10 meses atrás 27

DeepSeek está entre apps mais baixados do Brasil; conheça rival do ChatGPT

O DeepSeek está entre os aplicativos mais baixados do Brasil, nesta semana. O novo chatbot, que concorre diretamente com o ChatGPT, figura na segunda posição de apps com maior número de downloads na App Store nesta segunda-feira (27), e já foi baixado por mais de 1 milhão de vezes na Google Play Store. A popularidade pode ser explicada por uma série de benchmarks especializados considerarem o serviço superior ao modelo GPT-4o1 , principalmente em codificação e progressões lógicas, com menor custo de operação e poucos recursos computacionais em relação ao concorrente.

O sucesso espontâneo da plataforma atingiu também os Estados Unidos, onde o serviço atingiu o topo entre os aplicativos mais baixados da loja da Apple. O crescimento do app acendeu o alerta para a OpenAI e outras gigantes, como Google e Meta. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre o DeepSeek, concorrente chinês do ChatGPT.

 Reprodução/DeepSeek DeepSeek está entre apps mais baixados do Brasil; conheça rival do ChatGPT — Foto: Reprodução/DeepSeek

DeepSeek ocupa a segunda posição na App Store brasileira

O app se popularizou rapidamente nos Estados Unidos, ocupando rapidamente o topo da App Store nesta segunda. No entanto, o sucesso não demorou para chegar ao Brasil, onde o serviço já ocupa a segunda posição na loja de aplicativos da Apple. Já na Google Play Store, o programa ainda aparece de forma tímida, mas já acumula mais de 1 milhão de downloads.

 Reprodução/Victor Bastos DeepSeek já ocupa segunda posição de apps mais baixados da App Store — Foto: Reprodução/Victor Bastos

DeepSeek é uma startup chinesa que surgiu, em 2023, após investimento de um fundo de pesquisa com foco em computação avançada para análises financeiras, a High-Flyer. Após anos de desenvolvimento, a empresa liberou apenas no início de 2025 o DeepSeek-R1, modelo próprio de IA, que se popularizou rapidamente. Para usuários, o programa é gratuito, e utiliza um sistema de aprendizado por reforço, abordagem em IA que imita o processo de “tentativa e erro”, descartando respostas ruins e reforçando respostas boas.

No entanto, o diferencial da plataforma, que pode ter culminado no repentino salto de interesse, está em vantagens para desenvolvedores. O serviço cobra apenas US$ 0,14 por milhão de tokens, contra os US$ 2,50 do modelo GPT-4o, quase 18x mais barato. Além disso, supõe-se que a abordagem utilize cerca de 2 mil chips especializados da NVIDIA para treinar seus modelos mais avançados, enquanto as gigantes ocidentais utilizando mais de 16 mil chips.

DeepSeek: como funciona e como usar?

O DeepSeek é um chatbot com interface e comandos semelhantes ao ChatGPT. Na tela inicial, localizados na barra de prompt, existem dois botões para ativar as funcionalidades de busca na web e motor de raciocínio lógico. Após realizar perguntas ao modelo, ele apresenta quanto tempo demorou para processar a informação e como chegou até a informação entregue aos usuários. Um ponto negativo, no momento, está no fato de apenas o resultado ser apresentado em português. Outras partes do conteúdo ainda são informados apenas em inglês, o que deve ser mudado com o tempo. Para testar o DeepSeek, é possível fazer diretamente pelo site oficial do projeto (https://chat.deepseek.com/), ou baixando o aplicativo para iOS, ou Android.

 Reprodução/DeepSeek DeepSeek apresenta interface semelhante ao ChatGPT — Foto: Reprodução/DeepSeek

Veja também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro