4 horas atrás 3

Comer frango frito; assistir ao 'Pato Donald'; ir ao cemitério: as tradições curiosas de Natal ao redor do mundo

No Japão, é comum que as famílias comam frango frito na ceia, enquanto, na Finlândia, a data é marcada por visitas ao cemitério. Já na Suécia, assistir ao "Pato Donald" na TV, sempre às 15h do dia 24 de dezembro, é parte essencial da celebração.

A seguir, o g1 mostra como outros países comemoram o Natal de maneira curiosa.

Suécia: assistir ao 'Pato Donald'

Pato Donald faz 90 anos — Foto: Reprodução/TV Globo

Todos os anos, em 24 de dezembro, às 15h, as famílias se reúnem para assistir ao desenho, segundo a emissora alemã Deutsche Welle (DW).

"É uma tradição muito ligada ao Natal. Os suecos assistem ao programa em família, conhecem quase de memória os diálogos e as crianças sonham em abrir os presentes depois. Todas as tentativas de pôr fim à transmissão de Kalle Ankas [Pato Donald, em sueco] provocaram uma onda de protestos", disse a sueca Jacqueline Erèze à agência AFP, em 2008.

Espanha: presépio com 'caganer'

Caganers representando políticos europeus — Foto: Albert Gea/Reuters

Tradição anual de Natal na Catalunha, na Espanha, os presépios da região incluem, além das figuras tradicionais como o Menino Jesus, Maria e José, o caganer, um pequeno boneco agachado, com as calças arriadas, defecando.

Em uma sociedade de tradição agrícola, ele é associado à fertilidade e à prosperidade. Originalmente, os bonecos representavam um camponês catalão agachado em seu campo, uma tradição que remonta ao século XVIII.

Finlândia: ida ao cemitério

Aurora boreal registrada na Finlândia, em outubro de 2023 — Foto: Marco Brotto/arquivo pessoal

Na Finlândia, é comum que as pessoas vão ao cemitério no dia 24 de dezembro para acender velas em homenagem a familiares que já morreram, segundo a BBC.

Nessa data, os cemitérios costumam ficar cheios, embora o costume seja visto pelos finlandeses como um momento de recolhimento e paz.

A cena é marcada por túmulos cobertos de neve e iluminados por centenas de velas. De acordo com a BBC, que cita o portal This is Finland, ao menos 75% dos lares finlandeses participam da tradição.

Japão: comer frango frito

Frango frito sem e com o molho de pimenta — Foto: Mariane Rossi/G1

Celebrar o Natal não é uma tradição no Japão, e menos de 1% da população japonesa se identifica como cristã, segundo a DW.

Ainda assim, em 1974, a rede de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC) lançou a campanha de marketing "Kentucky for Christmas". A partir daí, o frango frito da marca (e também de outros restaurantes) passou a se tornar presença frequente na noite de Natal no país.

Segundo a BBC, quase 4 milhões de famílias japonesas hoje seguem essa tradição. De acordo com a emissora britânica, a demanda pelo frango frito é tão alta que o recomendado é fazer a encomenda com semanas de antecedência.

Venezuela: patinação até a igreja

Patins elétricos da Atmos Gear — Foto: John Locher/AP

Na Venezuela, é comum ver moradores colocando patins para ir até a igreja acompanhar a missa da meia-noite que celebra o nascimento de Cristo, de acordo com a DW.

A BBC relata que, no dia 24 de dezembro, as crianças costumam dormir cedo para estarem prontas para o culto ao amanhecer.

"É um ritual querido que transforma um momento solene em algo leve e comunitário, com vizinhos deslizando lado a lado pelas ruas silenciosas", afirma a emissora britânica.

Os cultos também costumam ser alegres e animados, com sinos e fogos de artifício.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro