O Gemini, chatbot de inteligência artificial do Google, é uma das ferramentas de IA mais populares da atualidade. O assistente virtual é capaz de compreender vários formatos de conteúdo, incluindo texto, imagem, áudio e vídeo. Portanto, ele pode ser utilizado para uma série de tarefas do cotidiano, como criação de conteúdo, traduções, resumos, tarefas de trabalho e estudos, entre outras. Entretanto, a IA do Google também pode ser usada para entreter o usuário e ajudar a passar o tempo com piadas, jogos, histórias e muito mais. A seguir, confira sete ideias de comandos para testar as interações do Gemini Google e sair do tédio.
Lista aponta sete comandos para enviar ao Gemini nos momentos de tédio; confira — Foto: Reprodução/Google 1. Vamos jogar o Jogo da Velha
É possível usar o Gemini para jogar o Jogo da Velha, uma das brincadeiras mais clássicas que existe. Para isso, basta enviar um comando pedindo para a IA jogar e mencionar qual é o primeiro movimento que você deseja fazer. No exemplo abaixo, o comando usado foi: “Vamos jogar Jogo da Velha. Eu vou primeiro. X no canto superior esquerdo.”
Após receber o prompt, o chatbot de inteligência artificial já retornou com o movimento desejado, informou o seu próprio lance, e trouxe uma imagem do tabuleiro virtual. Portanto, depois disso, basta seguir o jogo informando qual será a próxima jogada. É possível escrever comandos como "X no canto inferior esquerdo", "X no espaço central do lado direito", entre outros semelhantes.
Gemini é capaz de jogar o jogo da velha com o usuário — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho 2. Me responda apenas com letras de músicas
Para criar uma interação mais dinâmica, é possível testar o Gemini e pedir para que ele ofereça respostas usando somente letras de músicas. É importante ressaltar que essa dica de prompt funciona melhor em inglês do que em português. Então, a dica é escrever o comando desejado, traduzir para o inglês em ferramentas como o Google Tradutor e enviar para o Gemini.
No exemplo a seguir, o comando usado foi: "What are your plans for the weekend? Please note: only use excerpts from real songs to answer me" (Quais são os seus planos para o final de semana? Atenção: use somente trechos de músicas verdadeiras para me responder). Em seguida, o Gemini usou canções famosas, como "Let's go crazy" ("Vamos enlouquecer"), do Prince, e Beautiful Day, do U2.
Gemini pode interagir usando trechos de músicas — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Mais uma sugestão é usar o chatbot do Google para criar receitas. Isso pode ser feito para ter mais alternativas de receitas para o dia a dia e até mesmo para usar os ingredientes disponíveis em casa. É possível pedir para a IA fazer combinações de ingredientes e que dê ideias de receitas com modo de preparo fácil e prático.
Neste caso, usamos o comando "Crie uma receita fácil e prática com ovos, cenoura, farinha de trigo e açúcar". Em seguida, o Gemini deu a receita de um bolo de cenoura, incluindo os ingredientes necessários, modo de preparo, tempo, rendimento e até mesmo dicas que podem auxiliar o usuário na hora de preparar o bolo. Vale destacar que é possível usar esse comando para se divertir e incluir ingredientes aleatórios para ver o que o chatbot responde.
Gemini pode ser usado para oferecer ideias de receitas — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho 4. Qual é a melhor/pior piada que você conhece sobre [qualquer tema]?
Para sair do tédio, também é possível perguntar ao Gemini qual é a melhor ou pior piada que o chatbot conhece sobre um assunto. Basta selecionar um tema e questionar a inteligência artificial para se divertir ou se surpreender com a resposta. No exemplo abaixo, o comando enviado foi: "Qual é a melhor piada que você conhece sobre o mar?"
Ao receber o comando, o Gemini respondeu uma piada curta sobre um pescador e um tubarão. Depois, o chatbot recebeu um segundo prompt: "Qual é a pior piada que você conhece sobre o céu?". Então, a IA respondeu um trocadilho: "Por que o céu é tão calmo? Porque lá não tem nuvem de gente!".
Gemini também consegue contar piadas sobre qualquer tema — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho 5. Me conte uma história, mas escreva como se fosse…
Aqui, a ideia é pedir que o Gemini conte uma história como se ele fosse determinada pessoa famosa ou até mesmo um personagem de filme, ou livro. Dessa forma, é possível analisar se a IA vai imitar os bordões ou frases clássicas desta pessoa, ou personagem.
Após receber o prompt "Me conte uma história curta, mas escreva como se você fosse o Buzz Lightyear", o Gemini Google inventa uma historinha e inclui a clássica frase do personagem do filme Toy Story, "Para o infinito... e além!". Vale ressaltar que é possível adaptar o comando conforme o que você deseja, usando a imaginação para brincar com a IA.
Trecho de história criada pelo Gemini — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho 6. Escreva um poema/rap sobre…
Para explorar ainda mais as possibilidades que a inteligência artificial pode oferecer, é possível pedir para o chatbot criar um poema ou rap sobre um assunto aleatório, visando desafiar a capacidade criativa da IA. É possível enviar um comando como "Escreva um poema sobre bolsas de grife" e analisar o que o Gemini consegue desenvolver a partir disso.
Ao receber o comando citado acima, o Gemini criou um poema de oito estrofes, com rimas envolvendo o universo de bolsas de grife. O chatbot até mesmo citou marcas famosas neste nicho, como Chanel, Dior, Hermès e Prada.
Gemini pode criar poemas sobre assuntos inusitados — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho 7. Me responda como se você fosse [ator, celebridade ou personagem]
Por fim, esse comando é interessante para quem gostaria de conversar com pessoas famosas, como atores, cantores ou até mesmo com personagens que só existem na ficção. É possível simular uma conversa comum, mas pedir que o Gemini interaja como determinada pessoa. Neste exemplo, usamos o comando: "Como está o seu dia? Me responda como se você fosse o Bob Esponja."
Então, o Gemini criou uma resposta envolvendo vários elementos do desenho do Bob Esponja, incluindo a Fenda do Biquíni, o Siri Cascudo e os clássicos hambúrgueres de siri que o personagem prepara no desenho.
O Gemini consegue interagir imitando um personagem — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
74


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/B/SscAPtRrGNnkdkxoIY4w/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro