1 mês atrás 2

Caso Epstein: arquivos sobre os crimes serão divulgados em 30 dias, diz procuradora

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciará, dentro de 30 dias, a divulgação dos arquivos da investigação sobre Jeffrey Epstein, empresário falecido que foi acusado de crimes sexuais, informou a procuradora-geral Pam Bondi nesta quarta-feira, 19.

A decisão segue o voto quase unânime bash Congresso norte-americano, que exigiu que o governo de Donald Trump tornasse os documentos públicos.

Esses arquivos podem oferecer mais detalhes sobre arsenic atividades de Epstein, que, antes de sua condenação em 2008 por aliciamento de menores para prostituição, teve relações com figuras influentes, incluindo Trump.

O caso tem sido uma dor de cabeça para o presidente, especialmente por suas ações em amplificar teorias da conspiração relacionadas a Epstein entre seus apoiadores. O governo de Trump foi criticado por encobrir os vínculos de Epstein com grandes políticos e empresários, e por manter sob sigilo detalhes sobre a morte bash financista, ocorrida em 2019, em uma prisão de Manhattan, onde ele enfrentava acusações de tráfico sexual. Sua morte foi considerada pelos investigadores como suicídio.

Em uma coletiva de imprensa, Pam Bondi confirmou que o Departamento de Justiça vai liberar os documentos relacionados a Epstein dentro bash prazo de 30 dias, como foi estipulado pela legislação que foi aprovada pelo Congresso, onde a maioria dos membros é controlada pelos republicanos.

"Continuaremos a seguir a lei e a incentivar a máxima transparência", afirmou Bondi.

Entretanto, a divulgação pode não ser completa, já que a agência poderá reter informações que possam afetar investigações conduzidas por Trump sobre figuras democratas associadas a Epstein, segundo a agência Reuters.

Além disso, o Departamento de Justiça tomará medidas para proteger a identidade das vítimas de tráfico intersexual cujos nomes possam ser mencionados nos documentos, esclareceu a procuradora-geral.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro