6 dias atrás 4

Ainda usa Chrome no iPhone? Especialista diz por que isso pode ser um erro

O Google Chrome é o navegador mais popular do mundo, mas não entrega a melhor experiência em todos os dispositivos. No iPhone, a Apple tem reforçado que o Safari oferece mais vantagens, sobretudo em áreas como privacidade, consumo de bateria e integração com o iOS. Um dos argumentos mais fortes da Maçã é a quantidade de dados coletados pelo navegador do Google, enquanto o Safari oferece uma experiência realmente privada. Para saber mais sobre o assunto, o TechTudo falou com Arthur da Paz, Engenheiro de Software que trabalha na área de ecossistemas mobile há 11 anos. Nas linhas a seguir, entenda por que o Safari tende a ser a escolha mais consistente para os usuários do iPhone (iOS).

 Mariana Saguias/TechTudo Safari, navegador nativo do iPhone, possui diferentes vantagens em relação ao Chrome, como privacidade e menor consumo de bateria; saiba tudo — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

• Proteção de privacidade

A Apple tem feito alertas acerca da privacidade dos usuários, desaconselhando o uso do Chrome no iPhone. Isso porque o navegador do Google conta com práticas de rastreamento que servem para alimentar anúncios personalizados, utilizando cookies de terceiros e até métodos mais avançados, como o fingerprinting digital – um conjunto de informações que gera uma espécie de identidade do usuário na web. Isso significa que a navegação pode ser acompanhada de forma constante.

Já o Safari, por ser o navegador nativo do iOS, bloqueia automaticamente boa parte desses rastreadores e adota recursos como o mascaramento de IP, que ajuda a esconder o endereço virtual. Assim, Arthur da Paz afirma que o Chrome possui “uma ligação natural com o ecossistema do Google, cuja base de negócio envolve a coleta de dados. Então, para quem prioriza privacidade, o Safari é a escolha mais consistente no iPhone”.

 Mariana Saguias/TechTudo Google Chrome acompanha a navegação dos usuários de forma constante, enquanto Safari promete uma experiência realmente privada — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

• Consumo alto de bateria

Outro ponto a ser considerando é o consumo de energia do iPhone. Como o Chrome não foi desenvolvido de forma integrada ao iOS, o navegador pode exigir mais do dispositivo durante a navegação, o que resulta em maior gasto de bateria. O Safari, por outro lado, é otimizado para o ecossistema da Maçã, usando os recursos internos do iOS de maneira mais inteligente.

Segundo o Engenheiro de Software, isso significa “que ele se beneficia de camadas de eficiência energética que o Chrome não consegue acessar da mesma forma”. Assim, o profissional conclui que usar o Safari resulta em menor consumo de bateria, o que é relevante principalmente em aparelhos mais antigos ou em situações de uso intenso.

 Mariana Saguias/TechTudo Usar o Safari no iPhone resulta em economia de bateria, já que o navegador utiliza os recursos do sistema de forma mais inteligente — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

• Sem integração com ecossistema Apple

Da Paz declara que “o Safari não é só um navegador, ele faz parte da experiência do iOS”. Sendo assim, a cada atualização do sistema, ele recebe melhorias de desempenho e segurança. Além disso, está profundamente conectado a recursos como o iCloud Keychain, para gerenciamento de senhas, e Handoff, para continuar com a execução de tarefas em outros dispositivos da marca.

O navegador do Google, por sua vez, não tem essa mesma profundidade de integração com o ecossistema da Maçã. Arthur ainda dá exemplos: existe um componente chamado SFViewController, usado pelos desenvolvedores de aplicativos para embutir um “mini-Safari” dentro de um app, com o intuito de realizar chamadas a links externos. Assim, ocorre uma integração plena do navegador ao nível de sistema operacional, algo que, segundo ele, a Apple jamais vai liberar para navegadores terceiros — ainda que atualmente o iOS permita que você escolha qual será o browser padrão para a abertura de links. Desse modo, “mesmo que a Apple tenha que se sujeitar a decisões judiciais que favorecem o Google e outros terceiros que desejam paridade de armas dentro de seu ecossistema, eles jamais poderão concorrer em termos de infraestrutura hardware-software".

 Reprodução/Unsplash/Vista Wei Ao contrário do Chrome, Safari está integrado com todo o ecossistema da Apple — Foto: Reprodução/Unsplash/Vista Wei

O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro