2 horas atrás 2

Casa Branca ordena que forças militares dos EUA se concentrem em pressionar a Venezuela economicamente, diz agência

Prioridade, segundo a Reuters, é deixar a Venezuela em estado de "quarentena" por meio das sanções, mas que as opções militares ainda existem.


 EUA aguardam reforço para abordar petroleiro

Reuters: EUA aguardam reforço para abordar petroleiro

A Casa Branca ordenou que as forças militares dos EUA se concentrem quase exclusivamente em deixar a Venezuela em estado de “quarentena”, disse um funcionário americano à agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (24).

“Embora opções militares ainda existam, o foco é primeiro usar a pressão econômica, por meio da aplicação das sanções, para alcançar o resultado que a Casa Branca busca”, afirmou o funcionário.

A declaração reduz a chance de uma ofensiva terrestre imediata dos Estados Unidos contra a Venezuela, possibilidade que o presidente Donald Trump tem mencionado reiteradamente.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que a ordem da Casa Branca foi para que as forças dos EUA se concentrassem quase exclusivamente “na quarentena do petróleo venezuelano por pelo menos os próximos dois meses”.

“Os esforços até agora exerceram uma pressão tremenda sobre (o presidente venezuelano Nicolás) Maduro, acredita-se que, até o fim de janeiro, a Venezuela enfrentará uma calamidade econômica, a menos que concorde em fazer concessões significativas aos EUA”, afirmou a autoridade.

Já na terça-feira (23), os Estados Unidos informaram ao Conselho de Segurança da ONU que imporão e farão cumprir sanções contra a Venezuela e seu presidente, Nicolás Maduro, na máxima extensão permitida.

Trump diz que seria "inteligente" de Maduro deixar o poder na Venezuela

Trump diz que seria "inteligente" de Maduro deixar o poder na Venezuela

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro