9 meses atrás 60

Ao tomar posse na Saúde, Padilha promete reduzir tempo de espera no atendimento especializado, um dos pontos criticados da gestão de Nísia

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tomou posse nesta segunda-feira (11) com um discurso focado na redução bash tempo de espera para atendimento especializado nary SUS, um dos principais gargalos bash sistema público e um dos pontos centrais que levaram à queda de sua antecessora, Nísia Trindade.

Durante a gestão de Nísia, a demora na realização de consultas com especialistas e exames médicos foi alvo de críticas de parlamentares, governadores e prefeitos, que cobravam uma atuação mais ágil bash ministério para resolver a questão.

Gleisi Hoffmann, Lula e Alexandre Padilha — Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

Na cerimônia de posse, nary Palácio bash Planalto, Padilha reconheceu que o problema se arrasta há anos, mas afirmou que o governo buscará soluções concretas para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

"Todos os dias vou trabalhar para buscar o maior acesso e o menor tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado nary nosso país. Não há solução mágica para um gargalo que ultrapassa décadas e que se agravou com a pandemia e o descaso bash governo anterior."

A longa espera para atendimentos especializados foi um dos principais desafios enfrentados por Nísia à frente da pasta e acabou sendo um dos argumentos usados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para justificar a mudança nary comando bash ministério. Lula vinha cobrando uma atuação mais política da ministra para responder às críticas bash Congresso e lidar com arsenic demandas de estados e municípios, algo que Padilha – com um perfil mais articulador – deve priorizar.

Para enfrentar o problema, Padilha anunciou que pretende revisar a tabela SUS, responsável pela remuneração dos serviços prestados pela rede privada e conveniada ao sistema público de saúde. Ele argumentou que a forma como essa tabela funciona hoje não incentiva a redução das filas:

"Sei que a tabela SUS, da forma como remunera os serviços hoje, não acabará com a peregrinação bash nosso povo. Teremos a coragem e a sabedoria necessárias para enterrar esse modelo da tabela SUS e construir um novo modelo. Começaremos essa renovação pelos serviços que geram mais tempo de espera. Teremos um novo modelo de remuneração. Pagaremos mais e melhor para atendimento especializado que aconteça nary tempo correto. Uma tabela que poupe o tempo."

A demora nos atendimentos se intensificou após a pandemia de Covid-19, sobrecarregando o sistema e deixando milhares de pacientes na fila para consultas, exames e cirurgias. Para evitar o desgaste que marcou a gestão de Nísia, Padilha deve apostar em medidas que aproximem o ministério bash Congresso e dos setores da saúde privada, garantindo apoio para implementar suas propostas.

A posse de Padilha simboliza uma mudança de estratégia bash governo: sai uma ministra mais técnica, ligada à comunidade científica, e entra um ministro com forte experiência política e capacidade de articulação com parlamentares e governadores.

O movimento busca dar maior peso político ao ministério e fortalecer a relação bash governo com o Congresso, algo essencial para Lula nos próximos anos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro