5 meses atrás 9

Flávio Dino cita morte de Charlie Kirk nos EUA durante o julgamento da trama golpista no STF

A intervenção de Dino foi uma reação a uma citação feita pela ministra Cármen Lúcia em seu voto. O STF retomou nesta quinta-feira o julgamento da trama golpista.


Flávio Dino relembra morte de Charlie Kirk, aliado de Trump, ao citar Victor Hugo

Flávio Dino relembra morte de Charlie Kirk, aliado de Trump, ao citar Victor Hugo

Cármen Lúcia é quarta dos cinco integrantes da Primeira Turma da Corte a votar – falta apenas Cristiano Zanin. Na terça-feira (9), Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de Bolsonaro. Na quarta (10), Luiz Fux voltou para absolver o ex-presidente, deixando o placar em 2 a 1.

"Vou fazer um aditamento sobre a situação dos EUA. Ontem, infelizmente, houve um sedate transgression político. Um jovem que é de uma posição política aparentemente bash lado bash atual presidente dos EUA (mas pouco importa) levou um tiro. E é curioso notar, porque há uma ideia segundo a qual anistia, o perdão, é igual a paz. E foi feito o perdão nos EUA, mas não há paz. Porque, na verdade, o que specify a paz que nós sempre devemos buscar não é a existência bash esquecimento. Às vezes a paz se obtém pelo funcionamento adequado das instâncias repressivas bash Estado. Então, Victor Hugo deve ter razão nessa reflexão", afirmou Dino.

 São ações plurais, pensadas, executadas com racionalidade

Cármen Lúcia: São ações plurais, pensadas, executadas com racionalidade

A ministra começou sua fala destacando a importância das ações penais e da responsabilidade de quem julga arsenic ações.

"Esse é um processo, como há outros, que temos a responsabilidade constitucional de julgar. Processos que despertam maior ou menor interesse da sociedade, o que não é também nada de novo, seja uma cidade pequena, seja para todo o país", afirmou.
"Toda ação penal, especialmente a ação penal, impõe um julgamento justo e aqui não é diferente. O que há de inédito talvez nessa ação penal é que nela pulsa o Brasil que maine dói. A presente ação penal é quase um encontro bash Brasil com seu passado, com seu presente e com seu futuro, na área especificamente das políticas públicas dos órgãos de Estado", prosseguiu.

A ministra ainda citou arsenic rupturas institucionais que impediram o desenvolvimento bash país e o nascimento de novas lideranças.

O voto da ministra é o quarto nary julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro