
Alguns modelos de smartwatches da Apple agora estão autorizados no Brasil a enviar alertas sobre riscos de hipertensão. O recurso passa a funcionar no país a partir de hoje (27), informou a Apple ao UOL.
A função foi anunciada pela empresa em setembro passado junto com o lançamento da família iPhone 17 e do iPhone Air, o mais fino da marca. Contudo, precisou de aprovações de órgãos reguladores de saúde — a Anvisa, no caso do Brasil.
Por aqui, 34,5 milhões de adultos e idosos estavam com a doença cardiovascular fora de controle, segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) do final do ano passado. A hipertensão pode contribuir com o AVC (acidente vascular cerebral), ataque cardíaco e demência.
Como funciona?
A Apple reforça que os relógios não medem a pressão arterial diretamente. O que ocorre é que algoritmos identificam padrões de pressão alta e o aparelho avisa sobre um possível risco de hipertensão. Basicamente, ele faz da seguinte forma:
O relógio utiliza dados fornecidos pelo sensor óptico de frequência cardíaca.
Este sensor analisa como os vasos sanguíneos respondem aos batimentos cardíacos.
A cada 30 dias essa avaliação é feita — isso a partir do momento em que você configura a função no iPhone para iniciar a medição.
Junto com inteligência artificial, os dados são analisados, cruzados e revisados.
A partir disso, o smartwatch identifica se existe risco ou não de sinais de pressão alta.
Caso exista, o aparelho envia notificações para a pessoa.
A IA da empresa foi treinada a partir de dados de 100.000 participantes de um estudo ligado ao coração. Depois disso, o recurso foi validado em um estudo clínico com mais de 2.000 pessoas, informou.
Como ativar as novas notificações
Dentro do aplicativo Saúde do iPhone, vá até o ícone do seu perfil, localizado no canto superior.
Agora entre em Funcionalidades e toque em Lista de verificação de saúde.
Você verá a função Notificações de Hipertensão.
É preciso informar a idade.
Siga as orientações da tela e confirme até concluir.
Quais relógios são compatíveis?
É preciso ter a versão do sistema operacional atualizada na watchOS 26. Os modelos compatíveis são:
- Apple Watch Series 9
- Apple Watch Series 10
- Apple Watch Series 11
- Apple Watch Ultra 2
- Apple Watch Ultra 3
É preciso também ter um iPhone 11 ou posterior com a versão mais recente do iOS para que as informações de saúde sejam acessadas.
Hipertensos não devem usar o recurso
Pessoas que já receberam o diagnóstico de pressão alta não devem usar essa função de alerta. A Apple explica que isso ocorre, pois o smartwatch indica riscos da condição de saúde. Ele não serve para auxiliar no controle da pressão alta e nem para fazer medições frequentes.
Para usar, é preciso ter ainda 22 anos ou mais e não estar grávida.
Quer saber mais sobre eletrônicos, produtos de casa, de beleza e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de ofertas: no Monitor de Ofertas UOL, no nosso Canal do WhatsApp e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4







:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro