10 meses atrás 18

5 coisas que o navegador Opera faz e o Chrome não

Apesar do navegador da Google ser um dos mais utilizados do mercado, ele não é o mais completo. O Opera fornece recursos integrados que auxiliam a utilização, além de fornecer uma navegação mais segura e fluída. Para quem busca segurança e velocidade, o rival do Chrome fornece, gratuitamente, a opção de VPN e bloqueador de anúncios, que podem ser ativados facilmente nas configurações. Ele também fornece fácil personalização, fornecendo opções como agrupamento de guias e atalhos para aplicativos.

A Opera gosta de definir o próprio produto como “Hygge”, um termo escandinavo que se refere a um ambiente aconchegante, calmo, relaxante e confortável. A empresa está até oferecendo um sorteio que vai premiar dez pessoas para trabalhar em um de seus escritórios montados em alguns dos chalés com as paisagens mais fantásticas da Noruega. Basta se inscrever no link "www.opera.com/pt-br/lp/hygge-desk-br". A seguir, confira cinco recursos do navegador que não estão disponíveis no Chrome.

 Gisele Barros/TechTudo Confira cinco coisas que o navegador Opera faz e o Chrome não — Foto: Gisele Barros/TechTudo

O Opera permite que o usuário se conecte a uma rede VPN gratuitamente. O recurso pode ser acionado facilmente ao acessar o ícone “VPN”, presente na barra de URL e, logo em seguida, clicar no botão de ativação. Com isso, o usuário pode escolher, livremente, em qual posição geográfica deseja que a rede esteja, com as opções disponíveis sendo “Local ideal” — uma localização selecionada pelo próprio navegador —, América, Ásia e Europa.

 Reprodução/Gabriel Pereira O Opera fornece a opção de acessar redes VPN gratuitamente — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

O recurso de VPN é especialmente útil para uma navegação segura. A sigla remete a Virtual Private Network — ou Rede Privada Virtual em tradução direta — e, como o nome sugere, o recurso cria uma rede privada que encripta os dados do usuário, dificultando o trabalho de invasores e assegurando a segurança dos dados. Além disso, a rede VPN também permite que o usuário acesse conteúdos que tenham algum bloqueio geográfico, como sites que não estão disponíveis no Brasil ou conteúdos de streaming que só podem ser acessados em outros países.

Integração com IA na barra lateral

O Aria é a ferramenta de inteligência artificial vinculada ao navegador Opera. O recurso está disponível na barra de ferramentas lateral do navegador e pode ser acessado, gratuitamente, com apenas um clique, sem a necessidade de efetuar login ou assinar algum plano premium. Apesar disso, para ter acesso ao histórico de chats, é necessário ter uma conta no navegador e estar logado no momento do uso.

 Reprodução/Gabriel Pereira O Aria pode ser acessado rapidamente na barra lateral do Opera — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

A IA do navegador é alimentada pelo GPT-4o, versão mais recente do motor de inteligência artificial da OpenAI; Gemini 1.5, modelo de linguagens utilizado pelo Gemini Google; e Imagen 3, modelo avançado de geração de imagens produzido pela Google. Esta combinação de modelos de linguagem tornam o Aria uma das IAs com maior capacidade e utilidade do mercado.

Além disso, a barra lateral do Opera também inclui um atalho para o ChatGPT, da OpenAI. Por meio do botão, o usuário tem acesso total ao chatbot mais popular e pode utilizar livremente sem precisar acessar o site oficial.

Música sem precisar fechar o navegador

O Opera fornece, por meio da barra de ferramenta lateral, diferentes opções de plataformas de músicas que podem ser utilizadas a qualquer momento. As opções incluem YouTube Music, Spotify, Tidal, Deezer e Apple Music. Para utilizar, basta clicar na opção “Reprodutor”, escolher a plataforma de músicas que deseja e fazer login caso seja exigido.

 Reprodução/Gabriel Pereira O Opera tem um reprodutor de músicas integrado com diferentes plataformas disponíveis — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

O reprodutor fica ativo enquanto o usuário estiver usando o navegador, sem a necessidade de um aplicativo ou aba aberta e, caso seja reproduzido algum conteúdo com som, o reprodutor irá pausar a música. Este recurso é especialmente útil para usuários que não abrem mão de uma playlist, mas não desejam abrir mais abas exclusivas para as plataformas de música.

Personalização e organização de abas

O Opera facilita a organização e personalização de abas no navegador. O principal recurso é a Ilha de Guias, pois a plataforma permite agrupar uma série de abas em um único espaço, permitindo que o usuário recolha ou expanda um conjunto de guias, semelhante ao Grupo de abas do Chrome. Entretanto, um recurso existente na Ilha de Guias que não é encontrado no Chrome é a opção de realizar ações em massa em todas as guias presentes no grupo, como recarregá-las, ativar mudo e fechá-las.

 Reprodução/Gabriel Pereira O Opera permite que o usuário divida janelas facilmente, além de uma série de configurações de guias — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Outra funcionalidade fornecida pela Ilha de Guias é a função de dividir tela. A plataforma permite que duas ou mais abas de um grupo ocupe o monitor, além de personalizá-las com cores e emojis. Este recurso pode ser útil para usuários que desejam aumentar a produtividade durante o uso. Para fazer modificações nas guias, basta clicar com o botão direito sobre uma, ou selecionar várias com auxílio do botão Shift, e escolher a configuração que deseja.

Bloqueador de anúncios integrado

Assim como a VPN, outro recurso gratuito e integrado ao Opera é um bloqueador de anúncios nativo. Ao ativar a opção nas configurações, o usuário pode experimentar uma navegação na web fluida e sem anúncios. Segundo o Opera, a opção pode deixar o navegador até três vezes mais rápido, além de eliminar a poluição visual presente em alguns sites. Apesar da utilidade, é necessário ter em mente que muitos sites bloqueiam usuários que utilizam este recurso, por isso, talvez seja necessário desativar e reativar esta opção.

 Reprodução/Gabriel Pereira O Opera tem um bloqueador de anúncios integrado — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Com informações de Opera 1, 2, 3.

Veja também: Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Como tirar print de tela do PC ou notebook? Confira todas as formas

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro