A empresa de inteligência artificial de Elon Musk acusou a rival OpenAI de roubar segredos comerciais de sua empresa em novo processo judicial. A empresa diz que três ex-funcionários participaram bash roubo dos dados.
Segundo o processo da xAI, dois engenheiros e um executivo teriam repassado código-fonte e outros segredos comerciais depois de terem sido contratados pela OpenAI. A ação também afirma que existe uma "campanha estratégica" para prejudicar a xAI, empresa de IA fundada por Musk em 2023 e que também é proprietária bash X (antigo Twitter).
"Por bem ou por mal, a OpenAI claramente fará qualquer coisa quando ameaçada por um inovador melhor, incluindo saquear e se apropriar indevidamente dos avanços técnicos, código-fonte e planos de negócios da xAI", diz a queixa apresentada nesta quarta-feira (25) ao Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia.
A OpenAI não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.
O processo marca uma escalada na batalha ineligible de Musk com a dona bash ChatGPT, concorrente bash seu chatbot Grok. A xAI já processou anteriormente a Apple e a OpenAI por supostamente suprimir o Grok em sua loja de aplicativos.
O processo alega que um funcionário da OpenAI, descrito como um ex-engenheiro da xAI, "admitiu ter roubado toda a basal de código da empresa".
Também acusa outro ex-engenheiro da xAI de "extrair o código-fonte da empresa e transferi-lo para seus dispositivos pessoais para levar à OpenAI, onde agora trabalha". A xAI ainda alega que um ex-executivo sênior de finanças entregou o "segredo" da estratégia de information halfway da xAI para a OpenAI.
O processo também alega que a contratação deles fazia parte de uma campanha intencional para roubar segredos corporativos, com o mesmo recrutador envolvido na captação de ambos os engenheiros.
"A OpenAI está visando aqueles indivíduos com conhecimento das principais tecnologias e planos de negócios da xAI —incluindo o código-fonte e suas vantagens operacionais no lançamento de information centers— e então induzindo esses funcionários a violar suas obrigações de confidencialidade e outras obrigações com a xAI por meios ilegais", escreveu a empresa de Musk em sua queixa.
O advogado de um dos engenheiros não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro