1 semana atrás 6

CNH pode ficar até 80% mais barata com novo app — seria o fim das autoescolas?

Com lançamento oficial programado para hoje (9), às 10h, o Governo Federal comunicará as novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, renovação automática e gratuita para “bons condutores” e acesso gratuito a todo o conteúdo teórico pelo novo aplicativo oficial. Veja o que muda e como isso pode reduzir o custo da habilitação.

 Reprodução/Miguel Roberto Aplicativo da Carteira Digital de Trâsito na App Store — Foto: Reprodução/Miguel Roberto

O que mudou com o aplicativo da CNH?

Para os novos condutores, as mudanças são importantes: chega o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, tanto práticas como teóricas. Será possível estudar todo o conteúdo pelo app do Governo Federal gratuitamente sem a exigência de carga horária mínima.

Em relação às aulas práticas, agora também é possível realizá-las por meio de um instrutor autônomo credenciado pelo Detran em um carro particular. Além disso, há mudanças também na carga horária mínima: o que hoje somam no mínimo 20 horas, agora a exigência mínima será de 2 horas. Já as provas práticas continuam presenciais, assim como o exame médico, o exame psicológico e a coleta biométrica.

Outra mudança também vale ser citada: quem reprovar no primeiro teste no Detran poderá repetir o exame de forma totalmente gratuita. O prazo de um ano para concluir todo o processo da habilitação também deixa de existir.

 Reprodução/Miguel Roberto Funções no aplicativo da carteira digital de trânsito — Foto: Reprodução/Miguel Roberto

As mudanças estão programadas para serem oficializadas no Palácio do Planalto por meio de uma cerimônia. Assim que oficializadas, todas as mudanças passam a valer a após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para depois da cerimônia.

Quais são os benefícios do app para tirar a CNH?

  • Fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas;
  • Todo conteúdo teórico passa a ser gratuito;
  • Não há exigência de carga horária mínima para aulas teóricas;
  • Carga horária prática mínima de 2 horas;
  • Segundo exame gratuito em caso de reprovação;
  • Possibilidade de usar instrutor autônomo e carro próprio

Segundo Governo, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem ter CNH, devido ao alto custo, que pode chegar à R$5 mil e à burocracia. A medida vai reduzir em até 80% os custos para obtenção do documento. Ainda de acordo com o Governo, todo o processo visa aumentar a segurança no trânsito, ao democratizar o acesso à formação. Além disso, o modelo é inspirado em práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão e Argentina.

 Reprodução/Miguel Roberto Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito na App Store — Foto: Reprodução/Miguel Roberto

De acordo com o Governo Federal, o passo a passo será o seguinte:

O candidato inicia um curso gratuito — obrigatório — diretamente pelo aplicativo, que também pode ser acessado no computador, celular ou tablet. Ao finalizar as aulas, recebe um certificado que libera sua participação na prova teórica.

  • É necessário iniciar um curso gratuito — ainda que obrigatório — dentro do aplicativo, acessível também por computador, celular ou tablet;
  • Ao concluir as aulas, obtém um certificado que o autoriza a participar da prova teórica;
  • Antes do exame, é preciso comparecer ao Detran para registrar a biometria e tirar a foto oficial;
  • Depois, passa pelo exame médico e pela avaliação psicológica, que podem ser feitos com qualquer médico ou psicólogo credenciado;
  • Na sequência, realiza a prova teórica;
  • Se for aprovado, escolhe entre ter aulas práticas em uma autoescola ou com um instrutor autônomo habilitado;
  • Por fim, faz o teste prático e, ao ser aprovado, recebe automaticamente a CNH digital.
 Reprodução/Miguel Roberto Funções no aplicativo carteira digital de trânsito — Foto: Reprodução/Miguel Roberto

Renovação automática da CNH para bons condutores: como vai funcionar?

Renan Filho, Ministro dos Transportes, anunciou que a renovação da CNH será automática para bons condutores, ou seja, aqueles que não tenham recebido pontos por infração no ano anterior ao vencimento da CNH.

Assim, o motorista beneficiado poderá ter a CNH renovada automaticamente e sem custo, deixando de exigir a ida ao órgão de trânsito. A atualização será feita de maneira digital, com a CNH aparecendo automaticamente no app oficial.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro