Foto: Reprodução/Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha
4 prós e contras do Pedágio Free Flow que você precisa conhecer
Foto: Reprodução/Governo de São Paulo
O Free Flow chegou para revolucionar o pagamento nos pedágios rodoviários, eliminando filas e cobrando conforme a distância percorrida. A seguir, veja quatro vantagens e desvantagens desse sistema!
Foto: Reprodução/TV Tem
O que é o pedágio free flow?
O Pedágio Free Flow é um sistema de cobrança automática que elimina a necessidade de parar nas praças de pedágio. Utilizando tags eletrônicas nos veículos, o pagamento é feito automaticamente.
Foto: Reprodução/Unsplash/Aleksandr Popov
Redução de trânsito ✔️
A principal vantagem do Pedágio Free Flow é a redução do trânsito, já que elimina as paradas nas praças de pedágio. Os veículos passam sem diminuir a velocidade, garantindo um fluxo contínuo e evitando congestionamentos.
Foto: Divulgação/Freepik
Economia de tempo ✔️
Com a cobrança automática ao passar por portais, os motoristas podem seguir viagem sem interrupções, o que é especialmente vantajoso para quem usa as estradas diariamente ou em viagens comerciais.
Foto: Reprodução/Freepik (wirestock)
Estradas mais sustentáveis ✔️
Com a eliminação das paradas nas praças de pedágio, há redução no consumo de combustível e nas emissões de carbono. Dessa forma, o fluxo é contínuo, diminuindo o impacto ambiental das viagens e tornando o sistema mais ecológico.
Foto: Pond5
Cobrança mais justa ✔️
A cobrança no Pedágio Free Flow é proporcional à quilometragem percorrida, garantindo que os motoristas paguem apenas pelo trecho utilizado, ao contrário do modelo tradicional com tarifa fixa. Isso beneficia quem faz percursos curtos.
Foto: Reprodução/Freepik (rawpixel.com)
Gastos com tecnologia ❌
Há custo adicional para os motoristas, devido à implementação da tecnologia. As empresas oferecem as tags eletrônicas com planos que podem incluir mensalidades, taxas de adesão e serviços extras, além do valor do pedágio.
Foto: Divulgação/Freepik
Maior chance de evasão ❌
Há maior chance de evasão, já que depende da identificação dos veículos por tags ou câmeras. Dados mostram que 8% dos motoristas na BR 101 não pagaram o pedágio, o que pode resultar em multas de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Foto: Arte/TechTudo
Multas por esquecimento ❌
As multas por esquecimento são uma desvantagem do Pedágio Free Flow, especialmente durante a adaptação dos motoristas. A falta de familiaridade com o funcionamento das tags e os prazos de pagamento pode levar à evasão de pedágio e multas.
Foto: Divulgação/Unsplash (why kei)
Adaptação dos motoristas ❌
A transição para o uso de tags, aplicativos e monitoramento do saldo pode ser difícil para quem não está familiarizado com a tecnologia.
Foto: Reprodução/CCR
Confira também: Pedágio Free Flow (eletrônico): saiba como pagar e tudo sobre a tecnologia

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
51
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/6/b1L53ERAqz2qVNkAYlpw/whatsapp.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/H/F/lwRju3S8ugawLKLB60WQ/bbbb.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro