2 meses atrás 11

Caixa não resolve crise se Correios não buscarem eficiência, diz professora

Para usar uma expressão dos meus alunos, o Brasil está bem na foto. Ele não está mal na foto, na negociação. Você tem toda razão ao lembrar, e precisamos ter isso numérico, que seis mil empresas americanas, seis mil, têm cadeias de produção integradas com o Brasil.

De algum modo, essa negociação e o estado geral de Trump é porque foram dadas garantias de que o Brasil não vai oscilar sem tocarmos naquilo que é o mais sensível: militares.

O Brasil tem todo o seu perfil de proteção no Atlântico Sul, com bons relacionamentos militares. No auge da crise com os Estados Unidos, no auge da crise, quando estava tudo fechado, o encarregado de negócios aqui em Brasília fez questão de emitir uma nota dizendo que o Brasil continuava com o seu espaço na feira de equipamentos militares do Kentucky, no auge da crise.

Em outras palavras, o Brasil pertence mesmo ao Ocidente e ao contexto americano e prova isso. Esse fato está bem pesado no que estamos discutindo com o Trump. É transacional e os dois estão fazendo a ceninha para depois sentar na mesa de negociação de outro jeito.
Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais

O Poder e Mercado é exibido terças e quintas, às 20h, com apresentação de Raquel Landim. O programa de política e economia chega para conectar os grandes temas do Congresso Nacional a seus impactos no mercado financeiro e no dia a dia das pessoas.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro