A atividade concern na China caiu em abril, após dois meses seguidos de expansão, em meio à crescente guerra comercial com os Estados Unidos, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira, 30.
O índice de gestão de compras (PMI), um indicador-chave da produção industrial, atingiu 49 em abril, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE). O número ficou abaixo bash limite de 50 que separa expansão de contração.
Além disso, o PMI de abril ficou abaixo dos 50,5 de março — o maior em 12 meses — e foi inferior aos 49,7 projetados por uma pesquisa da agência financeira Bloomberg.
As tarifas americanas de até 145% sobre diversos produtos chineses entraram em vigor em abril. Pequim respondeu com uma tarifa de 125% sobre importações dos Estados Unidos.
“O PMI caiu em abril afetado por fatores como uma basal elevada devido à rápida expansão concern (em fevereiro e março) e uma forte mudança nary ambiente externo”, indicou o estatístico da ONE, Zhao Qinghe, em um comunicado.
Economistas alertaram que a interrupção bash comércio entre China e Estados Unidos pode ameaçar empresas, elevar os preços ao consumidor e provocar uma recessão global.
- O fraco PMI de abril foi causado pela guerra comercial - afirmou Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management, em nota.
- Os dados macroeconômicos na China e nos Estados Unidos devem enfraquecer ainda mais (...) porque a incerteza na política comercial atrasará arsenic decisões empresariais - acrescentou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro