O Microsoft Windows Defender é um software de segurança que pertence ao sistema operacional do Windows. Lançado pela Microsoft, o recurso promete manter o dispositivo protegido contra invasões ou malwares, fornecendo uma navegação segura na Internet e otimizando o desempenho do computador. Além disso, o software impede que programas maliciosos derrubem as defesas do dispositivo. O programa é gratuito e está disponível no Windows 10 e Windows 11 e em celulares Android, iPhone (iOS) e MacOS. A seguir, confira cinco recursos do Windows Defender que você pode utilizar para melhorar a proteção do seu aparelho.
Microsoft Windows Defender tem funcionalidades para defender o sistema operacional do computador — Foto: Reprodução/Freepik/rawpixel 1. Desativar o Windows Defender
Por padrão, o sistema do Microsoft Windows Defender já vem instalado de fábrica em dispositivos Windows. Porém, é possível desativar temporariamente ou até permanentemente o anti-vírus por meio do próprio sistema do Windows. A ferramenta de proteção pode bloquear alguns aplicativos ou atrasar a instalação de um programa, o que torna necessário desativá-la para continuar o procedimento.
Para desativar o Windows Defender, basta pressionar “Windows + R” para abrir a janela “Executar”. Em seguida, digitar “gpedit.msc” e pressionar “Enter”. Na tela seguinte, navegue até a opção “Configuração do Computador”, clique em “Modelos Administrativos”, depois selecione “Componentes do Windows”. Depois role a tela até encontrar a opção “Microsoft Defender Antivírus”. Clique duas vezes em “Desabilitar o Programa Microsoft Defender Antivírus”, selecione “Desabilitado”, clique em “Aplicar” e por fim em "OK". Após concluir a configuração, reinicie o computador.
O windows permite que o usuário desative o Windows Defender a qualquer momento — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira 2. Proteção contra Violações
A proteção contra violações é uma configuração adicionada ao Windows Defender em 2019. O objetivo dela é impedir que algum programa malicioso altere as configurações do antivírus. Dessa forma, a ferramente protege o computador de uma invasão imperceptível. Por padrão, esse recurso está desativado e pode ser encontrado nas versões do Windows que seguiram a atualização Windows 10 May Update de 2019.
Para ativar a proteção contra violações, o usuário deve pressionar as teclas “Windows + I”, entrar em “Atualização e Segurança” e clicar em “Segurança do Windows”. Em seguida, vá em “Proteção contra vírus e ameaças” e clique em “Gerenciar configurações”. Deslize a tela para baixo para ativar a opção de “Proteção contra violações”.
A proteção contra Violações pode ser desativada a qualquer momento — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira 3. Adicionar dispositivos
É possível conectar até cinco dispositivos ao Windows Defender por pessoa. Essa função permite que o usuário monitore permissões nesses dispositivos mais facilmente e de forma simultânea. Existem diferentes maneiras de fazer essa adição. O usuário pode adicionar um dispositivo ao fazer login na mesma conta Microsoft nos aparelhos, pode acessar por meio da loja ou até a partir do próprio antivírus que disponibiliza um QR code, link ou e-mail para conectar. O Windows Defender é um recurso multiplataforma e pode ser utilizado em dispositivos Android, IOS e MacOS.
Windows Defender pode ser utilizado em diferentes dispositivos — Foto: Divulgação/Pexels (Ron Lach) Disponível para navegadores, o Windows Defender Browser Protection é uma extensão feita para proporcionar uma experiência mais segura para o usuário. O recurso promete garantir a segurança do dispositivo em sites que contém links suspeitos e bloquear downloads maliciosos não permitidos pelo usuário. A extensão é gratuita e consegue ser baixada através da Chrome Web Store (https://chromewebstore.google.com/), loja de extensões do Chrome .
A Microsoft permite que o usuário utilize o Windows Defender em até cinco disposiitivos — Foto: Lucian Novosel/Unsplash O Modo Para Games é uma função nativa do Microsoft Windows Defender capaz de aprimorar o desempenho de jogos no dispositivo. Quando está ativa, o Modo Para Games impede que o Windows Update realize atualizações ou envie notificações que interfiram na jogatina. Além disso, o recurso limita a atividade em segundo plano e dedica a maioria do processamento do dispositivo para o jogo do momento. Essa opção é gratuita e pode ser ativa ao pesquisar por “Ativar Modo de Jogo” no menu Windows e clicar na opção de mesmo nome. Em seguida, basta ativar o recurso na janela que surge.
O Modo de Jogo pode ser ativo a qualquer momento através da opção de mesmo nome — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes
DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
14
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/S/ltPRKiQRazXbJlvAtCIg/captura-de-tela-2025-12-22-082712.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/u/2/1Ajl0YSraGSCkxjiEBsA/canva-iphone-horizontal-marca-dagua.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/6/b/i7NBNXS7irBHoALhz6XQ/gemini-generated-image-gkkcaogkkcaogkkc.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/s/Xbw22USqu2RgNiuoyB1Q/b.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro