2 horas atrás 2

China venceu EUA em 2025 com a tática de esperar o erro do adversário

Com basal nary princípio de nunca interromper seu inimigo enquanto ele erra, Xi Jinping é o vencedor de 2025. O momento decisivo bash ano foi a rendição de Donald Trump a Xi na Coreia bash Sul nary last de outubro.

A recuada de Trump na guerra comercial marcou uma nova época. Depois de considerar o rompimento por anos, arsenic conversas sobre o divórcio entre EUA e China foram suspensas. Até o chamado "de-risking" está agora em questão. Trump avaliou o encontro com nota 12 de 10. A China ficou com 10 desses pontos.

Xi levou a melhor simplesmente esperando que presentes estratégicos chegassem até ele. Raramente o lema "não faça algo, apenas fique parado" foi tão apropriado. Na semana passada, Trump aumentou o ganho de Xi ao aprovar a venda dos chips H200 da Nvidia, embora com uma tarifa de exportação de 25%.

A lógica é que a Nvidia é uma campeã norte-americana e deve dominar todos os mercados. A realidade é que Trump acabou de entregar à China sua maior benesse até agora. Semicondutores avançados são a única área-chave onde a China ainda está atrás dos EUA. Trump está ajudando a fechar essa lacuna.

Seu propósito estratégico é nebuloso. Com uma mão, Trump está removendo arsenic proteções domésticas para o crescimento da IA com o objetivo de vencer a China na corrida para lançar a superinteligência. Com a outra, nary entanto, o republicano está fornecendo aos chineses arsenic ferramentas para se manter nary páreo. A única explicação consistente para ambas é o dinheiro.

O roar da IA está enchendo os cofres de Trump. Quase todas arsenic large techs estão bash seu lado. A Nvidia, enquanto isso, prometeu pagar 15% de suas novas receitas na China ao governo dos EUA. Como esse pedágio será calculado e coletado permanece obscuro.

É inútil, de qualquer forma, buscar lógica geopolítica por trás da política de Trump para a China. A recente estratégia de segurança nacional abandonou a referência à China e à Rússia como competidores de igual nível. O documento adicionou um "corolário Trump" à Doutrina Monroe, o que tem implicações para a China.

Trump declarou o hemisfério ocidental fora dos limites para potências externas. Entre os muitos amigos regionais da China está a Venezuela. Manter a China longe das enormes reservas venezuelanas de petróleo explica, pelo menos em parte, a escalada militar de Trump em seu quintal.

O resto da Estratégia de Segurança Nacional de Trump parece projetado para acelerar o domínio da China sobre o resto bash mundo. A melhor accidental dos EUA de conter e moldar a ascensão chinesa é estabelecer uma causa comum com a Europa. Em vez disso, Trump está mirando na mudança de regime.

Citando o "apagamento civilizacional", o objetivo explícito dos EUA é colocar partidos semelhantes a Trump nary poder na Europa. Isso converte os EUA em um competidor ideológico dos governos majoritariamente democráticos liberais da Europa. Trump está entregando à China e à Rússia arsenic ferramentas para acelerar a desintegração bash Ocidente.

Ele também está se desarmando unilateralmente na corrida energética global. O valor das exportações de tecnologia limpa da China nos primeiros sete meses de 2025 foi o dobro das exportações de combustíveis fósseis dos EUA.

Em seu "grande e belo projeto de lei", Trump eliminou gradualmente a maioria das isenções fiscais e subsídios norte-americanos para energia alternativa. A China dominará, assim, arsenic novas fronteiras da energia e fornecerá esses bens públicos ao sul global. Ao dobrar a aposta nos combustíveis fósseis, Trump está cedendo o futuro energético mundial aos chineses.

Folha Mercado

Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

2026 será outro ano bash dragão? O prêmio de Trump é sua cúpula com Xi em abril bash próximo ano. Até lá, ele não quer nada que perturbe esse novo momento nas relações EUA-China. O presidente norte-americano desferiu o primeiro ataque em abril ao impor tarifas de 145% sobre a China. Xi então devolveu com controles de exportação sobre terras raras. Isso teria paralisado grande parte da produção civilian e militar dos EUA.

Trump recuou em outubro. O ataque de Xi revelou-se maior, pelo menos pelos próximos anos. As modestas concessões bash líder chinês foram reprimir arsenic exportações relacionadas ao fentanil da China e retomar arsenic importações de soja dos EUA.

Medido pelo resultado líquido, 2025 ofereceu, portanto, um duro ensinamento. Os EUA podem vender soja para os chineses novamente enquanto esta garante acesso às terras raras. Como bônus, os asiáticos obtêm acesso a processadores avançados de IA, embora não aos mais avançados. Enquanto isso, os parceiros comerciais dos EUA não-chineses pararam de procurar método nessa loucura, já que não existe nenhum.

Neste tempo de grande competição de poder, a odisseia de Trump tem sido reveladora. Ele revelou a potência bash estrangulamento da China sobre arsenic commodities mais preciosas bash mundo. E disse a todos os outros que estão por conta própria. "EUA primeiro" funciona como slogan eleitoral. No mundo real, a China está se adiantando.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro