3 horas atrás 3

Como saber se tem um app espião no meu celular Android ou iPhone?

Os spywares, ou apps espiões, invadem os celulares de maneira silenciosa e podem se camuflar entre os outros aplicativos para passarem despercebidos. No entanto, alguns sinais servem de indício que seu smartphone foi comprometido, como superaquecimento e excesso de uso de dados móveis, bateria descarregando rápido demais e mudanças no comportamento do dispositivo, como travamentos e reinicializações repentinas. Embora seja mais difícil de penetrar no iOS em relação ao Android, ambos estão suscetíveis a essas invasões. Portanto, acompanhe abaixo como detectar, via aplicativos antivírus ou pelas próprias configurações do aparelho, se o seu smartphone está sendo espionado.

 Reprodução/FellowNeko/Shutterstock Aumento no consumo de dados é indício de atividade malware — Foto: Reprodução/FellowNeko/Shutterstock

Como saber se tem um app espião no meu celular Android ou iPhone?

  • O que é um aplicativo espião?
  • Como saber se tenho um aplicativo espião no Android?
  • Como saber se tenho um aplicativo espião no iPhone (iOS)?
  • Como remover um aplicativo espião do meu celular?

O que é um aplicativo espião?

O Spyware, também conhecido como app espião, é um malware (software malicioso) utilizado para roubar e compartilhar dados do usuário. Esses softwares existem para variados propósitos, desde roubar dados do sistema operacional e informações potencialmente valiosas, como dados de carteiras digitais e credenciais de contas a, de fato, espionar o usuário por meio de seu telefone, tendo acesso à câmera, microfone e chamadas telefônicas.

Neste caso, trata-se de um spyware mais avançado, também chamado de Stalkerware, frequentemente associado a casos de violência doméstica para se ter um controle obsessivo sob a vítima. De uma forma ou outra, esses aplicativos maliciosos podem ser usados para os seguintes propósitos:

  • Monitorar e-mails, SMS e outras formas de comunicação enviadas e recebidas;
  • Interceptar chamadas ao vivo para espionar linhas telefônicas padrão ou aplicativos de voz;
  • Sequestrar funções da câmera para tirar fotos e vídeos à distância;
  • Capturar a tela das atividades do smartphone e enviá-las a um controlador (espião);
  • Rastrear vítimas via GPS;
  • Sequestrar aplicativos de mídia social como Facebook e WhatsApp;
  • Para keylogging (registrar atividades do teclado, como memorizar senhas), comprometimento de conta e roubo de dados pessoais.

Como saber se tenho um aplicativo espião no Android?

Os aplicativos de spyware são geralmente baixados por fora da loja de aplicativos oficial do Android, a Google Play Store, ou chegam até o dispositivo por meio de ataques de phishing. Quando um Android está infectado por um spyware, o smartphone pode começar a agir incomumente, ficando mais lento, esquentando ou descarregando fora do normal. Mas, além do comportamento anormal do telefone, existem algumas maneiras de verificar a presença de um spyware pelas próprias configurações do celular. Veja como!

 Divulgação/Google Baixar apps não verificados fora da Google Play Store é um potencial risco para atrair spyware — Foto: Divulgação/Google
  • Acesso aos recursos de acessibilidade do Android

Usuários que não usam apps ou recursos de acessibilidade não devem ver nenhum aplicativo nesta seção de configurações do Android. Se você não reconhecer algum serviço/aplicativo baixado nas opções de Acessibilidade, desinstale-o. Vale dizer que alguns spywares se disfarçam sob nomes genéricos de aplicativos padrão como “Saúde do Dispositivo”, “Serviço do Sistema” e outros termos aparentemente inofensivos.

  • Acesso às notificações do Android

O Android também permite que apps de terceiros acessem e leiam suas notificações recebidas. Conceder o acesso de notificações a um stalkerware permitirá o monitoramento contínuo de suas notificações, incluindo o conteúdo das mensagens. Verifique as configurações de acesso às notificações do Android em “Acesso especial a apps” (ou similar). Alguns deles você pode reconhecer, como o Android Auto, caso contrário, desative o acesso às notificações para qualquer app desconhecido.

  • Aplicativos de administração

É pouco provável ter um aplicativo de administrações em telefones pessoais. Portanto, desconfie caso isso esteja acontecendo com você. Acesse as configurações de administração do dispositivo em “Segurança”, no menu de configurações, e fique atento a aplicativos desconhecidos com nomes como “Serviço do Sistema”, “Saúde do Dispositivo” ou “Administrador do Dispositivo”, entre outras variantes.

Como saber se tenho um aplicativo espião no iPhone (iOS)?

A probabilidade de encontrar um aplicativo espião no iPhone é bem mais baixa que em um dispositivo Android, graças às limitações impostas pela Apple em seu sistema operacional, o iOS. Mas não significa que essa invasão seja impossível, especialmente se o celular tiver passado por um processo de jailbreak.

Isso significa que o seu iPhone não está 100% livre de ser comprometido com um spyware, ainda mais quando ele não está atualizado para a versão mais recente de seu sistema. Suspeite se a bateria e dados móveis do celular estiverem acabando mais rápido que o normal, mesmo sem mudanças no uso padrão. Além disso, faça uma busca geral pelos aplicativos do iPhone e desconfie daqueles que você não se recorda de ter baixado.

Acesse a “Privacidade e Segurança” dos Ajustes do iPhone para ver todas as permissões concedidas aos apps do seu celular. Por lá, você consegue definir quais apps têm acesso a sua localização, mídia e rastreamento de atividades.

 Reprodução/Mariana Tralback Acessando as configurações de “Privacidade e Segurança” do iPhone — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Como remover um aplicativo espião do meu celular?

Se, além da integridade do seu celular, a sua segurança estiver em risco, o recomendado é buscar pela polícia e órgãos de apoio. No entanto, somente para a finalidade de remoção de um spyware de seu celular, existem algumas medidas que podem ser tomadas. A primeira que já mencionamos é buscar por apps e ícones que você não reconhece. Para isso, dê uma olhada diretamente pelas configurações do dispositivo para visualizar todos os apps instalados.

No Android, como é permitido baixar apps fora da loja oficial, é válido dar uma olhada nas configurações para ver se não há um aplicativo “oculto” que foi baixado sem ser por fontes confiáveis. Você pode verificar isso em Configurações > Apps (ou Aplicações) > Acesso especial a apps > Instalar apps desconhecidos (ou similar, dependendo do fabricante).

Reiniciar o smartphone no Modo de Segurança também pode ser uma maneira de impedir a execução de apps de terceiros, permitindo a desinstalação segura de aplicativos. No entanto, essa não é uma solução infalível, considerando haver variantes avançadas de spywares.

Outra alternativa é atualizar o sistema operacional do smartphone, visto que a última versão vem com patches de segurança e atualizações que potencialmente derrubam esses malwares e impedem seu funcionamento. Em último caso, considere restaurar o telefone para a versão de fábrica. Mas certifique-se de fazer o backup antes, para não perder conteúdos importantes.

 Reprodução/Diego Cataldo Reiniciar o smartphone em modo de segurança é uma das possibildiades de tentativa para remover spyware — Foto: Reprodução/Diego Cataldo
  • Qual aplicativo detecta espião no celular?

A própria loja de aplicativos do Google ajuda a detectar apps espiões no Android. O Google Play Protect permite rastrear aplicativos baixados da loja do Google e de fontes externas, em busca de sinais de atividades maliciosas. Portanto, é importante garantir que o Play Protect esteja ativado para que essas proteções estejam funcionando. Isso pode ser feito nas configurações da Play Store, onde você também consegue verificar a presença de apps nocivos.

Além disso, existem antivírus para detectar e fazer a varredura de malwares em dispositivos móveis, como Avast!, Malwarebytes e Bitdefender. Apenas se certifique de escolher um antivírus de um fornecedor confiável, pois alguns podem ter justamente o propósito contrário, que é de infectar o seu dispositivo com malware ao invés de proporcionar proteção para seu celular.

 Reprodução/Tada Images/Shutterstock Use um bom antivírus para encontrar e remover o malware — Foto: Reprodução/Tada Images/Shutterstock
  • É possível alguém monitorar meu celular?

Sim. Seu celular pode ser alvo de um malware, sendo infectado tanto remotamente, como por ações de phishing e downloads de apps fora da loja oficial, como por acesso ao celular, ou seja, alguém que o instalou diretamente em seu aparelho. Uma vez infectado, seu smartphone poderá ser utilizado para fins diversos, como roubar dados e compartilhá-los, e vigiar seu comportamento à distância, tendo acesso inclusive a sua localização via GPS.

  • Como posso identificar um Spyware no meu celular?

Se o seu telefone desaparecer ou ficar fora de sua posse por um tempo e reaparecer com configurações ou alterações diferentes que você não reconhece, pode ser um indicador de que ele foi adulterado. Portanto, evite deixá-lo fora de sua vista e reforce a privacidade do celular com uma senha forte e autentificações de dois fatores para suas contas online.

Ainda, dependendo do tipo de malware móvel em questão, há sinais de alerta que podem indicar que seu smartphone foi comprometido. Alguns indicadores envolvem superaquecimento, rápida descarga de bateria e uso excessivo de dados móveis. Outros indícios são ruídos estranhos e distorções nas chamadas, reinicializações aleatórias e travamentos inexplicáveis, além do GPS e funções de localização que ligam e desligam inesperadamente, e dificuldades para desligar seu celular completamente.

 Shutterstock Bateria descarregando mais rápido que o normal pode ser indício da presença de um spyware — Foto: Shutterstock

Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro