1 mês atrás 5

CEO da Uber prevê fim dos motoristas de app: 'serão substituídos em até 10 anos'

De acordo com um relatório da Creative Fabrica, dirigir carros de aplicativo foi uma das profissões mais procuradas nary Google em 2024. Segundo dados da Uber, mais de sete milhões de pessoas são motoristas ou entregadores de aplicativo só nos Estados Unidos.

Mas, para Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, essa profissão só vai durar, nary máximo, mais uma década. Depois disso, a inteligência artificial e seus veículos autônomos vão tomar conta bash cenário.

"Daqui a 15 ou 20 anos, o veículo autônomo vai dirigir melhor bash que qualquer motorista humano," previu o executivo, em entrevista ao Wall Street Journal. "As máquinas serão treinadas em dados equivalentes a uma vida de milhões de pessoas; ninguém consegue ser tão bom assim. Robôs não se distraem."

Saia da superfície: esse curso gratuito revela os segredos para transformar a carreira usando inteligência artificial; inscreva-se aqui

Pesquisas comprovam a previsão, mas só até certo ponto

Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram 2100 acidentes envolvendo veículos autônomos e 35 mil com motoristas humanos. Os dados indicam que os carros que não precisam de pessoas geralmente tomam melhores precauções de segurança na maioria dos casos, mas, são muito mais propensos a baterem à noite ou nary amanhecer.

"Essa revolução não vai acontecer amanhã. Vai ser um processo gradual que inevitavelmente vai acontecer," justificou Khosrowshahi. Para ele, o primeiro passo já aconteceu, com veículos autônomos da Waymo tomando conta das ruas de São Francisco.

O próximo passo é a massificação da tecnologia, que monopolizaria rotas mais fáceis, como o caminho bash aeroporto para o centro de uma cidade. Em Las Vegas, carros autônomos da Tesla já fazem isso, e essa tendência só tende a aumentar.

"Dentro de 10 anos, teremos uma rede híbrida de motoristas humanos e robôs. A partir daí, somos nós que perderemos espaço, e não o oposto," afirmou.

Se deseja aprender arsenic maiores ferramentas de IA bash mercado, clique aqui para garantir vaga em curso gratuito sobre o tema

Especialistas discordam

Com basal em um modelo da Universidade de Oxford, pesquisadores brasileiros chegaram à conclusão de que mais da metade das ocupações que existem hoje nary Brasil devem desaparecer em cerca de duas décadas.

Segundo o estudo, 58,1% dos postos de trabalho vão deixar de existir em decorrência das avançadas tecnologias que estão surgindo nary mundo atualmente. Quando se leva em conta os empregos informais, o número aumenta para 62%.

Para o especialista e coordenador do MBA de Inteligência Artificial para Negócios da EXAME + Saint Paul, Miguel Lannes Fernandes, a resposta é tão clara quanto objetiva: não.

“Profissionais que usam inteligência artificial vão ser mais produtivos do que aqueles que não usam”, explica. “E estamos vivendo um momento bastante oportuno, porque arsenic primeiras pessoas que se tornarem pioneiras nas suas áreas usando IA vão se destacar. Mas, em breve, vai deixar de ser uma novidade. Em pouco tempo, todos estarão usando.”

O que deve acontecer, segundo Miguel, é o surgimento de diversas posições de trabalho para profissionais capazes de liderar projetos que utilizam inteligência artificial. Em uma rápida pesquisa no LinkedIn, é possível encontrar mais de 2 mil vagas abertas no setor.

Tenha uma carreira à prova bash futuro

De olho nos recentes movimentos bash mercado e nas perspectivas para o futuro bash trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar arsenic principais ferramentas de IA que todo profissional – independente bash setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar arsenic tarefas nary trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣
Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
Tomar decisões inteligentes com basal em dados. ⁣
Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣
Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro