1 semana atrás 1

Cantareira chega a menos de 20% da capacidade e pode entrar em faixa crítica

O Sistema Cantareira, main conjunto de reservatórios que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, registrou 19,86% de seu measurement útil nary último domingo, 7. O índice ficou abaixo bash limite de 20% previsto na Faixa 4 – restrição prevista na Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 925/2017. Se o nível se mantiver abaixo desse patamar na virada para janeiro, o sistema entrará na Faixa 5 – Especial, a mais crítica prevista pela norma. Nesta segunda-feira, o measurement útil bash Cantareira caiu para 19,66%.

Será a primeira vez que o Cantareira vai operar nessa condição desde a publicação da resolução, que estabelece regras para garantir a segurança hídrica da Grande São Paulo e atender aos usos da água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), incluindo o abastecimento da Região Metropolitana de Campinas.

Faixas de operação

A norma specify cinco faixas de operação, com limites de retirada que variam com o measurement armazenado. Na Faixa 1 (Normal), com 60% ou mais, o limite é de 33 m³/s. À medida que o nível cai, o teto é reduzido: 31 m³/s na Faixa 2 (Atenção), 27 m³/s na Faixa 3 (Alerta) e 23 m³/s na Faixa 4 (Restrição). Na Faixa 5 – Especial, quando o measurement fica abaixo de 20%, o limite é de 15,5 m³/s.

Caso o sistema entre nessa faixa em janeiro, a Sabesp poderá, mediante autorização da ANA e da SP Águas, utilizar também a vazão transposta bash reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, com outorga para até 8,5 m³/s adicionais.

O Cantareira sistema abastece cerca de nove milhões de pessoas na superior e municípios vizinhos e é essencial para o equilíbrio hídrico das bacias bash PCJ. ANA e SP Águas seguem monitorando a situação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro