Algumas novelas que marcaram a teledramaturgia estão completando 20 anos de sua primeira exibição na televisão brasileira. De maneira geral, as novelas fazem parte do cotidiano dos brasileiros e são amadas por muitos. Esse é o caso de clássicos atemporais como Alma Gêmea (2005), que acabou de ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo e segue sendo um sucesso de audiência. Outro exemplo é Floribella (2005), que marcou toda uma geração com suas músicas inesquecíveis. Por sorte, esses e outros títulos podem ser assistidos em streamings como Globoplay, SBT+ e PlayPlus.
Pensando em celebrar esses clássicos, o TechTudo reuniu uma lista com grandes sucessos de diferentes emissoras exibidos em 2005 e que, claro, completam 20 anos em 2025. A seguir, confira informações sobre sinopse, elenco e repercussão dos títulos.
Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi fizeram parte do elenco de Belíssima (2005) — Foto: Divulgação/IMDb A seguir você encontra as seguintes novelas que completam 20 anos em 2025:
- Alma Gêmea (2005)
- América (2005)
- Prova de Amor (2005)
- Bang Bang (2005)
- Floribella (2005)
- A Lua Me Disse (2005)
- Essas Mulheres (2005)
- Belíssima (2005)
- Os Ricos Também Choram (2005)
Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco (Verdades Secretas), que abalou o coração do público com uma trama espírita de tirar o fôlego. O enredo é dividido em duas fases: na primeira, apresenta Rafael e Luna, que vivem um amor intenso com final trágico, já que ela é assassinada a mando de Cristina, sua prima invejosa. Porém, a amada de Rafael reencarna em Serena, uma mulher indígena que vai trabalhar como empregada doméstica na casa do viúvo e tenta entender o que a atrai no homem. A novela estreou na TV Globo em junho de 2005, na faixa das 18h, e já foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo.
Quem protagoniza essa história de amor são os atores Eduardo Moscovis (O Cravo e a Rosa), como Rafael e Priscila Fantin (Chocolate com Pimenta), no papel de Serena. O papel da vilã cruel e ardilosa Cristina ficou com Flávia Alessandra (Salve-se Quem Puder), que teve sua atuação elogiada pelo autor em entrevista para o Arquivo Globo. A jovem assassinada, Luna, foi interpretada por Liliana Castro (Da Cor do Pecado). Alma Gêmea contou com 227 capítulos, atualmente disponíveis no Globoplay. A trama emocionou do início ao fim e fez história ao marcar 53 pontos de audiência na faixa das 18h e conta com nota 6,8 no IMDb.
Alma Gêmea (2005) — Foto: Divulgação/Memória Globo América conta a história de Sol, uma jovem que decide atravessar ilegalmente a fronteira para tentar um futuro melhor nos Estados Unidos, deixando para trás o seu grande amor, o caubói Tião. Para realizar o seu sonho, Sol entrega não só todo o seu dinheiro, mas também a sua vida nas mão de Alex, um coiote perigoso que fatura atravessando imigrantes para solo americano. Contudo, a jornada de Sol apresenta inúmeros desafios, que vão muito além do perigo da deportação.
Deborah Secco (Elas Por Elas), dá vida à Sol, enquanto Murilo Benício (O Clone) interpreta Tião. Além deles, o núcleo principal conta com Betty Faria (Tieta) na pele da chefe de uma perigosa quadrilha internacional, Caio Ciocler (Unidade Básica), Camila Morgado (Pantanal) e Gabriela Duarte (Por Amor). América é a oitava novela de Glória Perez (Força do Querer) e está disponível no Globoplay. A trama tem nota 5,8 no IMDb.
Deborah Secco se passou por imigrante legal na fase de preparação para a novela América — Foto: Reprodução/Gshow Prova de Amor é uma novela de sucesso da Record, cuja trama é dividida em duas fases: A primeira se passa em 1998 e acompanha o casal Clarice e Daniel, que estão perdidamente apaixonados e planejando se casar. Contudo, a felicidade dos dois é atrapalhada por Vítor Lopo Júnior, que comete uma série de crimes para incriminar Daniel e separá-lo de Clarice, por quem é obcecado. O plano do vilão dá certo e o protagonista acaba sendo preso injustamente, mas consegue fugir e precisa simular a própria morte. Já a segunda fase mostra os desdobramentos de toda essa confusão, com Daniel precisando se esconder e tentando encontrar maneiras de provar sua inocência.
A novela tem no elenco Lavínia Vlasak (Celebridade), Marcelo Serrado (Cara e Coragem) e Leonardo Vieira (Os Dez Mandamentos) protagonizando a trama como Clarice, Daniel e Lopo Jr, respectivamente. Vanessa Gerbelli (Amor e Intrigas) também participa, como Elza, ao lado de Luiz Henrique Nogueira (Cheias de Charme), que interpreta Pestana. O papel de Mariana ficou com Júlia Maggessi (Os Mutantes). A novela, disponível no PlayPlus, tem nota 5,9 no IMDb.
Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado em Prova de Amor — Foto: Divulgação/Record Com uma narrativa "diferentona" para os padrões da teledramaturgia, por ter um enredo no estilo faroeste, a produção apresenta uma trama com amor proibido, protagonista com sede de vingança e disputa por terras. A história gira em torno de Ben Silver, um homem que, quando criança, viu sua família e membros de sua colônia serem brutalmente assassinados a mando de Paul Bullock devido a uma disputa por terras. Vinte anos depois de escapar da chacina, Ben retorna à Albuquerque, sua cidade natal, para se vingar de Bullock, mas sem saber apaixona-se por Diana, filha de seu inimigo.
Para dar vida a essa trama foram escolhidos os atores Bruno Garcia (Sob Pressão), como Ben, Fernanda Lima (Amor e Sexo), no papel da mocinha Diana, e Bullock era interpretado por Mauro Mendonça (A Favorita). Compondo os núcleos secundários, estão nomes como Humberto Carrão (Amor de Mãe), Carol Castro (Garota do Momento) e Tarcísio Meira (Guerra dos Sexos). Na época, a novela não foi bem recebida pelo público e conta com apenas 3,8 no IMDb. Todos os capítulos podem ser conferidos na íntegra através do Globoplay.
Bang Bang (2005) — Foto: Divulgação/Memória Globo Como o próprio nome indica, a história gira em torno de Floribella, uma jovem batalhadora que vai trabalhar na casa dos Fritzenwalden, uma família de seis filhos órfãos gerida pelo irmão mais velho, Frederico. Amargurado por precisar largar sua promissora carreira para cuidar dos irmãos, ele acaba se tornando uma pessoa fria e distante. Porém, tudo vai mudar a medida que se aproxima da doce Floribella, que traz bastante alegria e diversão para a casa. No entanto, Delfina, noiva de Fred, e sua mãe, Malva, estão dispostas a tudo para impedir a felicidade dos dois.
A telenovela brasileira é livremente inspirada em A Noviça Rebelde e contava com inúmeros números musicais, que fizeram um enorme sucesso. Floribella é interpretada por Juliana Silveira (A Terra Prometida) e Fred, seu par romântico, por Roger Gobeth (Malhação – Toda Forma de Amar). Suzy Rêgo (Rock Story) é quem dá vida, misturando vilania e comédia, à Malva. A novela foi exibida na Band e não está disponível no streaming, mas é possível conferir os principais trechos no site da emissora. Sucesso com o público jovem, Floribella tem nota 7,1 no IMDb.
Floribella une trama musical e drama com foco no público infantil — Foto: Reprodução/Band A Lua me Disse estreou em setembro de 2005 e foi exibida na faixa das 19h na TV Globo. A trama acompanha Heloísa, uma jovem batalhadora que trabalha de babá para uma mulher milionária. Ela também vive um relacionamento com Ricardo, mas o namoro não é aceito pela família dele por considerarem Heloísa inadequada. Contudo, após uma grande briga com sua mãe, Ester, Ricardo acaba morrendo em um acidente, deixando Heloísa sozinha e carregando um filho seu no ventre. Revoltada, Ester está disposta a tudo para tirar a guarda da criança de Heloísa.
O elenco era composto por nomes conceituados da televisão brasileira, como Adriana Esteves (Avenida Brasil) que deu vida à Heloísa e contracenou com Wagner Moura (Tropa de Elite) e Marcos Pasquim (Caras e Bocas). O namorado falecido, Ricardo, foi interpretado por Frank Borges (Nome Próprio) e sua mãe, a vilã, por Zezé Polessa (Salve Jorge). Escrita por Miguel Falabella(Pé Na Cova) e Maria Carmem Barbosa (Salsa e Merengue), a novela tem nota 6,4 no IMDb e está disponível no Globoplay.
Após estrelar séries da Rede Globo, um dos primeiros papéis de destaque de Moura foi na novela A Lua Me Disse — Foto: Reprodução/The Movie Database Ambientado em 1880, o enredo segue três mulheres com destino bastante diferentes: Maria da Glória está passando por dificuldades financeiras por conta da doença de seu pai, que está acamado. Para conseguir comprar os remédios, ela decide vender sua virgindade. Quando a família descobre, ela é expulsa de casa e decide forjar a própria morte. Já Mila vem de uma família tradicional e sonha em ser pintora, mas tudo muda quando ela se apaixona por Augusto, um médico negro. Por fim, Aurélia vive uma sucessão de tragédias. Além de ficar orfã, ela acaba perdendo a casa onde vive e também o amor de sua vida, que aceita casar com outra mulher por dinheiro.
Os papéis protagonistas ficaram com Christine Fernandes (Orgulho e Paixão), como Aurélia, Carla Cabral (Xica da Silva), como Maria da Glória e Miriam Freeland (Detetives do Prédio Azul), como Mila. Os mocinhos são interpretados por Gabriel Braga Nunes (Em Família), que dá vida a Fernando, João Vitti (Pedaço de Mim) é Paulo e Alexandre Moreno (Senhora do Destino) na pele do médico Augusto. Ana Beatriz Nogueira (A Vida da Gente), Romulo Estrela (Bom Sucesso) e Lena Roque (Sentença) também estão no elenco. A telenovela foi exibida originalmente na Record e hoje está disponível no PlayPlus.
Essas Mulheres apresenta Aurélia, Maria da Glória e Mila, três mulheres fortes e à frente de seu tempo — Foto: Reprodução/Record TV Escrita por Silvio de Abreu (Passione), a história começa com o casamento do jovem rico de berço Pedro e Vitória, uma ex-menina de rua, na Grécia. Apesar da felicidade do casal, Bia Falcão, avó do rapaz, faz tudo que pode para separá-los a fim de romper de vez essa união. A crueldade da vilã também se estende à Júlia, irmã de Pedro, a quem culpa pela morte da filha, que sofreu um acidente de avião junto do marido. A virada de chave da história acontece quando Pedro é assassinado, o que força Vitória e sua filha, Sabina, a retornarem ao Brasil e lidarem com as chantagens e manipulações de Bia Falcão.
O elenco conta com grandes nomes como Fernanda Montenegro (Central do Brasil) no papel de Bia Falcão. Além dela, Claudia Abreu (Cheias de Charme), interpretava Vitória, Henri Castelli (Flor do Caribe) fazia o papel de Pedro e Glória Pires (Terra e Paixão) era Júlia. Tony Ramos (Caminho das Índias), Irene Ravache (Além do Tempo) e Lima Duarte (Roque Santeiro) também participaram da trama. A telenovela da faixa das 20h está disponível integralmente no Globoplay.
Belíssima traz uma trama de mistério que abalou o horário das 20h da TV Globo — Foto: Reprodução/Memória Globo 9. Os Ricos Também Choram (2005)
O remake exibido pelo SBT faz uma releitura à novela mexicana de mesmo nome, exibida pela emissora em 1982. Na primeira fase, a versão brasileira ambienta-se no Brasil cafeeiro e traz a história de Mariana, uma jovem que foi fruto de um relacionamento proibido entre o Coronel Evaristo, que é casado, e a camponesa Esperança. Ainda no primeiro capítulo, há um salto no tempo, que leva o público para 1930. Mariana, agora com 18 anos, cresceu orfã já que sua mãe morreu no parto. Com a morte do Coronel, ela recebe a metade de sua fortuna e também o reconhecimento da paternidade. Revoltada com o testamento, a esposa de Evaristo, Ester, tenta anular o documento e, quando não consegue, se torna um tormento na vida da enteada. A jovem foge para Ouro Verde, onde se abriga e conhece os irmãos Bernardo e Alberto, que se atraem pela moça.
Compondo a versão brasileira, estavam Thaís Fersoza (Escrava Mãe), na pele de Mariana, Felipe Folgosi (As Aventuras de Poliana), como Bernardo e Marcio Kieling (Dona Xepa), que deu vida a Alberto. A vilã da trama ficou a cargo de Mika Lins (Amigas e Rivais). Outros nomes, como Jonas Bloch (Novo Mundo), Françoise Forton (Tempo de Amar) e Flávia Monteiro (Vale Tudo) também estavam no elenco. O sucesso da novela na época comoveu os apelos do público para que Os Ricos Também Choram entrassem na plataforma de streaming do SBT. Em setembro de 2024, foi liberada gratuitamente no SBT+.
Os Ricos Também Choram traz uma releitura, com pitadas de brasilidade, da novela mexicana homônima — Foto: Reprodução/SBT Com informações de TV Globo, Rádio e Televisão Record S/A e SBT
🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
19
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/S/ltPRKiQRazXbJlvAtCIg/captura-de-tela-2025-12-22-082712.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/u/2/1Ajl0YSraGSCkxjiEBsA/canva-iphone-horizontal-marca-dagua.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/6/b/i7NBNXS7irBHoALhz6XQ/gemini-generated-image-gkkcaogkkcaogkkc.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/s/Xbw22USqu2RgNiuoyB1Q/b.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro