atores Mark Hormon (NCIS: New Orleans), Chad Michael Murray (A Nova Cinderela) e Haley Hudson (Pesadelos do Passado). O filme é um misto de situações absurdas e hilárias com lições e reflexões emocionante sobre relações em família. Possui 6.3 de nota no IMDb e pode ser assistido através do Disney+ Apple TV+ e Prime Video.

 Reprodução/First For Women Sexta-Feira Muito Louca (2003) — Foto: Reprodução/First For Women

11. Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005)

Tibby, Lena, Bridget e Carmen são melhores amigas desde que se entendem por gente. Suas mães eram colegas de aeróbica e passaram a amizade para as filhas. Pela primeira vez em suas vidas, as adolescentes inseparáveis são forçadas a passarem as férias longe umas das outras. Antes da despedida, as amigas se encontram para ir às compras e se surpreendem ao acharem a calça jeans perfeita: mesmo com a diferença física entre elas, a peça veste bem em todas. Intrigadas, decidem criar uma entidade em torno da calça “mágica”. Uma série de regras é criada, mas a mais importante é: todas devem usar a calça e contar as experiências vividas com a roupa. É essa promessa que permite que as quatro amigas permaneçam próximas mesmo com a distância e que o público viaje entre as diferentes vidas e rotinas de cada uma.

As protagonistas são interpretadas por Amber Tamblyn (127 Horas), como Tibby, America Ferrera (Marcados para Morrer), como Carmen, Alexis Bedel (Gilmore Girls), como Lena e Blake Lively (É Assim que Acaba), como Bridget. Alcançou nota 6.5 no IMDb e está disponível tanto no Prime Video, quanto na Apple TV. O sucesso do longametragem gerou uma continuação que não ficou aquém do primeiro e atingiu quase a mesma nota do primeiro no IMDb. Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 também está disponível no Prime Video e na Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Quatro Amigas e um Jeans Viajante tem Blake Lively e America Ferrera no elenco — Foto: Reprodução/IMDb

12. Programa de Proteção Para Princesas (2009)

O estouro de um regime ditatorial no reino de Costa Luna é o pontapé inicial dessa história. O filme apresenta logo de cara a princesa Rosalinda, que foge de seu país de origem devido às ameaças do governo autoritário. A menina é resgatada pelo programa de proteção para princesas, que oferece refúgio e segurança a membros da realeza ao redor do mundo. É dessa forma que Rose acaba conhecendo Carter, filha do agente responsável por proteger a princesa. A primeira interação entre ambas é conflituosa, visto que Carter se opõe totalmente à ideia de receber uma estranha em sua casa. As duas são forçadas a viverem juntas e aos poucos estreitam os laços entre elas. Com ajuda de Carter, Rosalinda vai aprender como é ser uma adolescente comum em uma cidade pequena e pacata dos Estados Unidos.

Programa de Proteção para Princesas traz uma releitura moderna, divertida e adolescente à história da “princesa e plebeia”, o que torna o filme instigante e gostoso de assistir. O longa é protagonizado por Selena Gomez (Os Feiticeiros de Waverly Place) e Demi Lovato (Sunny Entre Estrelas). Jamie Chung (Luta por Liberdade), Samantha Droke (Os Renegados) e Tom Verica (Como Defender Um Assassino) também estão no elenco. Teve nota 5.6 no IMDb e está disponível no Disneyplus.

 Divulgação/IMDb O Programa de Proteção para Princesas (2009) é protagonizado por Demi Lovato e Selena Gomez — Foto: Divulgação/IMDb

Com informações de IMDb, Disney+ e Prime Video.

🎥Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro