7 meses atrás 18

Conclave: Ana Maria Braga explica hierarquia católica, e padre revela chances de o novo Papa ser brasileiro

"A cerimônia começou com uma missa, logo cedo, na Basílica de São Pedro... linda a Basílica de São Pedro. A eleição bash Papa é feita por cardeais, arsenic autoridades máximas na hierarquia eclisiástica -- acima deles, só o Papa", disse a apresentadora.

Hierarquia da Igreja Católica — Foto: Globo

Para entender melhor sobre o processo, Ana maria apresentou a hierarquia da Igreja Católica: "O Papa é o líder supremo, né? Aí vêm os cardeais nomeados pelo Papa, que podem ser arcebispos de dioceses importantes ou líderes de várias congregações. Vêm os arcebispos que supervisionam uma ou mais dioceses, têm autoridade sobre os bispos em sua região. Têm os bispos que são responsáveis por uma diocese, que é uma área geográfica específica, e os bispos têm autoridade sobre os sacerdotes".

E continua: "Sacerdotes ou padres, que administram arsenic paróquias, celebram missas... Têm ainda os diáconos, que servem na igreja assistindo aos bispos e sacerdotes. E tem os leigos que não pertencem ao clero, mas desempenham papéis importantes da vida da igreja, da sociedade. Essa estrutura tem algumas variações entre arsenic diferentes tradições cristãs, mas em Linhas Gerais, é isso".

Conclave: Ana Maria Braga explica hierarquia católica, e padre revela chances de o novo Papa ser brasileiro — Foto: Globo

A apresentadora convidou ainda o padre Anderson Ribeiro para falar sobre arsenic chances de o novo Papa ser brasileiro. Ele destaca que, dentre os 133 cardeais votantes, sete são brasileiros e estão elegíveis. No entanto, o resultado bash conclave é imprevisível devido à grande diversidade, com cardeais de 71 nações diferentes.

Padre Anderson Ribeiro fala sobre arsenic  chances de o novo Papa ser brasileiro

Padre Anderson Ribeiro fala sobre arsenic chances de o novo Papa ser brasileiro

"É possível que um brasileiro seja eleito? É possível. Porém, este, Ana Maria, é um dos conclaves mais indecifráveis da história, por dois motivos: primeiro, há um número muito grande de cardeais; segundo, esse número de cardeais é muito diversificado. No conclave que elegeu o Papa Francisco, havia cardeais de 48 nações, neste, são 71 nações. Os cardeais, muitos, se conheceram pessoalmente nesses dias. Por isso, é imprevisível dizer quem será o eleito", disse.

O padre também opinou sobre a expectativa em relação a quem deve ser o novo Papa.

"Dificilmente a igreja elegerá um outro latino-americano, já logo em seguida, de ter eleito um. Então, a expectativa nos bastidores, nos burburinhos, é que seja eleito ou um italiano ou um da Ásia. A nós, cabe esperar", finaliza.

Ana Maria Braga — Foto: Globo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro