Quando uma pessoa acaba uma união estável, ela precisa se divorciar também?
A união estável pode ser dissolvida mediante um ato público celebrado pelo casal (por exemplo, uma escritura declaratória), ou requerimento judicial, em um processo de dissolução da união estável. Inclusive, a dissolução pode ser formalizada mesmo que o início não tenha sido documentado. Nesse caso, faz-se uma escritura, contrato, ou pedido judicial de reconhecimento e dissolução da união estável.
É possível reconhecer a união estável depois da morte?
É necessário processo judicial de reconhecimento e dissolução (por morte) da união estável. Nele, qualquer meio admitido em direito poderá ser empregado para a prova dessa relação e do atendimento aos requisitos legais.
Quem vive em união estável tem direito a herança?
Quem vive em união estável pode ter direito a herança, como regra geral. Mas a extinção do casamento, por morte, não se confunde com a sucessão hereditária. Isto é, em caso de morte de um dos companheiros, primeiro se extingue o casamento, apuram-se os bens comuns e particulares e, do que sobrar ao companheiro falecido, passa-se à sua sucessão hereditária. Os bens comuns são partilhados em partes iguais (ao que se chama de "meação") e os bens particulares passam aos herdeiros (apenas esta parte é chamada, propriamente, de "herança").

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro