5 horas atrás 3

Aliados de Nunes articulam retomada do plenário virtual na Câmara de SP

Aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB) articulam a retomada do plenário virtual, adotado durante a pandemia de Covid-19, para poderem votar de forma remota, medida criticada pela oposição por restringir a possibilidade de obstrução na Câmara Municipal de São Paulo.

A ideia em estudo é incluir a medida em um projeto de resolução já votado em primeiro turno e que proíbe a entrega de títulos honoríficos três meses antes das eleições.

Um projeto de resolução parecido, de autoria do vereador Thammy Miranda (PSD), foi barrado em 22 de outubro na Comissão de Constituição. Ele tenta retomar a medida em emenda ao projeto de resolução da Mesa. Além dele, também estariam envolvidos na articulação o Novo e a base governista.

A iniciativa é criticada pela possibilidade de restringir a atuação da oposição, por exemplo, nos pedidos de verificação de presença em votações nominais de matérias polêmicas.

"Lamentável os vereadores de São Paulo quererem entrar na lógica da blindagem e distanciamento do povo como temos visto no Congresso Nacional", diz a líder do PT, Luna Zarattini.

"É papel dos vereadores eleitos trabalharem pela cidade, estando presentes nas sessões e discutindo com seriedade os projetos. Precisamos de respeito com a população de São Paulo e não de vereadores que votem projetos em viagens para outros países ou de suas casas de pijama."

Já a bancada do PSOL divulgou nota contra a medida. "A emenda, que não foi debatida no Colégio de Líderes e nem em outro fórum de discussão da Casa, tampouco em alguma audiência pública, será incluída em algum projeto de lei que não versa sobre o tema, manobra chamada de 'jabuti'",diz.

Atualmente, apenas projetos menores, como os de nome de rua e concessão de honrarias são votados de forma virtual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro