2 horas atrás 2

É #FAKE vídeo de comerciante expulsando agentes do ICE de mercearia nos EUA; cena foi criada com inteligência artificial

Ferramentas de detecção indicam uso de IA na produção do conteúdo, que tem inconsistências visuais; veja o passo a passo da checagem.


É #FAKE vídeo de comerciante italiano discutindo com agentes do ICE; cena foi criada com IA — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais o vídeo de um comerciante supostamente expulsando agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) de uma mercearia. É #FAKE.

  • Publicado no sábado (10) no X, o post tem a seguinte legenda: "O ICE está mexendo com a pessoa errada". Ela omite que o material foi produzido com inteligência artificial (IA)leia detalhes abaixo.
  • O vídeo mostra um comerciante discutindo, em inglês com sotaque italiano, com dois membros do ICE em uma loja mercearia. O homem diz: "Ei, chega. Vocês dois não pertencem a este lugar. Saiam da minha loja. Entenderam?".
  • Em seguida, um dos agentes questiona se eles podem fazer algumas perguntas, mas o lojista rebate: "Pergunta? Para quem? Para a vovó que compra mortadela? Acabou. Você vem aqui com essa máscara, assustando meus clientes e causando problemas na minha vizinhança. Vaza daqui. Você não tem coragem, covarde".
  • Na seção de comentários, usuários demonstraram apoio a essa postura, enquanto outros apontaram uso de IA.
  • Após a publicação, o post recebeu esta "nota da comunidade" na plataforma: "Este é um vídeo gerado por IA devido a diversas discrepâncias: 1. Bandeiras distorcidas nos produtos agrícolas. 2. 'PIC(E/F)' no uniforme do agente do ICE. 3. Presença de 'estática' em partes do fundo".
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao HiveModeration, ferramenta de detecção de conteúdos criados com IA. Resultado: há 99,7% de chances de o material ter sido criado com esse recurso.
  • O Fato ou Fake também analisou uma captura de tela do vídeo com o Was It AI, outro detector de IA. O resultado não exibe porcentagem, mas aponta: "Estamos bastante confiantes de que esta imagem, ou parte significativa dela, foi criada por IA".
  • A gravação apresenta indícios como letras em uma língua que não existe e a sigla "PICE" no lugar de "ICE" no uniforme de um agente (veja abaixo).
  • O post enganoso foi publicado pela primeira vez em 4 de dezembro de 2025, no Instagram, mas voltou a circular no início de janeiro, após um agente do ICE atirar e matar uma mulher em Minessota.

Vídeo viral apresenta indícios de inteligência artificial. — Foto: Reprodução

Was It AI e HiveModeration apontam que conteúdo foi produzido com IA. — Foto: Reprodução

É #FAKE vídeo de comerciante italiano discutindo com agentes do ICE; cena foi criada com IA — Foto: Reprodução

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro