10 meses atrás 19

8 segredos que seu forno esconde e você não fazia ideia!

O forno, seja elétrico ou a gás, é um eletrodoméstico indispensável na cozinha, mas nem todos conhecem os truques que podem facilitar seu uso. Você sabia, por exemplo, que trocar a posição da grelha ou escolher a cor certa da bandeja pode mudar totalmente o preparo das suas receitas? Esses e outros detalhes muitas vezes passam despercebidos, mas fazem toda a diferença. Pensando nisso, reunimos oito segredos que o seu forno esconde para ajudar você a aproveitar ao máximo o aparelho e cozinhar sem complicações. Confira!

 Reprodução/Freepik Forno guarda alguns segredos que podem facilitar a sua vida na cozinha — Foto: Reprodução/Freepik

Forno elétrico ou a gás: veja truques do aparelho

  1. Cada forno tem uma zona de calor
  2. A posição das grelhas influencia no cozimento
  3. Função de desidratar alimentos
  4. Fornos podem ajudar a lavar louça
  5. A cor da bandeja influencia na eficiência
  6. A lavagem automática pode ser perigosa
  7. Abrir a porta prejudica a temperatura
  8. Botões podem ficar muito sujos

1. Cada forno tem uma zona de calor

A zona de calor é a área mais quente do forno, e, geralmente, é possível identificá-la ao observar o padrão de cozimento das comidas. Assim, a parte da travessa que assar mais rápido e ficar mais quente do que as demais, muito provavelmente, estava nessa região do aparelho.

Nesse sentido, você pode aproveitar a zona de calor do forno a seu favor. Por exemplo, coloque os alimentos nessa área quando quiser um cozimento mais rápido. Por outro lado, se não quiser lidar com diferentes pontos de cozimento causados pela variação de temperatura dentro do forno, fazer o pré-aquecimento é uma boa estratégia, pois garante que as partes fiquem mais homogêneas.

2. A posição das grelhas influencia no cozimento

A posição da grelha pode impactar consideravelmente o cozimento das refeições no forno. Por exemplo, posicionar a comida na grelha mais baixa garante um fundo crocante, pois o prato fica mais próximo do calor. Porém, você também corre mais risco de queimar a comida. Já a grelha mais alta fica na região mais quente do forno, uma vez que o calor tende a subir.

 Reprodução/Freepik Colocar alimentos na grelha mais baixa garante um cozimento mais rápido — Foto: Reprodução/Freepik

3. Função de desidratar alimentos

Você sabia que é possível desidratar alimentos no forno? Basta cortar os alimentos em fatias muito finas (com cerca de 0,5 cm) e colocá-las sobre uma assadeira forrada com papel manteiga. Em seguida, ajuste o forno entre 50°C e 60°C e gire os pedaços de tempos em tempos para garantir que desidratem por igual.

Vale destacar que esse processo é demorado e pode levar entre seis e dez horas, dependendo do tipo do alimento — comidas mais ressecadas precisam de menos tempo, enquanto as mais suculentas desidratam lentamente.

 Reprodução/Freepik Você pode usar o forno para desidratar alimentos — Foto: Foto: Reprodução/Freepik

4. Fornos podem ajudar a lavar louça

Aquecer água dentro de travessas e outros utensílios engordurados pode fazer toda a diferença na hora da lavagem — e o seu forno pode ser um grande aliado nessa tarefa. Para isso, logo após o preparo da refeição no forno, coloque dentro da assadeira suja de gordura os outros objetos usados na cozinha e encha o interior com água e um fio de detergente.

Depois, leve a travessa ao forno e deixe o calor residual atuar, aquecendo a água com sabão pelo tempo que desejar. Você vai notar que fica muito mais fácil remover os resquícios de gordura, mesmo os mais incrustados, pois eles amolecem na água quente. Essa dica dispensa bastante tempo e energia na hora de usar a esponja para lavar essas louças.

5. A cor da bandeja influencia na eficiência

A cor da bandeja que você leva ao forno pode mudar completamente o tempo de preparo da comida. Isso porque travessas de material escuro, como da cor preta, absorvem mais o calor, enquanto as bandejas claras refletem mais a radiação do forno.

Assim, caso precise de um cozimento mais rápido, prefira bandejas finas de aço escuro. Por outro lado, as travessas claras são indicadas para um cozimento mais lento e uniforme, como pães ou suflês.

 Reprodução/Freepik Bandejas claras refletem calor e demoram mais para cozinhar alimentos no forno — Foto: Reprodução/Freepik

6. A lavagem automática pode ser perigosa

A função de autolimpeza do forno pode ser muito prática no dia a dia, mas é indispensável tomar o cuidado de remover o grosso da sujeira antes de ativar o recurso. Isso porque a lavagem automática pode ser perigosa caso haja grandes resíduos de gordura ou alimentos no interior do aparelho, já que as altas temperaturas podem incendiar os restos de comida.

7. Abrir a porta prejudica a temperatura

Não é paranoia: abrir a porta do forno enquanto ele assa pode prejudicar o preparo da receita. O calor que escapa faz com que o eletrodoméstico trabalhe mais para voltar à temperatura anterior, o que pode resultar em alimentos queimados nas bordas, mas com o centro ainda cru.

 Letícia Rosa/TechTudo Abrir porta do forno antes da hora pode prejudicar o cozimento de alimentos — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

8. Botões podem ficar muito sujos

A região dos botões do forno pode virar um campo minado de sujeira, já que é comum ali espirrar gordura, cair molho e ainda acumular a poeira do dia a dia — sem contar o contato com mãos sujas ao regular a temperatura do forno.

Assim, verifique no manual de instruções se o modelo do seu forno permite remover os botões para deixá-los de molho e realizar uma limpeza mais profunda. Se esse não for o caso, será necessário passar um pano em volta deles e usar algo pequeno (como um cotonete ou escovinha) para tirar o grosso da sujeira sob os botões.

🎥 Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro