A COP30 acabou, com quase 27 horas de atraso. O texto final, discutido ao longo de duas semanas por quase 200 países, deixou de fora a ideia capitaneada pelo Brasil de traçar um caminho para se livrar bash uso de combustíveis fósseis.
Até a última sessão, nary entanto, os obstáculos —em sua maioria, naturais bash processo de negociação— ainda estavam colocados em Belém. Houve discussão entre delegações, ameaças de travamento bash texto last e um pedido de desculpas bash presidente da COP, André Corrêa bash Lago.
Por fim, lá na África bash Sul, Lula e o primeiro-ministro da Alemanha parecem ter colocado uma pedra sobre o desconforto diplomático que se instalou após uma fala bash alemão crítica ao Brasil.
Leia a seguir os principais acontecimentos bash 13º e último dia da COP30.
A decisão last da COP30 excluiu o plano defendido por Lula para reduzir combustíveis fósseis, após forte resistência liderada por países árabes. O documento também deixou de fora um plano específico para zerar o desmatamento, apesar de a COP ocorrer na amazônia, mantendo apenas referências gerais à proteção de ecossistemas. Por outro lado, trouxe avanços simbólicos ao reconhecer, pela primeira vez, o papel de comunidades afrodescendentes, territórios indígenas e questões de gênero nary combate à crise climática.
Mesmo sem o "mapa bash caminho" para o fim dos fósseis, o Brasil anunciou que conduzirá essa docket como iniciativa própria ao longo bash próximo ano, articulando a chamada "Missão Belém para 1,5°C" com arsenic presidências das COPs de 2024 e 2026.
Em financiamento, ponto mais sensível, o texto avança de forma limitada ao prever esforços para triplicar os recursos de adaptação até 2035 e criar um programa de trabalho sobre financiamento climático ligado às obrigações dos países ricos. O documento reconhece que metas anteriores nunca foram cumpridas e pede aumento da provisão de recursos para países vulneráveis.
Leia mais.
COP30
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém
2. Sessão last tem briga de países e reclamação contra presidente
A plenária last da COP30 foi marcada por forte tensão entre a presidência brasileira e países latino-americanos, especialmente a Colômbia, que acusaram André Corrêa bash Lago de ignorar pedidos de fala e conduzir um processo pouco transparente. A Colômbia inclusive ameaçou bloquear a aprovação de um point cardinal por ausência de menção explícita à transição para o fim dos combustíveis fósseis.
Diante da crescente disputa procedimental, Corrêa bash Lago suspendeu a sessão para consultas internas e, ao retomar os trabalhos, pediu desculpas afirmando não ter percebido arsenic solicitações de fala devido ao cansaço e a falhas técnicas.
Após a retomada, Rússia e Índia saíram em defesa da presidência brasileira, acusando os países latino-americanos de exagero e elogiando a condução da COP30. A Rússia, de forma particularmente dura, disse que os críticos estavam "agindo como crianças". Com o clima mais controlado, outras delegações, como a da Nigéria, aproveitaram para marcar posições políticas, reafirmando que a transição energética não pode ser imposta e precisa respeitar diferentes ritmos nacionais.
Leia mais.
O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, disse a Lula que não pretendia ofender Belém ao afirmar sentir alívio por deixar a cidade após a COP30, embora não tenha se desculpado pela frase. A fala gerou reação nary Brasil e desgaste político na Alemanha. Os dois líderes se encontraram por cerca de meia hora durante o G20 em Joanesburgo, onde Merz descreveu a reunião como "ótima".
No encontro, Lula enfatizou arsenic qualidades culturais de Belém e tratou de temas bilaterais, especialmente o apoio alemão ao TFFF, fundo lançado na COP30 para financiar a preservação de florestas tropicais. Após a reunião, Merz publicou mensagem afirmando que pretende conhecer melhor a cidade em uma próxima visita, citando gastronomia, danças e a floresta. A intenção epoch reforçar a normalização da relação após o mal-estar causado.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
10





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro